6 Praias para visitar em Lagos – Algarve

O Algarve é uma das regiões turísticas de Portugal, que apresenta as melhores e mais bonitas praias. A costa algarvia na zona de Lagos é um autêntico prodígio no que diz respeito à natureza e às suas praias, sendo algumas delas consideradas das mais bonitas do mundo.

Esta cidade, deixa-nos encantados com a sua tranquilidade e brisa que cheira a mar, apresentando uma costa repleta de rochedos dourados e grutas que nos deslumbram. Neste artigo, poderá encontrar seis praias para visitar na cidade e ficar a saber um pouco melhor sobre as suas condições e história.


Praia da Batata

A Praia da Batata, fica situada a poucos metros do centro da cidade de Lagos, estando assim rodeada por ótimas infraestruturas e diversas estruturas de lazer.

Esta é uma praia pequena, com cerca de 200 metros de comprimento, conhecida pela suas fascinantes formações rochosas, as suas águas cristalinas e a areia fina e dourada, que atraem muitos turistas durante a época do verão.

Ao situar-se nas proximidades de vários bares e restaurantes, esta é uma opção popular para quem deseja passar o dia na praia com todas as comodidades, possuindo ainda zona de concessão com guarda-sóis de palha.

Para os mais aventureiros, a praia da Batata é um famoso ponto de partida para passeios de barco, que lhe permitem explorar a costa de Lagos e suas famosas grutas marinhas. É possível alugar um caiaque para esse efeito, permitindo-lhe ainda apreciar a vista deslumbrante da costa do Algarve.

No lado direito da praia, encontramos um caminho por entre as rochas que dão acesso à Praia dos Estudantes.

ESTACIONAMENTOEstacionamento ordenado, de pequena dimensão, junto à praia
ACESSOAcesso pedonal e viário alcatroado a partir da Av. dos Descobrimento em Lagos
SALVA VIDASSim
HÁ ESPREGUIÇADEIRA PARA ALUGARSim
HÁ WC E DUCHESim
NA ZONAZona de bares e restaurantes
INFORMAÇÃO A SABERDada a possibilidade de ocorrência de derrocadas e de desprendimento de pedras, recomenda-se que mantenha uma distância de segurança relativamente às arribas.
COORDENADAS37.09757320673784, -8.668278625433539

Praia dos Estudantes

A Praia do Estudante, situa-se entre as conhecidas Praia da Batata e a Praia do Pinhão, sendo considerada uma das mais bonitas e singulares praias da Região do Algarve.

O acesso faz-se por entre as arribas, por túneis escavados à mão: um localizado a sul que se encontra bastante desgastado pela erosão do mar, onde se podem observar mexilhões, lapas, cracas, búzios, anémonas, camarões e algas coloridas. E, outro a norte através da Praia da Batata.

É a ponte construída em pedra e formato de arco, que torna esta praia única e com um visual mágico, como se se trata-se de um portal entre a praia e o mar.

ESTACIONAMENTOEstacionamento ordenado, de pequena dimensão, junto à praia
ACESSOAcesso pedonal e viário alcatroado a partir da Av. dos Descobrimento em Lagos
SALVA VIDASNão
HÁ ESPREGUIÇADEIRA PARA ALUGARNão
HÁ WC E DUCHESim, no topo da arriba
NA ZONAZona de restauração no topo da arriba
INFORMAÇÃO A SABERDada a possibilidade de ocorrência de derrocadas e de desprendimento de pedras, recomenda-se que mantenha uma distância de segurança relativamente às arribas, bem como precaução ao permanecer junto dos túneis escavados nas paredes rochosas.
COORDENADAS37.096751774292485, -8.667570504935354

Praia do Pinhão

Para chegar à Praia do Pinhão terá que atravessar um trilho pedonal com início na Praia Dona Ana, tendo a caminhada somente 300 metros de distância. Pelo caminho é possível observar a vegetação típica do litoral que cresce pelas cavidades rochosas: pampilho-marítimo, açafate-de-prata, salgadeira e barrilha.

Quando comparada com as outras, a Praia do Pinhão é bem menor em termos de extensão e também mais protegida dos ventos, por ficar incrustada entre as falésias de cores quentes que a rodeiam. Apesar de se encontrar já perto da malha urbana de Lagos, a praia é relativamente tranquila.

Antigamente, a Praia do Pinhão era uma praia deserta e selvagem, cercada por falésias rochosas e pinheiros que lhe davam o nome. A praia era frequentada apenas por pescadores locais e algumas famílias da região. No entanto, com o passar dos anos, a Praia do Pinhão ganhou popularidade entre os turistas que visitavam Lagos, devido à sua beleza natural e tranquilidade, o que levou, em 2004, à construção de escadaria de acesso à praia, facilitando a chegada dos visitantes.

Desde então, a Praia do Pinhão tem sido cada vez mais popular entre os turistas, mas ainda mantém sua beleza natural e seu ambiente tranquilo.

ESTACIONAMENTOCirculação viária e estacionamento muito limitados na proximidade da praia.
ACESSOAcesso pedonal a partir da Praia D. Ana, seguindo para norte. Acesso pedonal e viário alcatroado a partir de Lagos, subindo a Av. dos Descobrimento e seguindo na direção da Praia do Pinhão. 
SALVA VIDASNão
HÁ ESPREGUIÇADEIRA PARA ALUGARNão
HÁ WC E DUCHESim, no topo da arriba
NA ZONANão possui equipamento de apoio
INFORMAÇÃO A SABERDada a possibilidade de ocorrência de derrocadas e de desprendimento de pedras, recomenda-se que mantenha uma distância de segurança relativamente às arribas, bem como precaução ao caminhar sobre o topo das mesmas, mantendo-se afastado do rebordo da arriba. Note-se que grande extensão do areal se encontra inserida em zona de risco de derrocada.
COORDENADAS37.094591431058404, -8.668161695130056

Praia Dona Ana

A Praia Dona Ana, encontra-se cercada por abruptas falésias douradas que formam uma pequena península, cuja beleza é difícil de descrever por palavras. Com águas azuis turquesa e as areias macias, é considerada uma das melhores praias do mundo.

O nome da praia foi dado em homenagem à freira Ana, que vivia no convento da cidade e que durante a primeira guerra mundial, após soldados invadirem o convento e assassinarem todas as freiras, fugiu através de um túnel que tinha ligação com a praia, sendo assim a única sobrevivente.

Por ser considerada uma praia calma, é ideal para passar um dia ao sol. É também o local perfeito para praticar jet ski, andar de barco, praticar mergulho ou simplesmente dar uma caminhada de forma a observar a fauna e flora marinha que ali se encontra.

ESTACIONAMENTOEstacionamento amplo e ordenado.
ACESSOAcesso viário alcatroado a partir de Lagos seguindo as indicações para “praias” e Ponta da Piedade
SALVA VIDASSim
HÁ ESPREGUIÇADEIRA PARA ALUGARSim
HÁ WC E DUCHESim
NA ZONAZona de restauração
INFORMAÇÃO A SABERDada a possibilidade de ocorrência de derrocadas e de desprendimento de pedras, recomenda-se que mantenha uma distância de segurança relativamente às arribas, bem como precaução ao caminhar sobre o topo das mesmas, mantendo-se afastado do rebordo da arriba.
COORDENADAS37.09225378119839, -8.668970668688956

Praia do Camilo

A Praia do Camilo, oferece uma esplêndida vista panorâmica sobre toda a linha costeira, sendo conhecida pelas suas águas cristalinas, areia dourada e formações rochosas.

Antigamente, a Praia do Camilo era apenas acessível por uma pequena trilha íngreme que descia os penhascos até a praia, mas ao tornar-se popular entre a população local e os turistas, ganhou uma escadaria em madeira para facilitara o acesso à praia, com cerca de 200 degraus.

Esta é uma praia onde pode aproveitar para descansar e repor energias, como também pode desfrutar e explorar as várias grutas que existem ao longo da costa, seja através de barco ou de caiaque.

Ao ser considerada uma das praias mais famosas do Algarve, atrai milhares de turistas todos os anos. A beleza natural da praia, com suas formações rochosas esculpidas pela erosão, e suas águas cristalinas, fazem dela um destino popular para banhistas, mergulhadores e fotógrafos.

Apesar da popularidade, a Praia do Camilo ainda mantém um charme rústico e um ambiente tranquilo, tornando-a uma das praias mais encantadoras do Algarve.

ESTACIONAMENTOEstacionamento ordenado e de pequena dimensão.
ACESSOAcesso viário alcatroado a partir de Lagos seguindo as indicações para “praias” e Ponta da Piedade
SALVA VIDASSim
HÁ ESPREGUIÇADEIRA PARA ALUGARNão
HÁ WC E DUCHESim
NA ZONAZona de restauração
INFORMAÇÃO A SABERDada a possibilidade de ocorrência de derrocadas e de desprendimento de pedras, recomenda-se que mantenha uma distância de segurança relativamente às arribas. 
COORDENADAS37.0877224531703, -8.668437147297302

Praia Ponta da Piedade

A história da Praia da Ponta da Piedade remonta a séculos atrás, quando a região era um importante porto de pesca e comércio. Acredita-se que a área da Ponta da Piedade tenha sido um porto importante na época romana, e muitos objetos antigos foram encontrados na área, incluindo âncoras, cerâmica e outros artefatos.

Durante a Idade Média, a região de Lagos foi fortificada e se tornou um importante centro de comércio marítimo. A Ponta da Piedade era um ponto importante de defesa da cidade, e um farol foi construído na área no século XVI.

No início do século XX, a Ponta da Piedade se tornou um destino popular para os turistas que visitavam a região. A beleza natural das formações rochosas da área atraía visitantes de todo o mundo. Com o tempo, foram construídos acessos à praia, como escadas e passarelas, para facilitar o acesso aos visitantes.

Hoje, a Praia da Ponta da Piedade é uma das principais atrações turísticas de Lagos, atraindo milhares de visitantes todos os anos. A beleza natural das formações rochosas, as águas cristalinas e as atividades aquáticas, como passeios de barco e mergulho, fazem da Praia da Ponta da Piedade um destino turístico popular e imperdível na região do Algarve.

ESTACIONAMENTOEstacionamento ordenado e de pequena dimensão.
ACESSOAcesso viário alcatroado a partir de Lagos seguindo as indicações para “praias” e Ponta da Piedade
SALVA VIDASSim
HÁ ESPREGUIÇADEIRA PARA ALUGARNão
HÁ WC E DUCHESim
NA ZONAZona de restauração
INFORMAÇÃO A SABERDada a possibilidade de ocorrência de derrocadas e de desprendimento de pedras, recomenda-se que mantenha uma distância de segurança relativamente às arribas. 
COORDENADAS37.0877224531703, -8.668437147297302

Vale a pena visitar as praias de Lagos?

As praias de Lagos, são uma das principais atrações turísticas da região. Existem várias razões pelas quais as praias de Lagos valem a pena ser visitadas:

A beleza natural das praias de Lagos, que são conhecidas pelas suas impressionantes vistas. Com areias brancas e águas cristalinas, as praias são cercadas por falésias, formações rochosas e grutas, criando um cenário deslumbrante.

A possibilidade de realizar várias atividades aquáticas como natação, mergulho, snorkeling, passeios de barco, caiaque e stand-up paddle. São diversas as empresas locais que oferecem passeios e aluguer de equipamentos.

Poderá ficar a saber mais sobre a história e a cultura de Lagos. Muitas das praias têm nomes históricos, como a Praia do Pinhão ou a Praia da Dona Ana, e há várias ruínas e monumentos antigos nas proximidades.

Poderá provar e apreciar a deliciosa gastronomia Algarvia, num dos restaurantes à beira-mar que existem na região de Lagos. A variedade é muita, mas aconselhamos sempre um bom peixe grelhado ou um prato de marisco.

Por isso, na nossa opinião, vale super a pena visitar a cidade de Lagos e aproveitar cada uma das suas praias!

8 atividades para fazer nas praias de Lagos

Lagos: Observação de Golfinhos e Passeio pela Gruta de Benagil c/ Guia Marinho

Uma viagem, com duas experiências únicas incluídas! Venha observar os golfinhos e fazer uma viagem à Gruta de Benagil com Biólogos Marinhos experientes.
De Lagos: aventura de lancha nas cavernas de Benagil

Com ponto de partida na Marina de Lagos, suba a bordo de um barco que o irá levar a navegar pela encantadora costa do Algarve. Aqui poderá visitar as famosas Grutas de Benagil, enquanto ouve as explicações do guia sobre a área.
Passeio de Caiaque na Ponta da Piedade saindo de Lagos

Conheça a encantadora Ponta da Piedade, numa viagem de caiaque com um guia. Onde poderá desfrutar as fantásticas paisagens panorâmicas oferecidas e explorar as falésias e muitas grutas e cavernas ao longo da costa.
Lagos: Passeio de Veleiro à Ponta da Piedade

Embarque na Marina de Lagos num veleiro tradicional português e maravilhe-se com a costa do Algarve e as suas formações rochosas, grutas e vistas deslumbrantes.
Lagos: Viagem de Mergulho Guiada para Iniciantes

Visite o centro de mergulho de Lagos, e equipe-se para fazer mergulho no oceano, onde poderá encontrar uma grande variedade de espécies submarinas.
Lagos: Passeio panorâmico guiado em quadriciclo

Com partida na Marina de Lagos, venha conhecer a maior praia de Lagos: a Meia Praia, aqui poderá seguir as trilhas e fazer um passeio pelas dunas.
Lagos: Algarve Organic Wine Tour numa carrinha Volkswagen T2

Embarque numa excursão privada e venha visitar uma vinícola biológica local. As opções são o Monte da Casteleja ou a Quinta do Francês, tanto numa como na outra será recebido com uma visita guiada à adega e conhecer os seus vinhos biológicos.
Lagos: excursão gastronômica clássica de 3 horas no Algarve

Descubra a fantástica gastronomia da região do Algarve, numa tour onde visitará 4 restaurantes e tabernas diferentes, de maneira a provar cerca de 10 pratos tradicionais, com direito a uma bebida em cada paragem.

Veja também os seguintes artigos:

Related Stories

spot_img

Veja aqui mais artigos

Onde beber a melhor poncha da Madeira

A Ilha da Madeira, é um paraíso tropical situado no meio do Oceano Atlântico,...

Onde ficar no Porto Santo – 6 hotéis imperdíveis

Porto Santo, é um refúgio de tranquilidade e beleza natural. Com praias de areia...

Onde comer por menos de 15€ em Lisboa –...

Conhecer a gastronomia de uma cidade é uma maneira autêntica de conhecer a sua...

15 Coisas para fazer e sítios para visitar na...

A Ilha da Madeira, é um destino único, que encanta visitantes de toda a...

Onde comer em Aveiro – 7 restaurantes imperdíveis

A cidade de Aveiro, é conhecida como a “Veneza de Portugal” e é tão...

12 lugares secretos que pode encontrar em Lisboa

Se procura lugares únicos e incomuns em Lisboa, que não são mencionados na maioria...

Categorias populares

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui