Quando ir ao Porto Santo? – Tempo e clima da ilha dourada

O clima do Porto Santo é ótimo durante todo o ano, apresentando temperaturas amenas, que permitem visitar a ilha em qualquer altura. As temperaturas médias variam entre os 22ºC na altura do Verão e os 18ºC no Inverno.

Está a planear viajar para Porto Santo? Aproveite para ver o nosso guia gratuito sobre os melhores hóteis onde ficar na ilha dourada e os restaurantes imperdíveis onde comer.


Os meses de Verão (Junho a Setembro), são os mais quentes e movimentados da ilha, com um maior fluxo de turistas e também o melhor clima para ir a banhos.

Clima Porto Santo (tabela mensal)

Como o bom tempo, é no final de Junho que Porto Santo se anima com as Festas de São João, em honra do padroeiro da ilha. Nesta altura, é possível conhecer um pouco da identidade dos porto-santenses, através dos eventos folclóricos, culturais e desportivos que são apresentados e do cortejo que é realizado pelas ruas, onde os populares se vestem com trajes típicos da ilha.

FESTAS DE SÃO JOÃO NO PORTO SANTO

As festas de São João são o maior evento turístico da Ilha do Porto Santo, atraindo a visita de milhares de turistas que usufruem de cinco dias de festa.

É o desfile das Marchas Populares que encanta quem nessa altura do ano visita a ilha, contando com vários grupos de figurantes, que vestidos a rigor desfilam pelas principais ruas da cidade, envolvidos ao som de músicas populares e pelo cheiro dos manjericos e das fogueiras. Nesta semana de festa, existe muita animação, com barraquinhas de comes e bebes, torneios desportivos e artistas convidados.

GRUPO DE FOLCLORE DO PORTO SANTO

O Grupo de Folclore do Porto Santo, foi criado em 1963, com o objetivo de manter as canções e tradições do antigamente. Os trajes utilizados pelo grupo remontam ao séc. XIX, onde predominam as cores sóbrias, representando o lavrador com o fato de trabalho e o domingueiro e o fato da média burguesia.

Durante a atuação do grupo destaca-se a canção “Moinhos de Vento”, que revela a importância dos moinhos de vento para a agricultura, na altura de moer o trigo que dá o pão, onde alguns dos elementos rodam pequenas velas nas costas simulando as velas dos moinhos do Porto Santo.

As festas perduram no mês de Agosto e desta vez, centram-se na Nossa Senhora da Graça e na Nossa Senhora da Piedade. Apesar da sua essência religiosa, ambas as festas resultam em animados arraiais de rua que se prolongam pela noite fora.

Ao chegar à capela, vai encontrar muitas barraquinhas de comes e bebes, onde se pode deliciar com as sandes de carne vinho e alho e beber uma brisa. Terá também barraquinhas de artesanato e de doces regionais, onde pode encontrar os famosos colares de rebuçados – uma tradição antiga que se mantêm até aos dias de hoje.

As festas de Agosto terminam com a Festa das Vindimas, onde durante os três últimos dias de Agosto os visitantes podem acompanhar e assistir a diversas exposições das variedades de uva que crescem na ilha do Porto Santo e participar nas provas de vinhos e nas demonstrações de produção dos vinhos regionais, com música tradicional a acompanhar o evento.

Já os meses de Inverno (Outubro a Maio), são os mais frios e mais tranquilos, sendo uma ótima época para visitar a ilha, fugir das multidões e aproveitar a beleza natural da ilha. No mês de Setembro, celebra-se a chegada de Cristóvão Colombo à ilha, onde para além de música e animação de rua, se pode assistir ao desembarque do navegador e dos tripulantes, seguindo por um cortejo histórico onde a população também participa.

CHEGADA DE CRISTÓVÃO COLOMBO A PORTO SANTO

O evento da chegada de Cristóvão Colombo a Porto Santo, decorre sob o olhar atento de centenas de pessoas, que visitam a ilha com o objetivo de acompanhar a sua chegada à ilha dourada. Os encenadores da chegada do explorador, aparecem no cais antigo, onde as pessoas aguardam ansiosamente.

Vila Baleira, transforma-se numa cidade medieval para homenagear Cristóvão Colombo, onde desfilam pelas ruas, miúdos e graúdos, vestidos a rigor e cumprindo a tradição, enriquecendo ainda mais o cenário desta festividade. A festa prossegue pela noite fora, com muita animação contando com dramatizações, encenações, acrobacias e malabarismo

Na cidade da Vila Baleira, pode ainda visitar o Casa ColomboMuseu do Porto Santo , onde se recorda a passagem do navegador à ilha.

Em Novembro, no dia 1, é comemorado o dia oficial da descoberta de Porto Santo, relembrando a chegada de Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira à ilha em 1418. E, em Dezembro, realizam-se as celebrações de Natal e da Passagem de Ano, que continuam até ao Dia de Reis, quando as festividades nocturnas incluem visitas em casa para ver a Lapinha (presépio).

A Páscoa é também um momento de grandes festividades, onde se exclama “Balamento!”. Este é um jogo antigo entre adultos e crianças, onde num horário fixo, acordam que o primeiro a exclamar “Balamento”, ganha pontos. Pela Páscoa, o jogador que tenha reunido o maior número de pontos é o vencedor, tendo direito a receber o “Balamento” acordado inicialmente, podendo ser bombons, chocolates, ovos ou as tradicionais amêndoas alusivas à festividade.

No centro da cidade pode encontrar vários elementos decorativos, referentes a esta época, espalhados pela cidade. Outro elemento que atraia imensos visitantes é a alegoria da Páscoa: um espaço dedicado a esta época do ano, que conta com vários elementos identificativos das tradições do povo porto-santense, como os palmitos e também com a presença de animais que caracterizam a época, como coelhos e patinhos.

Tendo em conta o que foi mencionado acima, no nosso ponto de vista, qualquer altura é boa para visitar a ilha do Porto Santo, no entanto, há quem considere que Abril, Maio, Setembro e Outubro são os melhores meses, isto porque, o clima continua a ser agradável e as aglomerações de turistas são muito menores. No entanto, em qualquer altura irá divertir-se imenso!

O que fazer em Porto Santo quando chove?

Na verdade, é pouca a chuva que cai na Ilha do Porto Santo, sendo Dezembro o mês mais chuvoso. A estação seca dura cerca de 6 a 8 meses, sendo Julho o mês com o menos número de dias com precipitação. No entanto, para aqueles dias em que chove na ilha, a diversão não acaba e continua a existir muita coisa para fazer. Deixamos aqui algumas dicas:

Conheça a Igreja Matriz de Porto Santo

A Igreja Matriz (também conhecida por Igreja da Nossa Senhora da Piedade) é um dos principais monumentos porto-santenses. A mesma fica situada no Largo do Pelourinho, exatamente no centro da cidade do Porto Santo.

Ao longo da sua existência foram inúmeras as vezes que foi incendiada e destruída quase por completo por piratas e corsários, que aportavam na ilha, passando por isso por diversas fases construtivas, sendo em 1667, totalmente reconstruída.

O exterior da Matriz da capital do Porto Santo é modesto, composto por dois corpos rectangulares de diferentes dimensões. O maior corresponde à igreja e o menos à capela-mor. Destaca-se ainda a torre sineira, onde se avista um catavento de ferro e quatro relógios em todo o seu redor. No interior da Igreja, o espaço apresenta elementos da arquitectura gótica quatrocentista, com tetos de madeira.

Visite a Casa Museu Cristóvão Colombo

Na Ilha do Porto Santo, pode encontrar a Casa Museu Cristóvão Colombo, que assinala e homenagia a presença descobridor da América na ilha. Na mesma, é possível vivenciar um pouco do ambiente onde o explorador viveu, apresentando a mesma uma exposição permanente sobre a expansão portuguesa e a posição estratégica da Ilha do Porto Santo e do arquipélago da Madeira na mesma. Pode ainda encontrar informações sobre o percurso do explorador pelo mundo.

A Casa Museu Cristóvão Colombo localiza-se atrás da Igreja Matriz de Porto Santo, apresentando-se num conjunto de dois edifícios, hoje uniformizados devido às intervenções feitas nos séculos XVIIII e XVI.

Aproveite a paisagem da Quinta das Palmeiras

A Quinta das Palmeiras, fica situada na zona oeste do aeroporto, considerada uma zona seca e árida, no entanto, para espanto de todos os que a visitam, esta oferecer uma exuberante zona verde, com um mini jardim botânico e um pequeno zoo.

Por trás desta ideia fica a visão de Carlos Alfonso, que trabalhou arduamente 15 anos para desenhar e plantar aquele magnífico jardim, tendo sido necessário trazer por iniciativa do próprio vários camiões-cisterna de água para a rega e criação dos lagos que podemos lá encontrar.

A Quinta das Palmeiras é claramente identificada como um oásis, que ocupa cerca de 5000m², onde se distribuem diversas espécies de plantas luxuriantes, sendo possível encontrar espécies ornitológicas e uma variedade de animais, como pombos arrulhos, papagaios deslumbrantes, araras e todo o tipo de outros pássaros. A maioria deles encontram-se em liberdade e não tendem a escapar.

Esta é uma excelente experiência para desfrutar com toda a família, amigos ou até mesmo sozinho.

Visite o Centro Hípico do Porto Santo

Localizado no começo do Pico Ana Ferreira, o Centro Hípico do Porto Santo oferece-lhe experiências incríveis, como a oportunidade de conhecer os encantos da ilha através de um passeio a cavalo. São vários os percursos e níveis de dificuldades existentes, permitindo que qualquer pessoa, independentemente da idade que tiver, possa usufruir desta experiência inesquecível.

Para quem, quiser ter apenas a oportunidade de saber mais sobre os cavalos, pode ainda usufruir das aulas de equitação para principiantes. Este espaço dispões ainda de um bar e de um restaurante de apoio, o Restaurante Equestre, onde se pode, tranquilamente, usufruir da atmosfera ímpar deste local.

Aproveite as propriedades terapêuticas da ilha

Tire um dia para ir ao spa e aproveitar as propriedades terapêuticas da ilha, tornando este dia de spa único e exclusivo, pois só poderá realizar e usufruir deste tipo de tratamentos na Ilha do Porto Santo. O nosso conselho é que usufrua dos tratamentos terapêuticos proporcionados pelo Hotel Vila Baleira, com a água, as algas e a areia da Ilha:

BANHOS COM ÁGUA DO MAR (TALASSOTERAPIA)
Com o objetivo de reduzir o stress e prevenir doenças relacionadas com o reumatismo, artrite, problemas ósseos e musculares, este é um tratamento baseado em banhos com água do mar aquecida a 37º, que permitem a absorção, através da pele, de elementos marinhos existentes em grande quantidade na água do mar.

ALGOTERAPIA
Este é um tratamento que promove a remineralização intensa e restabelece a boa forma. Este tratamento utiliza uma pasta de três algas (Fucus, Laminaria e Lithothamne) enriquecida com sais marinhos.

BANHOS DE AREIA CARBONATA BIOGÉNICA
A areia do Porto Santo, é há muitos anos utilizada no tratamento de doenças do foro músculo-esquelético (doenças reumáticas e ortopédicas), tais como: artrite reumatoide, artrose, gota, osteoporose e ­fibromialgia. O tratamento consiste em cobrir a pessoa com areia aquecida. No banho de areia a temperatura da areia situa-se entre 40-43ºC no início do tratamento e, passados 25-30 minutos a temperatura da areia deverá rondar 37-38ºC.

Conheça a gastronomia do Porto Santo

Não tem como pensar no Porto Santo, sem pensar na gastronomia maravilhosa da ilha e nos pratos deliciosos que por lá podemos encontrar!

APOLLO 14 – BAR & BISTRÔ
Localizado exatamente no centro da cidade de Vila Baleira, ao lado da Igreja Matriz da Ilha de Porto Santo, oferece uma carta bastante variada, onde poderá optar pelo menu para partilhar, que inclui o picado regional, lapas e amêijoas, ou pela a “hora da gula” que inclui hambúrgueres e pregos e é ideal para os mais esfomeados.

MERCADO VELHO
Localizado no coração da cidade Vila Baleira, o Restaurante Mercado Velho, tal como o nome diz é um espaço onde antigamente se encontrava o real mercado da ilha. Os atuais proprietários mantiveram a sua originalidade, conservando as mesas em pedra, onde se vendia antigamente o peixe.

Aqui pode contar com várias especialidades originárias da ilha, como a sandes de carne vinho e alho, as lapas grelhadas, o bolo do caco com manteiga de alho, entre outros.

PÉ NA ÁGUA
Tal como o nome indica, o Restaurante Pé na Água, fica situado à beira da praia da ilha dourada, permitindo usufruir da serenidade da ilha, com a vista para o mar. Este é um restaurante que dá preferência à utilização de produtos locais e regionais na sua cozinha, com refeições centradas no peixe fresco da ilha.

Quer saber mais sobre a gastronomia do Porto Santo? Aproveite para ver o nosso guia gratuito de onde comer no Porto Santo, com várias informações e dicas sobre os restaurantes da ilha dourada!

Veja também os seguintes artigos:

Related Stories

spot_img

Veja aqui mais artigos

Onde beber a melhor poncha da Madeira

A Ilha da Madeira, é um paraíso tropical situado no meio do Oceano Atlântico,...

Onde ficar no Porto Santo – 6 hotéis imperdíveis

Porto Santo, é um refúgio de tranquilidade e beleza natural. Com praias de areia...

Onde comer por menos de 15€ em Lisboa –...

Conhecer a gastronomia de uma cidade é uma maneira autêntica de conhecer a sua...

15 Coisas para fazer e sítios para visitar na...

A Ilha da Madeira, é um destino único, que encanta visitantes de toda a...

Onde comer em Aveiro – 7 restaurantes imperdíveis

A cidade de Aveiro, é conhecida como a “Veneza de Portugal” e é tão...

12 lugares secretos que pode encontrar em Lisboa

Se procura lugares únicos e incomuns em Lisboa, que não são mencionados na maioria...

Categorias populares

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui