O que ver, fazer e visitar em Albufeira – Dicas e Atrações

Albufeira, é um destino perfeito para todos. A começar pelas lindas paisagens que nos envolvem, a segurança e tranquilidade da região e a boa culinária que dispõe, não admira que, tanto a nível nacional como internacional, seja um dos destinos mais populares do Algarve.

São milhares as pessoas que visitam a cidade, entre os meses de Junho e Setembro, procurando vivenciar o que a região oferece: praias paradisíacas, trilhos com paisagens de cortar a respiração, hotéis diversificados e inúmeras atrações.

Localizada a sul de Portugal e entre Lagos e Faro – duas outras cidades famosas da região do Algarve – é o sítio indicado para uma nova aventura.

Neste guia, poderá encontrar as nossas sugestões sobre a melhor altura para visitar Albufeira, as suas principais atrações e algumas dicas essenciais sobre a localidade. Venha descobrir o que faz deste destino o lugar ideal para todos.

Quando ir a Albufeira?

O clima de Albufeira é ótimo durante todo o ano, apresentando temperaturas amenas, que permitem visitar a cidade em qualquer altura. No Outono, entre Setembro e Dezembro, pode aproveitar para explorar os trilhos da localidade e apreciar a natureza que a mesma oferece, descobrindo as tradições regionais.

Enquanto que, nos meses mais quentes, de Junho a Setembro, a cidade é fervilhante, e é nesta altura que pode desfrutar das praias de areal dourado. Nesta altura, os dias são também mais longos e praticamente sem chuvas, permitindo vivenciar o que de melhor tem a cidade.

Onde ficar em Albufeira?

Albufeira, apesar de não ser uma cidade muito grande, apresenta uma vasta oferta no que diz respeito ao alojamento, sendo a maioria dos locais centrais, facilitando assim os viajantes que desejam ficar próximos dos restaurantes, lojas locais, praias e vida noturna.

RELAÇÃO PREÇO-QUALIDADEO hotel Inatel Albufeira é o melhor hotel em relação preço-qualidade. Localizado a 500 metros de uma praia arenosa e a 10 minutos a pé do centro da cidade, fica próximo dos principais pontos de interesse da cidade. Disponibiliza também uma piscina exterior com terraço, restaurante, sala de jogos e de uma série de atividades interiores e ao ar livre, desde karaoke a mergulho.
CASA MÓVELO The Homeboat Company Albufeira está situado perto de locais de interesse populares, como a Praia do Risco, a Praia do Peneco e a Marina de Albufeira. O alojamento disponibiliza bicicletas gratuitas e estacionamento privado gratuito. É excelente para quem pretende ter uma experiência única.
PET-FRIENDLYNo Hapimag Resort Albufeira, os hóspedes podem trazer o seu melhor amigo com eles. Neste hotel, onde os animais de estimação são admitidos, pode encontrar um restaurante, receção 24 horas, um bar, um jardim, piscina exterior e um parque infantil. Os locais de interesse mais populares nas proximidades do alojamento incluem a Praia da Irmandade, a Praia da Coelha e a Praia do Castelo.
FAMÍLIAS NUMEROSASO Albufeira Jardim by Portugalferias está localizado a 700 metros da beira-mar de Albufeira e oferece uma piscina para crianças e outra para adultos. Todos os apartamentos do alojamento têm varanda privada e kitchenette. Os bares e a vida noturna de Albufeira ficam a menos de 10 minutos a pé do hotel.
ADULTS ONLYLocalizado diretamente na praia, o Hotel Sol e Mar Albufeira – Adults Only de 4 estrelas, dispões de quartos que possuem varandas privadas com vista mar. Tem também ao seu dispor um bar de cocktails, uma geladaria e entretenimento noturno.
MAIS CARAO Hotel W Algarve está localizado a 500 metros da Praia da Balbina. O alojamento disponibiliza acomodações com um restaurante, estacionamento privado gratuito, uma piscina exterior sazonal e um centro de fitness. O hotel encontra-se a 550 metros da Praia do Evaristo e a 650 metros da Praia do Castelo.

O que fazer em Albufeira?

Na década de sessenta o turismo veio provocar um forte desenvolvimento na localidade de Albufeira. Antigamente, o primeiro dia do mês de Agosto marcava o início da temporada de banhos e, com esta época, floresciam os negócios e festas na terra.

Foi também nesta década que os britânicos descobriram este paraíso de sol, praia e mar e que, tornando-se rapidamente num dos destinos de verão mais procurados.

Explorar a Cidade Velha ou Centro Histórico

Antes do nascimento do fenómeno turístico, Albufeira era uma vila piscatória. Ao visitar o centro histórico da cidade, ainda é possível reviver esses tempos.

Nas ruas estreitas da cidade velha, podemos encontrar raízes dos romanos e da colonização árabe. Apesar do comércio local, não há grandes atrações nesta parte da cidade, no entanto a beleza da mesma está na simplicidade das casas caiadas sobre as colinas que levam até ao topo de uma imponente falésia com vista para o mar.

Ao circularmos pela cidade velha é possível verificarmos que antigamente, a muralha de Albufeira era constituída por nove torres e quatro portas. No entanto, da fortificação islâmica apenas subsistem alguns troços de muralha integrados na malha urbana e os restos de uma torre de planta quadrangular, construída em pedra e taipa, a qual integraria a chamada porta do Norte ou da Praia.

Também da porta Poente ou da Praça apenas restam escassos vestígios. Atualmente, converteram uma das duas torres que defendiam essa entrada na Torre do Relógio.

A Torre do Relógio foi uma das construídas pelos mouros, durante a ocupação árabe. A sua localização estratégica, no topo da falésia tornava o castelo praticamente inconquistável. Foi dessa forma que surgiu o nome Albufeira (Al-Buhera), de origem islâmica que significava “castelo do mar”.

Acima do túnel da praia, tem o Museu de Arqueologia (perto da Torre do Relógio). Lá pode encontrar uma mistura de artefactos, do tempo Neolítico, fragmentos que vieram de uma vila romana e até um silo islâmico. O preço da entrada no museu é 1€.

Na cidade velha, pode ainda encontrar mais três igrejas de estilo barroco e neoclássico.

Começando pela Igreja de São Sebastião, sabemos que foi construída em meados do século XVIII e localiza-se na Praça Miguel Bombarda. As suas formas arquitetónicas são de inspiração popular e constituem um belo exemplo do decorativismo barroco.

Nesta igreja, existe ainda o Museu de Arte Sacra de Albufeira. O preço da entrada no museu é de 1€ e pode ter acesso a uma imensa coleção de bens religiosos provenientes das igrejas do concelho.

A Igreja Matriz de Albufeira, foi construída nos finais do século XVIII e constitui um dos mais relevantes exemplares da arquitetura neoclássica no Algarve. É na capela-mor, que se encontra o maior motivo de interesse desta igreja. Trata-se de uma imagem da padroeira da cidade de Albufeira, Nossa Senhora da Conceição.

Por último, a Igreja de Santa Ana, a qual foi completamente destruída pelo terremoto de 1755. Apenas a porta principal da igreja ainda se mantém dessa altura, apresentando alguns elementos barrocos. A igreja atual foi construída no final do século XVIII e é conhecida pelo seu altar-mor.

Relaxar nas praias da cidade de Albufeira

Com tantas praias para escolher, difícil será decidir em qual praia passar o dia. As praias da região de Albufeira são uma combinação perfeita de falésias douradas, mar azul-esverdeado e areia branca. Algumas estão até na lista das melhores praias da Europa:

Praia de São Rafael

Eleita uma das melhores praias de Albufeira. Está localizada na região das Sesmarias, e fica cercada por belas formações rochosas, pinhais e arbustos. A praia possui excelentes condições e boas infra-estruturas de apoio.  

ESTACIONAMENTOSim, mas pode ser complicado em época alta.
ACESSOAcessível para cadeira de rodas.
SALVA VIDASSim, em época balnear.
HÁ ESPREGUIÇADEIRA PARA ALUGARSim
HÁ WC E DUCHESim
NA ZONABar e Restaurante

Praia dos Arrifes

Esta é uma pequena praia conhecida pela sua paisagem paradisíaca. Caracterizada pelas várias formações rochosas em frente ao areal e pelas falésias douradas que cercam todo o espaço. É uma praia ótima para praticar mergulho.

ESTACIONAMENTOSim, mas pode ser complicado em época alta.  A circulação de carros sobre o topo da arriba encontra-se fortemente condicionada, de modo a minimizar a destabilização da arriba.
ACESSOAcesso à praia através de escadas em madeira.
SALVA VIDASSim, em época balnear
HÁ ESPREGUIÇADEIRA PARA ALUGARSim
HÁ WC E DUCHESim
NA ZONABar e restaurante

Praia do Castelo

Também conhecida pela sua beleza. É composta por uma praia principal e várias enseadas menores, conta com cerca de 200 metros de areal. O nome desta praia provém de uma grande rocha situada no leste da praia que se encontra dentro de água e que com alguma imaginação se assemelha a um castelo. Tal como as praias anteriores, dispõe de uma areia macia e dourada, repleta de bonitas conchas.

ESTACIONAMENTOSim, mas pode ser complicado em época alta. A circulação de carros sobre o topo da arriba encontra-se fortemente condicionada, de modo a minimizar a destabilização da arriba.
ACESSOAcessível para cadeira de rodas
SALVA VIDASSim, em época balnear
HÁ ESPREGUIÇADEIRA PARA ALUGARSim
HÁ WC E DUCHESim
NA ZONABar e restaurante

Praia dos Alemães

É outra praia bastante popular e movimentada na localidade e dispõe de um extenso areal, é perfeita para quem gosta de caminhar à beira mar, contando com 500 metros de comprimentos. As falésias aqui também não são tão altas quanto as restantes praias. 

ESTACIONAMENTOSim, mas pode ser complicado em época alta.
ACESSOAcessível para cadeira de rodas.
SALVA VIDASSim, em época balnear.
HÁ ESPREGUIÇADEIRA PARA ALUGARSim
HÁ WC E DUCHESim
NA ZONABar e restaurante;
Estruturas para Voleibol e Futebol de Praia.

Fazer uma excursão de barco em Albufeira

Localizando-se ao longo da costa do Oceano Atlântico, Albufeira oferece imensas oportunidades para realizar excursões de barco. Os passeios são uma excelente forma de conhecer a paisagem única e diversificada da cidade. Felizmente, há muitos passeios de barco que pode escolher, onde conseguirá admirar as dramáticas falésias costeiras, explorar as cavernas do mar e mergulhar no oceano, entre outras atrações. Abaixo pode encontrar algumas ótimas opções:

Albufeira: Passeio de Lancha Algar de Benagil e Golfinhos

Envolva-se com a costa do Algarve e conheça a formação rochosa do Algar de Benagil. Faça uma breve paragem para mergulhar e relaxar em águas cristalinas e procure por golfinhos no seu ambiente natural.
Albufeira: Cruzeiro de Iate de 6 Horas com Almoço de Churrasco e Bebidas

Descubra o Algarve, a costa sul de Portugal, num cruzeiro a partir de Albufeira. Mime-se com um dia de relaxamento com um almoço de churrasco, um passeio pelas cavernas próximas e vistas panorâmicas da costa.
De Albufeira: Cruzeiro ao Pôr do Sol c/ Churrasco na Praia

Faça um cruzeiro no final da tarde para testemunhar um pôr do sol deslumbrante e siga para uma praia isolada . Desfrute de uma deliciosa refeição com música ao vivo e saboreie sua bebida favorita com belas paisagens.

Disfrute da vida noturna da cidade de Albufeira

Se procura disfrutar uma vida noturna vibrante e excitante, Albufeira é sem dúvida o melhor local para o fazer. A festa na cidade, começa desde o pôr-do-sol e prolonga-se até ao nascer do dia. Todas as noites, milhares de turistas juntam-se e dançam pela noite fora.

A festa atinge o seu auge na Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, mais conhecida por Rua da Oura, que junta os maiores e melhores bares para cocktails e, discotecas que ficam abertas até altas horas da noite.

Pratique desportos aquáticos em Albufeira

A localização da cidade de Albufeira junto à costa, significa também que são imensas as oportunidades para praticar desportos aquáticos. A oferta e popularidade dos desportos aquáticos é muita, por isso, este é o local perfeito para adicionar uma aventura à sua viagem. Algumas das atividades que poderá fazer são parasailing, tubing, mota-de-água, caiaques, paddle boarding, surf e muito mais.

Albufeira: Experiência de Mergulho para Iniciantes

Aprenda a mergulhar com equipamento de scuba e tenha uma aventura submarina, acompanhado por um instrutor. Esta experiência lhe dará todos os conhecimentos necessários para mergulhar pelo mundo.
Albufeira: 2 horas de experiência de caiaque em cavernas e falésias

Descubra algumas praias escondidas ao redor da área. Faça uma pausa em uma das praias escondidas e aproveite o tempo livre para explorar a área. Depois, é hora de remar de volta ao ponto de partida na Praia da Coelha onde termina a sua experiência de caiaque.
Albufeira: Aluguer de Jet Ski

Explore o incrível litoral da região do Algarve com um passeio de jet ski em Albufeira. Sinta a adrenalina correndo em suas veias enquanto navega pelas águas cristalinas da costa a bordo do seu jet ski.

Visite a colorida Marina de Albufeira

Visitar a marina é uma experiência única e interessante e uma das melhores coisas que poderá fazer na cidade. Esta é considerada uma das melhores marinas do país e está repleta de lugares interessantes para ver e descobrir. Foi construída em 2009 e está localizada a apenas 1,7km a Oeste da Cidade Velha de Albufeira. Pode ser uma caminhada bastante agradável, para quem quiser pela Praia de São Rafael.

Desfrute de uma degustação de vinhos em Albufeira

Portugal é um dos principais produtores de vinhos do mundo, sendo que muitos já ganharam fama em todo o mundo. Apesar do mais populares serem os vinhos originários do Porto, a região do Algarve tem vindo a produzir nestes últimos anos, novos vinhos que tem vindo a tornar-se reconhecidos. Assim, visitar as adegas e prova-los poderá ser uma ótima forma de passar o dia.

De Albufeira: excursão de meio dia pela vinícola e Silves

Visite uma vinícola de propriedade familiar e faça uma visita guiada à vinha e à adega. Aprenda sobre a história da produção de vinho na região e o processo de vinificação. Após o passeio, desfrute de degustações de vinhos tintos, brancos e rosés produzidos no local.
De Albufeira: Safari Off-Road 4×4 e Degustação de Vinhos na Vinha

Veja sobreiros nativos e aprenda um pouco sobre o processo da cortiça ao longo do caminho. Aprenda a cultura da região com um local. Passe por vinhas ondulantes onde as uvas amadurecem com perfeição ao sol português. Pare numa vinícola local para saborear vários vinhos preparados com pão fresco, queijo, geleias e presunto defumado.

Observe os golfinhos em Albufeira

Albufeira, ao estar localizada ao longo do Oceano Atlântico, beneficia da presença de vários animais aquáticos na sua zona costeira, especialmente golfinhos! Fazer um passeio de barco, é uma ótima maneira de testemunhar golfinhos graciosos de perto e ao vivo, no seu habitat natural.

De Albufeira: Cruzeiro de 2 Horas com Golfinhos e Grutas

Suba a bordo de um catamarã singular na marina de Albufeira para curtir um passeio de duas horas ao longo da costa do Algarve. Procure animais selvagens nativos, incluindo baleias, tubarões, tartarugas e aves marinhas, e aviste golfinhos no seu ambiente natural.
Albufeira: Cruzeiro Gruta de Benagil e Golfinhos

Suba a bordo de um pequeno barco na marina de Albufeira e viaje ao longo da costa do Algarve por 18 quilómetros. Desfrute de observação de golfinhos em seu habitat natural com comentários de um guia e biólogo marinho. Veja o Farol de Alfanzina e a Gruta de Benagil à beira-mar.
Ingresso Zoomarine Algarve

Assista a uma apresentação incrível de golfinhos, conheça os leões-marinhos e focas e passeie em meio a aves de rapina e aves tropicais em uma floresta encantada.

Veja também os seguintes artigos:

Related Stories

spot_img

Veja aqui mais artigos

Onde beber a melhor poncha da Madeira

A Ilha da Madeira, é um paraíso tropical situado no meio do Oceano Atlântico,...

Onde ficar no Porto Santo – 6 hotéis imperdíveis

Porto Santo, é um refúgio de tranquilidade e beleza natural. Com praias de areia...

Onde comer por menos de 15€ em Lisboa –...

Conhecer a gastronomia de uma cidade é uma maneira autêntica de conhecer a sua...

15 Coisas para fazer e sítios para visitar na...

A Ilha da Madeira, é um destino único, que encanta visitantes de toda a...

Onde comer em Aveiro – 7 restaurantes imperdíveis

A cidade de Aveiro, é conhecida como a “Veneza de Portugal” e é tão...

12 lugares secretos que pode encontrar em Lisboa

Se procura lugares únicos e incomuns em Lisboa, que não são mencionados na maioria...

Categorias populares

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui