7 Praias para visitar no Porto Santo

A praia do Porto Santo estende-se, sem interrupção, ao longo de nove quilómetros de areia dourada e de águas cristalinas, dividindo-se por diversas designações como: Praia do Zimbralinho, Fontainha, Penedo, Cabeço da Ponta, Pedras Pretas, entre outros. Todas as praias existentes na ilha oferecem excelentes condições, no entanto algumas localizam-se em zonas concessionadas e mais acessíveis que outras.

A Ilha do Porto Santo apresenta assim o cenário ideal para uma férias de praia, devido ao ter um clima estável com muito sol durante todo o ano e um mar de águas límpidas e tranquilas, que convida a prolongados banhos e à prática de diversos desportos aquáticos.

Está a planear viajar para Porto Santo? Aproveite para saber qual a melhor altura para ir, onde ficar e onde comer na ilha dourada.


Praia do Zimbralinho

A Praia do Zimbralinho, é um pequena praia de calhau rodeada por abruptas falésias e dois rochedos emergidos no fundo do mar, marcando a visita a este local as suas águas cristalinas e as litologias de sequências vulcânicas submarinas, de natureza balsática, que se formaram na fase de pré-emersão da ilha.

É através de um caminho íngreme de terra batida que chegará até a acolhedora enseada da Praia do Zimbralinho. No entanto, o caminho encontra-se bastante definido e preparado para receber quem ali chega, ao longo do percurso encontrará fósseis de caracóis de espécies típicas da ilha. Apesar desta praia se encontrar rodeada por falésias, o que faz com que da parte da tarde fique à sombra, a água mantêm-se azul turquesa e extremamente cristalina.

VISITE DE CAIAQUE A PITORESCA PRAIA DO ZIMBRALINHO

Com início na Praia da Calheta, mergulhe num passeio de caiaque pela costa do Porto Santo e visite a intocada Praia do Zimbralinho e as suas enseadas.
ESTACIONAMENTOSim, tem parque de estacionamento gratuito.
ACESSODifícil acesso, através de um caminho íngreme de terra batida.
SALVA VIDASNão
HÁ ESPREGUIÇADEIRA PARA ALUGARNão
HÁ WC E DUCHENão
NA ZONANão
COORDENADAS33.03196136975818, -16.38710515813799

Praia da Calheta

Situada no extremo Oeste da ilha, a Praia da Calheta, é bem diferente das restantes praias do longo areal de nove quilómetros da Ilha do Porto Santo.

Caracterizada pelas suas formações rochosas, esta praia apresenta uma paisagem sem igual, onde o contraste entre o azul do mar e o castanho-amarelado da rocha, juntamente com a sublime visão para o Ilhéu da Cal, nos transporta para outra realidade.

Esta é uma praia mais privada do que as outras, devido a marcar o fim do extenso areal dourado. A entrada para a água faz-se por entre as rochas e o mar é quase transparente, sendo possível encontrar diferentes tipos de peixes por ali a nadar.

A paisagem mística da Praia da Calheta no Porto Santo, é ainda marcada pelo lhéu da Cal, também conhecido como Ilhéu de Baixo, um património importante desta ilha. Em dias de melhor visibilidade devido às condições atmosféricas, é ainda possível avistar o perfil da ilha da Madeira.

ESTACIONAMENTOSim, tem parque de estacionamento gratuito.
ACESSOAcessível para cadeira de rodas.
SALVA VIDASSim, em época balnear.
HÁ ESPREGUIÇADEIRA PARA ALUGARNão
HÁ WC E DUCHESim
NA ZONAÁrea de restauração.
COORDENADAS33.024902089453434, -16.37998927348364

Praia do Cabeço da Ponta

A Praia Cabeço da Ponta, fica situada numa zona de instalações hoteleiras, sendo sobretudo frequentada pelos turistas, atraídos pelo extenso areal de propriedades terapêuticas reconhecidas pelos especialistas que descobriram que a areia do Porto Santo, formada há 35 mil anos, tem propriedades únicas no mundo.

Há cada vez mais pessoas a procurar estes tratamentos com areias quentes da ilha. Ao serem areias carbonatas, que possuem magnésio e estrôncio, são consideradas um anti-inflamatório natural. São constituídas por restos fossilizados de animais marinhos e algas, sobretudo de algas vermelhas microperfuradas que captam, armazenam e mantêm o calor e a energia, que perdura por muito mais tempo, fazendo com que estas areias, em dias de céu limpo e vento fraco, atinjam temperaturas de 65ºC.

Ao tapar-se com a areia, com temperaturas elevadas, irá transpirar, o seu suor, que é uma solução ácida, em contacto com a areia misturada com sais dissolvidos, que são alcalinos, vai fazer com que os seus poros se abram e eliminem o sódio, o potássio, entre outros elementos químicos, mas também vão ficar abertos e disponíveis para receber os elementos químicos que estão disponíveis no meio envolvente. Prevenindo assim doenças musculoesqueléticas, ao beneficiar a sua estrutura ósseas e as cartilagens articulares.

Tudo indica que a temperatura da água e o seu elevado teor de iodo, também é ideal para o tratamento de problemas osteomusculares.

Banhada por águas cristalinas e de temperaturas bastante amenas, destaca-se pela sua beleza natura. A mesma reune todas as condições para passar um dia de bons banhos com a família ou amigos, onde a diversão é garantida e poderá descontrair ao som da maré.

ESTACIONAMENTONão possui parque de estacionamento público, apenas os parques privados dos hotéis.
ACESSOO acesso é feito a pé, através do areal ou das instalações hoteleiras.
SALVA VIDASSim, em época balnear.
HÁ ESPREGUIÇADEIRA PARA ALUGARSim
HÁ WC E DUCHESim
NA ZONAOs serviços de restauração e bar/café são assegurados pelas unidades hoteleiras. Existe também um parque infantil.
COORDENADAS33.04105127013366, -16.35516186794812

Praia das Pedras Pretas

A Praia das Pedras Petras, é essencialmente frequentada pelos residentes da ilha. O seu nome deve-se ao nome da localidade onde se encontra. Trata-se de uma praia com um ambiente familiar e de fácil acesso, localizada nas imediações do centro da cidade, permite fazer-se uma caminhada pelo extenso areal e visitar o mesmo.

Esta praia atrai os utentes pela pureza e temperatura das suas águas. A mesma reune todas as condições para passar um bom dia de praia com a família e amigos.

ESTACIONAMENTOSim, tem parque de estacionamento gratuito.
ACESSOAcessível para cadeira de rodas.
SALVA VIDASSim, em época balnear.
HÁ ESPREGUIÇADEIRA PARA ALUGARHá algumas palhotas no local.
HÁ WC E DUCHESim
NA ZONAÁrea de restauração.
COORDENADAS33.05117959957416, -16.34402928511942

Praia da Fontinha

A Praia da Fontinha, localiza-se numa das zonas mais movimentadas da ilha, por ficar na cidade da Vila Baleira, tendo início no Cais Antigo da cidade. Assim sendo, é possível aproveitar o dia na praia e fazer uma pausa para almoçar ou lanchar nos cafés e restaurantes da cidade.

Num dos acessos que dão até à praia pode passar pela antiga Fábrica de Águas do Porto Santo e seguir em direção à belíssima avenida de palmeiras que o leva até lá.

As excelentes condições deste local, como a areia fina, o mar límpido, calmo e tépido e a beleza natural da zona contribuem também para que passe um excelente dia de praia. Podendo aproveitar ainda para se enterrar na areia, que por ser de natureza carbonatada e biogénica, possuí qualidades terapêuticas do foro ortopédico e reumático.

ESTACIONAMENTOSim, tem parque de estacionamento gratuito.
ACESSOAcessível para cadeira de rodas.
SALVA VIDASSim, em época balnear.
HÁ ESPREGUIÇADEIRA PARA ALUGARSim
HÁ WC E DUCHESim
NA ZONAÁrea de restauração.
COORDENADAS33.05783466170513, -16.334880645791632

Praia do Penedo

A Praia do Penedo, localiza-se no extremo sudeste da ilha, ficando afastada da agitação da cidade, sendo por isso uma praia mais tranquila, procurada por quem deseja ter um dia sossegado de praia com a família, amigos ou sozinho. O local mais próximo desta praia é o Porto de Abrigo, no qual poderá encontrar serviços de restauração e todos os restantes que garantam a sua comodidade e segurança.

ESTACIONAMENTOSim, tem parque de estacionamento gratuito no Porto de Abrigo.
ACESSOAcessível para cadeira de rodas.
SALVA VIDASSim, em época balnear.
HÁ ESPREGUIÇADEIRA PARA ALUGARSim
HÁ WC E DUCHESim
NA ZONAÁrea de restauração.
COORDENADAS33.06091687504249, -16.33008935320889

Porto das Salemas

O esplêndido Porto das Salemas, normalmente só é acessível a pé, sendo uma caminhada um pouco íngreme mas não impossível! Há quem desça e suba de jipe 4×4 ou de moto 4, mas sem ter o veículo indicado, deve mesmo ter em conta que provavelmente terá de deslocar-se a pé, por isso tenha cautela e leve o calçado adequado. No entanto, sem dúvida que a beleza deste paraíso natural compensa a caminhada e o esforço!

Outra coisa que deve ter em conta, quando for visitar este paraíso é a maré, pois só quando se encontra maré baixa no local, é que se torna possível observar as inúmeras piscinas naturais compostas por rochas que lá existem e consequentemente usufruir delas. Assim, é aconselhado que se informe antes de visitar o Porto das Salemas, sobre o estado da maré.

Para chegar ao Porto das Salemas, basta dirigir-se até à Fonte da Areia e seguir as placas de instruções até ao destino pretendido. À chegada, os banhistas dispõem de alguns chapéus de palha, mesas para piquenique e lareiras. Mas podem recorrer também a uma das muitas rochas para estender a toalha e, então, partir à descoberta deste paraíso.

Está a planear visitar o Porto das Salemas? Aproveite para ver o nosso guia gratuito sobre o Porto das Salemas, com várias informações e dicas relativas ao local!


Veja também os seguintes artigos:

Related Stories

spot_img

Veja aqui mais artigos

Onde beber a melhor poncha da Madeira

A Ilha da Madeira, é um paraíso tropical situado no meio do Oceano Atlântico,...

Onde ficar no Porto Santo – 6 hotéis imperdíveis

Porto Santo, é um refúgio de tranquilidade e beleza natural. Com praias de areia...

Onde comer por menos de 15€ em Lisboa –...

Conhecer a gastronomia de uma cidade é uma maneira autêntica de conhecer a sua...

15 Coisas para fazer e sítios para visitar na...

A Ilha da Madeira, é um destino único, que encanta visitantes de toda a...

Onde comer em Aveiro – 7 restaurantes imperdíveis

A cidade de Aveiro, é conhecida como a “Veneza de Portugal” e é tão...

12 lugares secretos que pode encontrar em Lisboa

Se procura lugares únicos e incomuns em Lisboa, que não são mencionados na maioria...

Categorias populares

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui