Onde comer em Faro – 6 restaurantes imperdíveis

A cidade de Faro, capital da região do Algarve, é uma das cidades mais pitorescas e vibrantes do país. Conhecida pela sua arquitetura histórica, ambiente à beira-mar e gastronomia, atrai turistas de toda a parte do mundo.

Aqui, trazemos-lhe 6 restaurantes que terá de visitar para provar a deliciosa gastronomia da cidade de Faro, que oferece pratos ricos em sabores e influências, destacando-se pelos pratos de peixe e mariscos frescos.


Restaurante Lodo – Ostraria Marisqueira

O Restaurante Lodo – Ostraria Marisqueira, fica situado na rua principal da capital algarvia e destaca-se pela sua homenagem às raízes das artes marinhas, ao servir marisco fresco proveniente da Ria Formosa.

Conhecido por testar o poder da degustação, o Restaurante Lodo, confeciona os seus pratos, com o objetivo de manter a ligação ao sabor a mar.

Ostras, gambas da costa, amêijoas, lingueirão e berbigão são alguns dos mariscos provenientes da Ria Formosa, que pode experimentar no LODO.

Comece pelas entradas, como “Rissol de Berbigão”, “Trilogia de Ostras”, “Amêijoas à Bulhão Pato”, “Gambas da Costa” ou “Lingueirão na Chapa” e delicie-se com o sabor a mar e a frescura do marisco.

Como prato principal aposte em pratos como “Arroz de Lingueirão c/Pataniscas”, “Cataplana do Mar”, “Feijoada de Polvo da Ria”, “Arroz de Sapateira”, “Camarão Tigre XXl com Arroz do Lodo”, “Bife à Casa” com Molho Pimenta”, “Salada de Camarão Crocante” ou “Risotto de Gambas e Vieira”. Se quiser provar um dos pratos mais típicos do Algarve, peça o Xerém de Carabineiros com as típicas papas de milho algarvias.

Para finalizar como sobremesa, tem à sua escolha cinco opções: “Sorbet de Limão”, “Mousse de Chocolate, “Eton Mess”, “Delícia do Algarve” e “Dom Rodrigo”.

Horário: De segunda-feira a domingo: das 12:00h às 23:00h
Localização: Rua Conselheiro Bivar 55, Faro 8000-255 Portugal

Restaurante Monky

O Restaurante Monky, é um restaurante asiático situado em Faro, onde se privilegiam os produtos locais, confecionados tal e qual como se comem nos seus países de origem, como China, Tailândia, Indonésia e Índia.

Surgiu como uma “ghost kitchen” durante o confinamento, mas devido ao seu sucesso tão grande, tornou-se num espaço físico, onde não há fusões nem invenções, mas sim a promessa de ser autêntico, exótico, genuíno e explosivo. Surgindo como um rasgo de criatividade e resiliência no meio caos.

Aqui são várias as propostas de comida asiática, como ramen, baos, gyozas e muito mais, que nos levam a viajar até à Ásia, através dos sentidos.

Como entradas, as opções à escolha são Gyosas, Tártaro de Atum, Ostras, Crepes de vegetais, entre outros.

Depois prepare-se para seguir numa viagem pela Ásia com opções como “Bao de Camarão Crocante com Cebolete”, “Pad Thai Vegetais”, “Nasi Goreng de Frango”, “Caril Thai de Camarão”, “Miso Tori Ramen”, “Yaki Udon Tofu”, entre muitas outras à escolha.

Para finalizar como sobremesa, poderá optar por “Mochi de Gelado”, “Hong Kong Bubble Waffle” ou “Chocolate Umami Bomb”.

Horário: De quinta a terça-feira: das 12:30h às 15:00h e das 19:00h às 24:00h.
Encerrado às quartas-feiras.
Localização: Rua Moto Clube De Faro Lj, Faro 8000-123 Portugal

Restaurante ZËBRA

O Restaurante ZËBRA, fica situado na principal rua da baixa da cidade de Faro e assume-se como um espaço irreverente, original e diferenciador, assinalando a diferença com a sua comida italiana e decoração única, sendo impossível não notar a enorme girafa pintada de zebra à porta.

Com receitas originais e produtos 100% característicos, o Restaurante ZËBRA, procura respeitar as bases e origens dos pratos da cozinha clássica italiana, desmistificando, ao mesmo tempo, o estereótipo da proposta clássica.

Apenas aberto para jantar, nas propostas da ementa como entradas, pode encontrar a “Burrata”, a “Bruscheta de tomate” ou o “Carpaccio de lombo”.

Depois, como prato principal, pode optar por escolher “Risotto de abóbora, com pêssego e pesto”, “Pregado com cevadinha, alcaparra e rabanete”, “Lombo de rossini, foie gras e trufa preta”, tudo confecionado com ingredientes algarvios e outros provenientes diretamente de Itália.

Para finalizar, como sobremesa, não deixe de provar a “Panna Cota com pêssego, maracujá e gengibre”.

Horário: De segunda-feira a sábado: das 18:00h às 23:00h.
Encerrado ao domingo.
Localização: Rua Conselheiro Bivar 24, Faro 8000-255 Portugal

Restaurante Vila Adentro

Visitar o Restaurante Vila Adentro, localizado no coração da cidade velha de Faro, é como fazer uma viagem no tempo. As suas paredes são datadas do século XV e podemos encontrar no seu interior, restos de história que se mantiveram congelados no tempo, como: a porta da confeitaria e um túnel subterrâneo.

Aqui poderá encontrar um leque de vinhos, cuidadosamente selecionados, de Norte a Sul do país. Primando pela sua originalidade e diversidade, o difícil será escolher entre tanta oferta na sua carta.

Como entradas pode optar por escolher entre “Beringela com queijo de cabra gratinado”, “Mexilhão “meia concha” com molho de alho-francês”, “Carpaccio de polvo aromatizado com molho de frutos vermelhos e rúcula”, “Amêijoas à Bulhão Pato”, “Camarão salteado sobre puré de abacate com vinho do Porto”, “Folhado de queijo de cabra com figos”, entre outras opções.

Como prato principal, pode escolher entre saladas, pratos vegetarianos, cozinha tradicional, pratos de peixe e pratos de carne, existindo opções para todos os gostos.

Como saladas, tem à sua disposição “Salada de tomate, mozarela e pesto”, “Salada com queijo de cabra, beringela grelhada e frutos secos”, “Salada César com frango” e “Salada com salmão da Escandinávia e romã”.

Como pratos de peixe, tem à sua disposição “Caril de polvo com camarão”, “Lombo de bacalhau com molho de sapateira, grelos e espinafre salteado com alho”, “Darne de corvina sobre xarém sólido e molho branco”, “Naco de xarém com lingueirão à Bulhão Pato”, “Lombo de tamboril envolto envolto em bacon com molho de mostarda” e “Salmão na prata com molho de cataplana”

Como pratos de carne, tem à sua disposição “Bife à Portuguesa de Carne Maturada”, “Lombinho de porco recheado com tangerina e molho de café”, “Magret de pato com molho de chá preto”, “Supremo de pintada recheado com figos e molho da sua própria aguardente”, “Tornedó de novilho à Vila Adentro com molho de alfarroba” e “Carré de borrego com batata gratinada e molho de poejo”.

Para finalizar, pode escolher “Mousse”, “Pudim caseiro”, “Bolo Brigadeiro”, “Tortas regionais de laranja, alfarroba e laranja, amêndoa, figo, batata doce” e “Bolinhos regionais”.

Horário: De segunda-feira a domingo: das 12:00h às 22:30h.
Localização: Praca Dom Afonso III 17, Faro 8000-167 Portugal

Restaurante À do Pinto

O Restaurante À do Pinto, surgiu com o objetivo de, oferecer o que de melhor existe na Ria Formosa, que banha a cidade de Faro, honrando a gastronomia típica da região como as açordas algarvias ou as cataplanas.

É uma paragem obrigatória para quem quer comer bem e provar os sabores e a essência do mar e da terra da região do Algarve, acompanhando os pratos com vinhos portugueses de topo.

Na ementa do restaurante À do Pinto, poderá encontrar petiscos, desde as tradicionais lulas fritas às bochechas de porco, especialidades de marisco, como o arroz de lingueirão, e ainda cataplanas, de peixe ou carne.

E uma enorme variedade de referências de vinho, selecionadas para complementar a sua experiência gastronómica, mantendo o nosso compromisso com a qualidade, autenticidade e diversidade. 

Horário: De segunda-feira a sexta: das 12:00h às 23:00h.
Encerrado ao sábado e ao domingo.
Localização: Travessa Rebelo da Silva 13, R. de Santo António 26, Faro 8000-483 Portugal

Restaurante Bel’mare Gastrobar

O Restaurante Bel´mare Gastrobar, fica localizado na Praia de Faro e oferece vista para a ria e para o mar. Estes é um espaço que oferece tapas para partilhar com família e os amigos, apresentando um menu variado e delicioso, que pretende atender os gostos de diferentes paladares.

O ambiente é moderno e vibrante, onde todos os pratos foram pensados para partilhar e reviver memórias. Cada prato é criado com produtos frescos e de qualidade, provenientes da Ria Formosa, do mar e a serra Algarvia.

Como entradas, para começar pode optar pelo “Pica-pau de atum, com cebola, coentros e gengibre”, as
“Amêijoas à Bulhão Pato”, a “Salada de ovas de choco”, as “Ostras ao natural”, ou o “Tataki de atum com molho ponzu, sésamo e gengibre”.

Para prato principal, também na lógica da partilha, tem o “Húmus com cogumelos selvagens e ovo estrelado”, “o “Naco de Novilho”, o “Tártaro de novilho com gema de ovo e tabasco” ou os “Croquetes com molho de menta”.

Horário: De segunda-feira a domingo: das 09:30h às 24:00h.
Encerrado ao domingo.
Localização: Avenida Nascente, nº25 – Praia de Faro, Faro 8005-520 Portugal

Veja também os seguintes artigos:

Related Stories

spot_img

Veja aqui mais artigos

Onde beber a melhor poncha da Madeira

A Ilha da Madeira, é um paraíso tropical situado no meio do Oceano Atlântico,...

Onde ficar no Porto Santo – 6 hotéis imperdíveis

Porto Santo, é um refúgio de tranquilidade e beleza natural. Com praias de areia...

Onde comer por menos de 15€ em Lisboa –...

Conhecer a gastronomia de uma cidade é uma maneira autêntica de conhecer a sua...

15 Coisas para fazer e sítios para visitar na...

A Ilha da Madeira, é um destino único, que encanta visitantes de toda a...

Onde comer em Aveiro – 7 restaurantes imperdíveis

A cidade de Aveiro, é conhecida como a “Veneza de Portugal” e é tão...

12 lugares secretos que pode encontrar em Lisboa

Se procura lugares únicos e incomuns em Lisboa, que não são mencionados na maioria...

Categorias populares

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui