Onde comer no Porto Santo – 7 restaurantes imperdíveis

Não tem como pensar no Porto Santo, sem pensar na gastronomia maravilhosa da ilha e nos pratos deliciosos que por lá podemos encontrar! Apesar desta ser uma ilha pequena, o que não faltam são lugares imperdíveis para provar a comida local.

Aqui, trazemos-lhe 7 restaurantes que terá de visitar para provar os sabores locais. Porque depois de um dia de praia na areia dourada e a dar uns mergulhos na água cristalina, o mais provável é ficar cheio de apetite!

Está a planear viajar para Porto Santo? Aproveite para ver o nosso guia gratuito sobre quando ir ao Porto Santo e quais os restaurantes imperdíveis onde comer.


APOLLO 14 – Bar & Bistrô

O APOLLO 14 – Bar & Bistrô, fica localizado exatamente no centro da cidade de Vila Baleira, ao lado da Igreja Matriz da Ilha de Porto Santo. Situado no coração da cidade, este é um dos espaços de restauração mais antigos da ilha, tendo aberto à pouco tempo, com uma nova imagem e conceito.

A carta do restaurante é bastante variada, pretendendo alcançar todos os clientes que os visitam, ao apresentar sabores de todo o mundo, como um pequeno-almoço inglês, um almoço italiano, um brunch espanhol ou um jantar argentino. Não esquecendo claro, as origens da ilha, ao oferecer uma excelente seleção de pratos e bebidas da ilha.

Poderá optar pelo menu para partilhar, que inclui o picado regional (uma espécie de pica-pau), lapas e amêijoas. Para os mais esfomeados, recomenda-se a “hora da gula” que inclui hambúrgueres e pregos. A proprietária do espaço, afirma ainda que a carne é a especialidade da casa.

No APOLLO 14, encontrará um ambiente descontraído, que pode desfrutar de manhã à noite, seja para o pequeno-almoço, almoço, lanche ou jantar. Aos sábados, há ainda noites de entretenimento, com DJ’s ou música ao vivo.

Horário: Segunda-feira a domingo das 08:30h às 02:00h
Morada: Rua Doutor Nuno Silvestre Teixeira Largo do Pelourinho

Tábua Rasa

O Restaurante Tábua Rasa, fica localizado na principal avenida da cidade de Vila Baleira, num dos centros de comerciais da ilha dourada. Este é um espaço recente na ilha, com imenso potencial, pela boa decoração que tem e pela simpatia do seu staff.

No Tábua Rasa, os pratos servidos são deliciosos, destacando-se o Bolo do Caco com manteiga de alho, o Picadinho (pode escolher entre carne de vaca e carne de frango), acompanhado com batata-frita e as Lapas Grelhadas. As doses são muito bem servidas e é excelente a relação qualidade/preço que o espaço pratica.

Horário: Segunda-feira a sábado das 09:00h às 24:00h e domingo das 10:00h às 24:00h
Morada: Rua Dr. José Diamantino Lima Loja U, Vila Baleira

Mercado Velho

Localizado no coração da cidade Vila Baleira, o Restaurante Mercado Velho, tal como o nome diz é um espaço onde antigamente se encontrava o real mercado da ilha. Este é, por isso, um dos espaços comerciais mais antigos, com muita história, tanto a nível cultural como gastronómico.

A construção do Mercado Velho data a década de 50, do século XX, onde era composto por dois espaços: o mercado de frutas e legumes e outro de venda de peixe. Depois de mais de uma década encerrado, em Dezembro de 2014 foram efetuadas obras de remodelação no edifício. Os atuais proprietários mantiveram a sua originalidade, conservando as mesas em pedra, onde se vendia antigamente o peixe.

Pode contar com várias especialidades originárias da ilha, como o peixe grelhado na lenha, a sandes de carne vinho e alho, as lapas grelhadas, o bolo do caco com manteiga de alho, entre outros. E como sobremesa, nada melhor do que terminar com um pudim de maracujá delicioso! No final da refeição, a equipa presenteou-nos ainda com um pequeno copo com poncha.

A equipa é extremamente dedicada e prima pela simpatia, prestando um serviço rápido de excelência.

Horário: Segunda-feira a domingo das 10:00h às 24:00h
Morada: Rua João Gonçalves Zarco

Pé na Água

Tal como o nome indica, o Restaurante Pé na Água, fica situado à beira da praia da ilha dourada, permitindo usufruir do sol da ilha, enquanto tem uma fantástica vista para o mar azul turquesa.

Este restaurante é ótimo para quem pretende passar o dia todo a relaxar na praia, sendo a solução perfeita para saciar a fome durante o dia e deliciar-se com a gastronomia portosantense.

Com mesas mesmo sobre a areia, será impossível não sentir a serenidade da ilha, podendo apreciar o pôr-do-sol, enquanto usufrui simultaneamente de um fabuloso jantar. Para além da localização privilegiada junto ao mar, o Pé na água, dispõe ainda de um parque de estacionamento gratuito com 120 lugares.

Este é um restaurante que dá preferência à utilização de produtos locais e regionais na sua cozinha, com refeições centradas no peixe fresco da ilha. O mesmo, apoia ainda os artistas madeirenses e portosantenses, oferecendo durante a época do verão muita animação, seja através de música ao vivo ou de sunsets para quem gosta de dar uns passinho de dança.

Horário: Segunda-feira a domingo das 11:00h às 23:00h
Morada: Estrada Nacional 111, Ilha do Porto Santo

Panorama Restaurant & Lounge Bar

Este é um restaurante exceptional, que se diferencia principalmente por apresentar a melhor vista para a ilha dourada. Ao entrar no Panorama Restaurant & Lounge Bar, deparamo-nos com janelas enormes que percorrem o restaurante de um lado ao outro e oferecem uma vista panorâmica que permite contemplar a costa do Porto Santo.

Este espaço é um dos mais conceituados e procurados da ilha, graças à sua cozinha irreverente e vista de cortar a respiração.

Para além da vista incrível que oferece quer de noite ou dia, encontrará também uma carta com um leque variado de pratos, tábuas, gins e vinhos premium que poderá degustar como uma entrada, num almoço a dois, de lazer, em negócios ou para aquela celebração especial. O Chef Ricardo Ferreira, é o responsável pelas maravilhas gastronómicas que saem da cozinha diretamente para a sua mesa.

O Restaurante Panorama, oferece ainda aos seus clientes um serviço de transporte gratuito de e para o restaurante. Dispondo de uma equipa de pessoas muito atenciosas e acolhedoras.

Horário: Segunda-feira a domingo das 19:00h às 24:00h
Morada: Estrada Carlos Pestana Vasconcelos

Casa D’Avó

O Restaurante Casa D’Avó, localiza-se no Campo de Baixo e é um dos restaurantes mais recomendados na ilha do Porto Santo. Este é um espaço que nos faz sentir literalmente como se estivéssemos em casa da avó, devido ao atendimento de excelência que proporciona e à deliciosa comida que é servida.

A “Espetada Regional” e o “Polvo à Moda da Avó” são duas das especialidades da casa. Podendo ainda contar com várias especialidades originárias da ilha, como as lapas grelhadas, os mexilhões, o bife de atum, o bolo do caco, entre outros.

Para finalizar, pode contar com uma oferta diversificada de sobremesas, mas nada melhor do que terminar a refeição com mais uma das especialidades da ilha: o pudim de maracujá!

Um conselho que damos é reservar com antecedência, para não correr o risco de não encontrar lugar.

Horário: Segunda-feira a sábado das 18:00h às 24:00h. Encerrado ao Domingo
Morada: Campo de Baixo – Casa Amarela de dois andares, localizada junto à capela

Restaurante Torres

O Restaurante Torres, localiza-se na zona da Camacha e é um dos restaurantes mais indicados na ilha dourada. Pelo espaço excelente que possuí, faz-nos imaginar que estamos num oásis, oferecendo um ambiente descontraído e relaxado, devido principalmente à bela decoração que possuí.

Este é um restaurante familiar, que serve comida de grande qualidade e com sabores e ingredientes muito diversificados. O “Polvo à Clarinha” e o “Frango com picante da casa” são as duas maiores especialidades da casa.

No entanto, é possível encontrar outras opções como o atum braseado, os peixinhos da horta, as gambas, o cabrito, entre outros.

Horário: Segunda-feira a sábado das 12:00h às 24:00h. Encerrado ao Domingo
Morada: Estrada Domingos D’Ornelas nº68

RECOMENDAÇÃO EXTRA
Por último, deixamos ainda a nossa recomendação para provar as famosas Lambelas (gelados) tradicionais da ilha do Porto Santo.

Lambecas

Ao visitar a Ilha do Porto Santo, é obrigatório experimentar aos autênticas e inigualáveis lambecas, gelados artesanais que simbolizam o verão na ilha: tranquilo, único e que deixa um gosto a felicidade a quem a visita.

Localizadas no Largo do Pelourinho, mesmo no coração da Vila Baleira, este é um estabelecimento que já faz parte da alma da ilha do Porto Santo e, que naturalmente atrai imensos turistas todas as semanas durante o verão, causando até fila.

Foi, nos anos 60, que João Reis (proprietário), abriu o quiosque de gelados, que são tipicamente servidos em cones de bolacha, de diferentes tamanhos, e contam com cerca de 25 sabores diferentes preparados de forma caseira pelo próprio dono.

Costuma-se dizer entre os populares que : “Ir a Porto Santo e não comer uma lambeca, é o mesmo do que ir a Roma e não ver o Papa”.

Note-se, no entanto, que estes gelados não estão ao nível do requintado e complexo sabor que as internacionais italianas apresentam (e ainda bem que assim é!). Porém, a cremosidade e doçura é agradável e indicada para refrescar a noite de qualquer porto-santense ou turista.

Horário: Segunda-feira a domingo das 10:00h à 01:30h
Morada: Largo do Pelourinho, no centro da cidade de Vila Baleira

Veja também os seguintes artigos:

Related Stories

spot_img

Veja aqui mais artigos

Onde beber a melhor poncha da Madeira

A Ilha da Madeira, é um paraíso tropical situado no meio do Oceano Atlântico,...

Onde ficar no Porto Santo – 6 hotéis imperdíveis

Porto Santo, é um refúgio de tranquilidade e beleza natural. Com praias de areia...

Onde comer por menos de 15€ em Lisboa –...

Conhecer a gastronomia de uma cidade é uma maneira autêntica de conhecer a sua...

15 Coisas para fazer e sítios para visitar na...

A Ilha da Madeira, é um destino único, que encanta visitantes de toda a...

Onde comer em Aveiro – 7 restaurantes imperdíveis

A cidade de Aveiro, é conhecida como a “Veneza de Portugal” e é tão...

12 lugares secretos que pode encontrar em Lisboa

Se procura lugares únicos e incomuns em Lisboa, que não são mencionados na maioria...

Categorias populares

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui