7 Miradouros para visitar no Porto Santo

A Ilha do Porto Santo, apesar de estar afincadamente associada à praia, devido a ser considerada uma das melhores da Europa, tem muito mais para oferecer. Em Porto Santo, são sete os miradouros que pode visitar e que proporcionam vistas magníficas sobre a toda a ilha.

Está a planear viajar para Porto Santo? Aproveite para saber qual a melhor altura para ir, onde ficar e onde comer na ilha dourada.


Miradouro da Terra Chã – Vereda do Pico Branco

O Miradouro da Terra Chã, é o pretexto ideal para percorrer a Vereda do Pico Branco e Terra Chã. Este percurso pedestre leva-o a conhecer o segundo pico mais alto da ilha, o Pico Branco. E permite-lhe conhecer uma das zonas mais verdes de toda a ilha: o miradouro da Terra Chã. que tem uma sublime vista panorâmica sobre a cidade Vila Baleira e o Ilhéu de Cima.

A caminhada para alcançar o Miradouro, tem cerca de 2,5 quilómetros de extensão até chegar ao topo. No total, o percurso ida e volta são apenas 5 quilómetros, sendo o programa ideal para ver o nascer do sol na ilha dourada. No entanto, aconselhamos a fazê-lo durante o dia, por motivos de segurança.

É bastante simples encontrar as placas vermelhas e amarelas que direcionam o caminho para chegar à base deste percurso. Poderá deslocar-se até ao início mesmo de bicicleta ou de carro, tendo ao seu dispor um parque de estacionamento em cascalho, gratuito.

Ao chegar ao local de partida, irá encontrar uma placa com indicações e detalhes sobre o trajeto, de forma a poder preparar-se para prosseguir com a caminhada.

A parte inicial, com a “Rocha Quebrada” em pano de fundo, é sobretudo caracterizada por uma paisagem muito seca e até inóspita, mas que acaba por servir de catalisador para o que se esconde um pouco mais à frente.

O percurso é bastante rochoso, atravessando-se terrenos pedregosos, que se encontram cobertos de carvalho. No entanto, não achámos ser difícil nem nos sentimos inseguros, pois o caminho encontrava-se bem delineado e tinha ao ser redor uma vedação que o protege de possíveis tropeções.

A particularidade da caminhada pela Vereda Pico Branco e Terra Chã é que é muito verde. Porto Santo é uma ilha bastante estéril, exceto por algumas árvores no vizinho Pico Castelo. O contraste entre o rico azul do oceano e o verde nítido das árvores é uma mudança refrescante dos tons secos, alaranjados e terrosos pelos quais o Porto Santo é conhecido.

A parte inicial da vereda, contorna toda a encosta da colina e embora a subida seja um pouco íngreme, é bastante rápido até chegar à bifurcação que existe entre os dois pontos de miragem. Á esquerda terá o acesso até ao topo do Pico Branco (200 metros) e à direita ao caminho até ao Miradouro da Terra Chã (400 metros).

Ao chegar ao cume do Miradouro da Terra Chã, poderá contemplar a vista magnífica para o oceano e ao longe o Ilhéu de Cima. Há também uma casinha que serve de local de apoio para a realização de estudos científicos, que tem o objetivo de apoiar a propagação de plantas endémicas e a sua re-introdução no meio. Poderá ainda usufruir da mesa de piquenique que lá existe e comer algo enquanto desfruta da paisagem.

Por debaixo da Terra Chã existe também a Furna dos Homiziados, antigo esconderijo onde, segundo a tradição, várias pessoas se esconderam fugidas da lei e das investidas de pirataria dos argelinos.

Após visitar o Miradouro da Terra Chã, deverá voltar atrás no caminho e prosseguir novamente até ao cruzamento onde encontrou as placas indicativas, de forma a seguir desta vez até ao Pico Branco.

O Pico Branco, ao situar-se na parte Norte da ilha, tem algumas das baías mais incríveis do Porto Santo. A área envolvente do miradouro não é tão bonita com a da Terra Chã, mas as vistas compensam a caminhada de 400 metros!

Para regressar, deve seguir o mesmo caminho por onde veio. As vistas dos dois miradouros são estupendas, valendo a pena visitar tanto a Terra Chã, como o Pico Branco.

Coordenadas33.09425432247072, -16.29777480945388

Miradouro da Portela

O Miradouro da Portela, fica situado a Este da Ilha do Porto Santo e é considerado uma paragem obrigatória, devido ao maravilhoso panorama que apresenta sobre a ilha dourada, transformando-a num verdadeira postal.

Este cenário fica a cerca de um quilómetro e meio do centro da cidade de Vila Baleira e conta com uma vista panorâmica sobre toda a costa da ilha. Prometo que ficará deslumbrado pelas águas azuis cristalinas que embatem contra a areia dourada!

Inclusive, o caminho até ao miradouro merece a sua atenção, ao presentear-nos com uma avenida de palmeiras e moinhos de vento que nos levam até ao destino final.

Os moinhos de vento, atualmente são apenas peças figurativas da paisagem do Porto Santo, pertencendo aos valores culturais e arquitectónicos da ilha, contando a história e relembrando as memórias passadas num contexto rural. Com bases arredondadas, construídas em pedra de tom claro e com velas brancas giratórias, são parte da identidade do Porto Santo e do seu caráter cultural.

O primeiro moinho de vento foi construído em 1794, surgindo com o objetivo de moagem de cereais, necessários para fabrico do pão. Após isso foram construídos vários, sendo que alguns ainda se mantêm em actividade.

O Miradouro da Portela é um local óptimo para visitar tanto ao nascer do sol como ao pôr-do-sol, devido ao seu posicionamento. Daqui poderá avistar o Pico de Baixo, o Ilhéu de Cima, o Porto de Abrigo e a Marina do Porto Santo.

Durante o percurso até ao Miradouro da Portela, aconselhamos ainda que faça uma paragem na Capela da Nossa Senhora da Graça, uma das construções religiosas mais antigas da ilha, famosa pelas festas que religiosas que celebra no mês de Agosto.

Reza a História que este espaço serviu várias vezes de refúgio aos habitantes que escapavam à perseguição dos piratas. No interior da capela, poderá encontrar uma imagem de Nossa Senhora da Graça.

Coordenadas33.06625981376694, -16.317343800464435

Miradouro do Furado Norte

O Miradouro do Furado Norte, fica situado na zona dos Morenos no Porto Santo, no extremo sudoeste da ilha e oferece uma vista ímpar sobre a Costa Norte, onde é possível avistar o Ilhéu de Ferro e a Ilha da Madeira, quando as condições atmosféricas assim permitem.

Ficando perto de certos locais que têm interesse geológico como os Morenos, é uma excelente mirante para apreciar o pôr do sol.

A Zona de Lazer de Morenos, é um invulgar local de piqueniques, que se carateriza pelas rochas vulcânicas que o envolvem. Estas rochas evidenciam várias fases de ascensão magnática, que ocorreram devido à atividade vulcânica da ilha.

Coordenadas33.04238060531587, -16.395658393180632

Miradouro do Pico do Castelo

O Miradouro do Pico do Castelo, é um dos pontos em que melhor se avista a paisagem e o encanto da Ilha do Porto Santo. Ao ser um dos pontos mais altos da ilha dourada, com 430 metros de altura, contribuiu antigamente como fortaleza aos ataques do piratas à ilha, durante conturbados séculos.

Nada melhor do que percorrer a vereda do Pico do Castelo, para chegar ao miradouro. Tem duas opções à sua escolha: pode seguir pelo lado Norte e chegará diretamente ao miradouro, tendo o caminho uma extensão de 3,2km ou pode seguir pelo lado Sul, onde passará pelo Pico do Facho.

Esta última opção é o trajeto mais longo da Ilha do Porto Santo, com cerca de 4,6km e é a que oferece as paisagens mais magníficas, possibilitando que se conecte com a fauna e a flora da ilha.

O caminho da Vereda do Pico Castelo é bastante íngreme, no entanto, apesar da inclinação, encontra-se bastante definido e limpo. Neste trilho, é possível observarmos os vestígios da antiga área agrícola, do árduo trabalho de construção dos muros emparelhados e contemplar a fantástica obra humana para a re-florestação da ilha.

Ao chegar ao topo do miradouro do Pico Castelo, encontrará um busto em homenagem a António Schiappa de Azevedo, um grande impulsionador da re-florestação do Porto Santo, tendo sido um dos responsáveis pela arborização do monte.

Por ele, foram introduzidas espécies exóticas que, pelo seu caráter rústico, têm maior resistência as factores adversos, como o Pinheiro-de-Alepo, o Pinheiro-Bravo e o Cedro. Também por ele foram integradas espécies indígenas que podemos encontrar na ilha são também o Dragoeiro, a Oliveira, a Azinheira, entre outros.

No Miradouro do Pico do Castelo poderá ainda encontrar um canhão, com referência aos tempos em que a população da ilha era atacada por piratas.

Devido à sua altitude este miradouro oferece uma das vistas mais amplas e magníficas sobre toda a ilha, sendo possível avistar a baía, o centro da cidade e vários ilhéus que circundam a ilha, como o Ilhéu de Cal e o Ilhéu de Cima.

Coordenadas33.078778496168624, -16.333440538624743

Miradouro das Flores

O Miradouro das Flores, ao ficar localizado na Costa Sul da ilha do Porto Santo, não só apresenta um panorama surpreendente sobre a costa da ilha dourada, como também é um espaço privilegiado que permite observar o Ilhéu de Baixo, como também os Ilhéus do Ferro e de Cima.

Para além disso, caso as condições atmosféricas assim o permitam, é possível ainda avistar as Ilhas Desertas e a Ilha da Madeira.

Todos anos em que visitamos o Porto Santo, o Miradouro das Flores é sem dúvida um lugar obrigatório de ir. Ao chegarmos lá, podemos apreciar a imensidão de oceano que nos rodeia. O pôr-do-sol é a altura em que torna este lugar ainda mais mágico, mas seja qual for o momento que por ali passe, terá sempre uma sensação de liberdade.

Pode ainda, voar com o Ilhéu de Baixo, aos seus pés. No Miradouro das Flores, pode regressar à sua infância e baloiçar sem pressas com esta maravilhosa paisagem como pano de fundo. Com pouco tempo de existência, o Baloiço do Miradouro das Flores já recebeu imensas visitas, que se justificam pela sua idílica localização, combinando as incríveis paisagens naturais com os momentos mágicos da infância que o baloiço proporciona.

No centro do miradouro, podemos encontrar ainda um busto do pintor Francisco Maya (1915-1993), que viveu na Madeira e faleceu no Porto Santo. As suas obras de arte estão espalhadas por todo o mundo.

Coordenadas33.02963652771518, -16.381224099497718

Miradouro das Lombas ou do Moinho

O Miradouro das Lombas ou Miradouro do Moinho, é situado bem próximo do centro e apesar de não ter tanta altitude como os outros, proporciona a quem o visita uma incrível vista panorâmica sobre a cidade de Vila Baleira.

No local, existe um antigo moinho de vento, considerada um marco histórico da Ilha do Porto Santo. Este trata-se de um moinho giratório de madeira, já em desuso, que se converteu, com o tempo, num elemento de referência do património e da cultura da região.

Os moinhos fazem parte do património arquitectónico da ilha, tendo antigamente veiculado o homem ao mundo rural. Estes foram essenciais para a população local, não só por constituírem um instrumento de subsistência como para a paisagem da ilha, tanto vislumbrado de terra como do mar.

Atualmente, o moinho é utilizado como um café, possibilitando-o de provar algumas iguarias regionais , enquanto usufrui da paisagem e do sol da ilha.

Coordenadas33.05523914391054, -16.34210950493723

Miradouro da Fonte da Areia

O nome Miradouro da Fonte da Areia, deve-se à elevada quantidade de areia que se encontra neste local, considerando-se o enquadramento paisagístico árido, mas com uma beleza fora do vulgar.

Antigamente, devido às águas cristalinas do local, era considerada uma fonte sagrada pelos habitantes da ilha.

Constituído por rochas arenosas, moldadas pela erosão do vento, este local proporciona um espetáculo visual único e comprova a antiguidade geológica do Porto Santo, contando com fragmentos de conchas de moluscos e algas calcárias, de uma herança da vida marinha que aqui terá existido.

Coordenadas33.08713622300385, -16.355447490788162

Veja também os seguintes artigos:

Related Stories

spot_img

Veja aqui mais artigos

Onde beber a melhor poncha da Madeira

A Ilha da Madeira, é um paraíso tropical situado no meio do Oceano Atlântico,...

Onde ficar no Porto Santo – 6 hotéis imperdíveis

Porto Santo, é um refúgio de tranquilidade e beleza natural. Com praias de areia...

Onde comer por menos de 15€ em Lisboa –...

Conhecer a gastronomia de uma cidade é uma maneira autêntica de conhecer a sua...

15 Coisas para fazer e sítios para visitar na...

A Ilha da Madeira, é um destino único, que encanta visitantes de toda a...

Onde comer em Aveiro – 7 restaurantes imperdíveis

A cidade de Aveiro, é conhecida como a “Veneza de Portugal” e é tão...

12 lugares secretos que pode encontrar em Lisboa

Se procura lugares únicos e incomuns em Lisboa, que não são mencionados na maioria...

Categorias populares

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui