Porto das Salemas – Descubra o tesouro da Ilha do Porto Santo

A Ilha do Porto Santo, situada a nordeste da ilha da Madeira, é conhecida como “ilha dourada”, devido à sua cor dominante ser o dourado – desde a areia da praia, ao solo arenoso que domina a paisagem e as formações geológicas invulgares e abundantes.

Neste artigo, poderá conhecer um dos tesouros mais bem escondidos da ilha do Porto Santo: uma pequena e maravilhosa enseada, situada na costa norte da ilha, denominada por Porto das Salemas.

Está a planear viajar para Porto Santo? Aproveite para ver o nosso guia gratuito sobre os melhores hotéis onde ficar na ilha dourada e os restaurantes imperdíveis onde comer.

Como chegar ao Porto das Salemas?

Para chegar ao Porto das Salemas, basta dirigir-se até à Fonte da Areia e seguir as placas de instruções até ao destino pretendido. À chegada, irá encontrar um estacionamento no topo de falésia, onde pode deixar o seu carro.

O Porto das Salemas, normalmente só é acessível a pé, sendo uma caminhada um pouco íngreme mas não impossível! Há quem desça e suba de jipe 4×4 ou de moto 4, mas sem ter o veículo indicado, deve mesmo ter em conta que provavelmente terá de deslocar-se a pé, por isso tenha cautela e leve o calçado adequado.

A descida é um pouco assustadora, pois em muitas das partes chegamos a perder a aderência nos pés, mas não tem comparação com o esforço necessário para voltar a subir. Não recomendamos, por isso, levar crianças muito pequenas ou bebés, poderá até conseguir fazer a caminhada com elas mas não é uma praia convencional, que permita aproveitar o dia com as mesmas.

No entanto, ao chegar lá a baixo, sem dúvida que a beleza deste paraíso natural compensa a caminhada e todo o esforço feito! Lá encontrará as belíssimas piscinas naturais do Porto das Salemas e terá ao seu dispor ainda alguns chapéus de palha, mesas para piquenique e lareiras. Pode ainda recorrer a uma das muitas rochas para estender a sua toalha e, então, partir à descoberta deste paraíso.

ALUGUE UMA MOTO 4
A Auto Acessórios Colombo, tem ao seu dispor vários veículos que lhe permitem visitar a Ilha do Porto Santo sobre rodas. Esta é uma boa opção para quem quiser visitar o Porto das Salemas, de forma mais fácil, ao poder alugar uma moto 4, seja por umas horas ou por um dia completo.

Quando ir ao Porto das Salemas?

As piscinas naturais do Porto Das Salemas são um dos locais mais bonitos para visitar na costa norte da ilha do Porto Santo. Nós já fomos visitá-las duas vezes, em alturas diferentes do ano – no mês de Maio e em Agosto.

Quando for visitar o Porto das Salemas, deve escolher a altura certa do dia para lá ir. É importante que considere a hora do dia, para que o sol atinja as piscinas. O preferível será visitar o local da parte da tarde, pois nesta altura o sol irá bater no topo das falésias, tornando o ambiente mais quente e confortável e a água ainda mais cristalina.

Informe-se também antecipadamente sobre o estado da maré, pois só quando se encontra maré baixa no local, é que se torna possível observar as inúmeras piscinas naturais compostas por rochas que lá existem e consequentemente usufruir delas.

Chegue, por exemplo, uma hora antes da maré baixar totalmente, de forma a ter pelo menos cerca de duas horas em que pode aproveitar o local e dar uns mergulhos nas piscinas naturais.

Caso aconteça visitar o Porto das Salemas numa altura em que se encontre maré cheia, o mais provável será não conseguir aproveitar o local, pois as piscinas estarão cobertas de água e torna-se demasiado perigoso caminhar sobre as rochas, pois não há como ter perceção do caminho e onde se deve colocar os pés.

Consulte aqui, a tabela das marés da Ilha do Porto Santo e tenha a certeza que aproveita ao máximo este local. Esta informação é atualizada diariamente, sendo possível saber a previsão das marés para pelo menos os 14 dias seguintes à data atual.

A nossa experiência no Porto das Salemas

A Catarina é natural do Porto Santo e devido a isso visita quase anualmente a ilha, para ver a família e aproveitar para colocar as energias em dia. Quando visitamos o Porto Santo, sentimo-nos como se estivéssemos em casa, pelo ambiente de tranquilidade e paz que a ilha oferece. É impossível cansarmo-nos do que aqui encontramos.

O Porto das Salemas é só mais um dos tesouros incríveis que esta ilha nos oferece. Sentimo-nos pequeninos ao pé da beleza grandiosa da natureza com que Porto Santo nos presenteia.

As várias piscinas naturais, quando refletem a luz do sol, tornam a água tão cristalina, que se torna impossível descrever a sua beleza. Pode simplesmente ficar a flutuar numa delas e acredite que vai sentir como se a natureza e o seu corpo fossem um só.

De frente terá todo aquele oceano pela frente, que se une às águas azul-turquesa e às belas falésias utilizadas como pano de fundo. O sol torna tudo ainda mais maravilhoso, pois terá uma sensação de calor que tornará tudo confortável.

Este é sem dúvida um dos locais mais bonitos da Ilha do Porto Santo e uma oportunidade excelente para se conectar com a ilha, pois não se deparará com muitas pessoas. Aproveite as profundezas e algumas piscinas e poderá deparar-se com alguns peixinhos pequenos que lá se encontram.

Veja também os seguintes artigos:

Related Stories

spot_img

Veja aqui mais artigos

Onde beber a melhor poncha da Madeira

A Ilha da Madeira, é um paraíso tropical situado no meio do Oceano Atlântico,...

Onde ficar no Porto Santo – 6 hotéis imperdíveis

Porto Santo, é um refúgio de tranquilidade e beleza natural. Com praias de areia...

Onde comer por menos de 15€ em Lisboa –...

Conhecer a gastronomia de uma cidade é uma maneira autêntica de conhecer a sua...

15 Coisas para fazer e sítios para visitar na...

A Ilha da Madeira, é um destino único, que encanta visitantes de toda a...

Onde comer em Aveiro – 7 restaurantes imperdíveis

A cidade de Aveiro, é conhecida como a “Veneza de Portugal” e é tão...

12 lugares secretos que pode encontrar em Lisboa

Se procura lugares únicos e incomuns em Lisboa, que não são mencionados na maioria...

Categorias populares

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui