Onde comer em Olhão – 9 restaurantes imperdíveis

A cidade de Olhão, destaca-se por ser um lugar profundamente enraizado no setor da pesca, particularmente conhecida pelas suas capturas de atum. Com o passar dos anos e a evolução da cidade, a pesca continua ainda hoje, a fazer parte do quotidiano da população.

Ao visitar a cidade encontrará uma infinidade de restaurantes, que oferecem iguarias compostas por peixe e frutos-do-mar, com uma frescura e qualidade inigualáveis.

Aqui, trazemos-lhe 9 restaurantes, onde poderá saborear a harmonia dos sabores do mar e da terra, nesta cidade com um património marítimo tão rico.


Restaurante 7imeio

O Restaurante 7imeio, fica situado no coração da cidade de Olhão e traz-nos uma combinação de dois conceitos: Tapas e Carnes Maturadas com uma Enoteca de requinte, que se distingue pela sua rigorosa seleção de vinhos exclusivos.

Este local, que cria viagens gastronómicas e vínicas, é conhecido por conquistar até os paladares mais exigentes.

Apesar de as tapas serem uma tradição gastronómica espanhola, têm-se tornado um conceito muito apreciado e popular em muitos restaurantes portugueses. No Restaurante 7imeio, poderá desfrutar de uma variedade de tapas como o “Crocante De Chèvre”, o “Gambão Salteado Com Molho De Gengibre”, o “Pincho De Queijo Brie”, a “Tempura Caseira De Gambão” e o “Tataki Braseado De Atum”, que prometem uma sensação gastronómica inesquecível.

Como prato principal, se optar por escolher um prato de carne, terá várias opções como “Chuleton”, “Entrecôte”, “T-Bone” e “Chateaubriand”, entre outro. Pode ainda optar por escolher a “Tábua de Partilha”, permitindo-lhe ter acesso a mais tipos de carne, que poderá provar.

Se optar por escolher um prato de peixe, terá várias opções à escolha como “Filete De Robalo Na Chapa Com Polenta”, “Filete De Dourada Do Nosso Mar Com Cuscuz De Legumes” e “Caldeirada De Robalo E Pata Roxa À Moda De Olhão”.

Para finalizar, o ponto culminante da refeição é a sobremesa. Com sete opções à escolha, entre ”Mousse de Chocolate Caseira”, “Sorbet de Citrinos”, “Carpaccio de Ananás com Calda de Manjericão”,”Tarte de Chocolate & Caramelo Salgado”, o difícil será decidir qual escolher.

Para além disso, o atendimento é caloroso e cortês, criando uma atmosfera acolhedora desde o momento em que entramos no restaurante e a apresentação dos pratos é excecional.

Horário: De segunda a sexta-feira: das 12:00h à 01:00h.
Sábado: das 17:00h às 02:00h.
Encerrado ao domingo.
Localização: Avenida 5 de Outubro 38-40, Olhão 8700-302 Portugal

Restaurante Vai e Volta

O Restaurante Vai e Volta, é o restaurante indicado para quem gosta de peixe assado na brasa, sendo esta a sua única oferta no menu. Situado no centro da cidade de Olhão, é o local preferido dos amantes de peixe, devido à sua variedade e frescura.

Aqui por 15€ tem direito a usufruir do rodízio de peixe, que inclui as entradas, como pão, broa, azeitonas, patê de atum e biqueirão em vinagre, os acompanhamentos como batata cozida, batata doce, salada montanheira e açorda de alho fervida e claro, o peixe.

Para as crianças entre os 3 e os 10 anos, o preço é mais reduzido, ficando o rodízio por 7,50€.

Dependendo da altura do ano, devido aos ciclos da apanha do peixe pelos pescadores, o Restaurante Vai e Volta tem disponível entre 10 a 15 tipos de peixe diferentes, tais como: carapaus, cavalas , sardinhas , bicas, besugos, sargos, safias, trombeiros, chopas, sarrajão, robalo, salmão, peixe-espada preto, xaputa, lulas, barriga de atum, ferreiras, etc.

Pode ainda esperar uma enorme simpatia por parte da equipa. Aqui, os funcionários demonstram interesse genuíno pelo bem-estar dos clientes, oferecendo atenção personalizada às suas preferências.

Horário: De terça-feira a sábado: das 12:00h às 15:00h.
Encerrado à segunda-feira.
Localização: Largo do Gremio 2, Olhão 8700-343 Portugal

Restaurante Terra i Mar

O Restaurante Terra i Mar, fica situada numa das ruas mais carismáticas e movimentadas de Olhão, a avenida ribeirinha e trata-se de um espaço acolhedor e intimista, com uma garrafeira com os mais diversos vinhos oriundos de todo o mundo.

O seu menu é baseado em peixe e marisco, não fosse a cidade ser conhecida por ter o melhor mercado de peixe do Algarve.

Para entradas tem à sua escolha “Folhado de Queijo e Presunto”, “Bolinhas de Alheira, Queijo e Amêndoas”, “Pão Recheado”, “Amêijoas à Bulhão de Pato”, “Filete de Peixe-Aranha”, entre outras.

Como prato principal, se optar por escolher um prato de peixe, terá várias opções como “Caril de Camarão”, “Pica Pau de Atum”, “Xerém com Amêijoas e Camarão” e “Cataplana de Marisco”.

Caso opte por escolher um prato de carne, terá várias opções como o “Bife Terra i Mar” e o “Pernil de Porco no Forno”.

Para sobremesa tem à escolha o “Creme Brulée”, o “Banoffee” e a “Mousse de Chocolate”, que fazem qualquer um deliciar-se.

Além disso, a equipa é muito profissional e eficiente, garantindo que os pedidos são tomados rapidamente e os pratos servidos no momento certo, para os clientes terem tudo o que precisam durante a refeição.

Horário: De quarta a segunda-feira: das 12:30h às 22:00h.
Encerrado à terça-feira.
Localização: Avenida 5 de Outubro 20, Olhão 8700-304 Portugal

Restaurante Mogno

O Restaurante Mogno, é um espaço de cozinha saudável, onde só entram produtos reais, frescos, da época, sem aditivos, conservantes ou açúcares refinados. A carta do Mogno, oferece um menu com comida adaptada aos diferentes tipos de dietas, encontrando-se no mesmo várias opções de pratos sem glúten e vegetarianos.

Por isso, para além da estética e dos pratos instagramáveis que são servidos, também no Restaurante Mogno se serve saúde. O peixe vem diretamente da costa e os legumes do mercado municipal, é feita uma seleção cuidada dos produtos, privilegiando ingredientes biológicos e procurando apoiar ao máximo o comércio de produtores locais, que produzem aquilo que vendem de forma sustentável.

Quem visita este local, poderá encontrar propostas para pequeno-almoço e brunch. Há “Panquecas com Manteiga de Amendoim 100% caseira e biológica, banana, amendoins e lascas de chocolate”, “granola caseira com iogurte e frutas”, “bowls como a de banana, espinafres, kiwi, maçã verde e sementes de linhaça” e “ovos Benedict”.

Para quem procurar fazer uma refeição mais completa, poderá escolher entre os Baos, a “Sandes da horta com pão de fermentação lenta, pasta de manjericão, legumes e lâminas de queijo de cabra ou vegan”, a “Poké de tofu com brócolos” ou o “Tranche de salmão com crosta de avelã”.

Para finalizar, pode solicitar uma das várias sobremesas que existem na carta, como “Mousse Fresca do Dia”, “Tarte de Chocolate e Avelãs” ou “Semifrio de Amendoim”.

Toda a comida é confecionada a pensar numa oferta saudável, cheia de sabor, equilíbrio, criatividade e inovação, mas também honesta, realçando os aromas naturais de cada um dos ingredientes que compõem o tentador menu e que garantem uma experiência única.

Horário: De segunda-feira a sábado: das 09:00h às 22:30h.
Domingo: das 10:00h às 22:30h.
Localização: Avenida 5 de Outubro No 160, Olhão 8700-304 Portugal

Restaurante Tapas e Lendas

No Restaurante Tapas e Lendas, pode não só se deliciar com as iguarias do menu provenientes da Ria Formosa, como também conhecer mais sobre a história do povo Olhanense.

Todas as sextas e sábados é feita uma invocação de Floripes, a moira encantada que, diz-se que aparecia aos pescadores locais nas ruas estreitas do bairro, uma das famosas lendas locais.

A variedade de tapas é imensa, podendo escolher entre “Choco Panado”, “Puntilhitas”, “Camarão Flambé”, “Lagartinhos”, “Pimentos Padron”, entre muito.

Os funcionários recebem os clientes com um sorriso caloroso e uma saudação amigável, criando uma atmosfera acolhedora desde o momento em que se entra no restaurante.

Horário: De segunda-feira a sábado: das 17:00h às 23:45h.
Encerrado ao domingo.
Localização: R. Dr. Manuel Arriaga 18 Rua manuel de arriaga n3, Olhão 8700-493 Portugal

Restaurante Ammar i Mar

O Restaurante Ammar i Mar, pertence ao projeto Terra i Mar, no entanto, distingue-se pela sua carta de petiscos de marisco e sushi, aproveitando o bom peixe proveniente da costa algarvia, como o atum ou o robalo.

Com refeições centradas no peixe fresco da cidade de Olhão, o Ammar i Mar, é conhecido por combinar a simplicidade, a sofisticação e a qualidade e frescura dos ingredientes, com a técnica habilidosa do chef.

São várias as iguarias que poderá provar, oferecendo o Ammar i Mar, uma carta bastante completa. Como sushi conte com Temakis, Tatakis, Uramakis, Hot Rolls, Sashimi, Gunkan, entre outras opções. Caso seja mais fácil para si, poderá também optar por escolher um combinado de peças bem variadas, escolhidas pelo chef.

Como petiscos de marisco poderá encontrar Camarão Tempura, Ostras, Tiras de Choco, Ovos Rotos, Francesinha do Mar, Poke, entre outras opções.

Para finalizar, como sobremesa pode escolher entre “Cheesecake de Folar de Olhão”, “Brownie de Chocolate e Caramelo Salgado”, “Cheesecake de Maracujá”, “Cheesecake de Manteiga de Amendoim com Caramelo Salgado” e cinco tipos de Gelados Fini.

Horário: De terça-feira a domingo: das 12:00h às 23:45h.
Encerrado à segunda-feira.
Localização: Av. 5 de Outubro 174, Olhão 8700-304 Portugal

Restaurante Pizza na Pedra

O Restaurante Pizza na Pedra, apresenta uma carta variada assente numa gastronomia de cariz tradicional italiana. Aqui, terá à sua disposição uma enorme seleção de pratos saborosos e frescos, fazendo o restaurante uso de produtos frescos e locais.

Com um interior acolhedor e de decoração distinta, este é um espaço que combina harmoniosamente um estilo contemporâneo e rústico. Dispondo ainda de um terraço panorâmico com uma vista deslumbrante para a Ria Formosa.

Para além de pizzas e pratos de massa, o Restaurante Pizza na Pedra oferece ainda mariscos apetitosos e várias opções vegetarianas.

Horário: De segunda-feira a domingo: das 12:00h às 23:00h
Localização: Av. 5 de Outubro, 50 OLHÃO, Olhão 8700-302 Portugal

Restaurante Hola Torito

O Restaurante Hola Torito, é uma experiência sensorial vibrante, que nos leva a viajar até ao México, oferecendo-nos uma explosão de cores, aromas e sabores mexicanos na cidade de Olhão.

Ao entrar no Hola Totiro, é-se imediatamente transportado para uma atmosfera animada e festiva, com decoração única e vibrante e música animada.

Aqui será recebido por uma equipa acolhedora, pronta para ajudá-lo a explorar o menu e a orientá-lo para que a sua experiência seja inesquecível.

Ao folhear o menu, poderá encontrar uma variedade de pratos autênticos, onde as receitas de origem mexicana são mantidas e respeitadas criteriosamente.

Aqui encontrará desde os clássicos como tacos, burritos, fajitas e quesadillas, até pratos menos conhecidos, mas igualmente deliciosos. A variedade, permite que existam escolhas para todos os gostos, incluindo opções vegetarianas.

Enquanto aguarda sua refeição, pode aproveitar para desfrutar de uma margarita ou uma cerveja gelada, acompanhada por nachos.

Também as sobremesas são inspiradas na cidade do México, podendo encontrar no menu “Nachos Dulces com Leche”, “Churros com Chocolate” e “Burrito Dulce com Gelado”.

Horário: De quinta a terça-feira: das 12:30h às 24:00h
Encerrado à quarta-feira.
Localização: Avenida 5 de Outubro 156, Olhão 8700-304 Portugal

Restaurante Prazeres da Ria Formosa

O Restaurante Prazeres da Ria Formosa, irá surpreende-lo com as iguarias portuguesas e de cozinha mediterrânea que prepara na hora pelos seus cozinheiros.

Com diversificados pratos regionais, no Prazes da Ria Formosa poderá encontrar como opções de marisco: Camarão, Gamvas, Amêijoas, Berbigão, Mexilhão, Conquilhas, Lingueirão, Ostras, Perceves, Vieiras, Canilhas, Sapateira, Lavagante, Santola, Lagostim e Navalheira.

Como pratos de peixe, poderá encontras as seguintes opções: Robalo, Dourada, Linguado, Atum, Salmão, Bacalhau, Tamboril, Polvo, Calamares, Xerém e Caril de Gambas.

Já como pratos de carne, poderá encontrar as seguintes opções: Porco preto, Costeletas de Borrego e Bife de Vitela.

Horário: De terça a domingo: das 11:00h às 23:00h
Encerrado à segunda-feira.
Localização: Av. 5 de Outubro 94 Em frente ao Mercado de Peixe, Olhão 8700-302 Portugal

Veja também os seguintes artigos:

Related Stories

spot_img

Veja aqui mais artigos

Onde beber a melhor poncha da Madeira

A Ilha da Madeira, é um paraíso tropical situado no meio do Oceano Atlântico,...

Onde ficar no Porto Santo – 6 hotéis imperdíveis

Porto Santo, é um refúgio de tranquilidade e beleza natural. Com praias de areia...

Onde comer por menos de 15€ em Lisboa –...

Conhecer a gastronomia de uma cidade é uma maneira autêntica de conhecer a sua...

15 Coisas para fazer e sítios para visitar na...

A Ilha da Madeira, é um destino único, que encanta visitantes de toda a...

Onde comer em Aveiro – 7 restaurantes imperdíveis

A cidade de Aveiro, é conhecida como a “Veneza de Portugal” e é tão...

12 lugares secretos que pode encontrar em Lisboa

Se procura lugares únicos e incomuns em Lisboa, que não são mencionados na maioria...

Categorias populares

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui