O que visitar na cidade de Bratislava em 24 horas – Viagem a partir de Viena

A cidade de Bratislava está situada no centro da Europa e é a capital da Eslováquia, localizando-se a apenas 62km da cidade de Viena. Ao longo dos anos, Bratislava tem vindo a emergir e a tornar-se numa cidade com uma identidade única, incorporando na sua essência as diferentes jornadas que carrega ao longo da história.

Com a criação de várias rotas de fácil acesso, a viagem entre as cidades de Viena e Bratislava tem vindo a tornar-se cada vez mais popular. A questão que se coloca agora é: será possível conhecer a cidade em apenas um dia?

Aqui vai encontrar o itinerário perfeito para o ajudar a conhecer melhor esta cidade em apenas 24 horas.

Conheça Bratislava em 24 horas - Viagem a partir de Viena - Explorar o Mundo
Bratislava – Capital da Eslováquia

Como chegar a Bratislava?

Bratislava, é uma cidade com uma ótima localização, ficando a apenas uma hora de distância de Viena, local onde nos encontrávamos na altura. Ao ser uma cidade central, torna-se muito fácil arranjar um meio de transporte para a mesma, havendo todo o tipo de transportes para lá: avião, barco, autocarro e comboio.

Como pretendíamos visitar a cidade num dia, optámos por escolher a opção mais viável para nós: o comboio. Em Viena, o nosso alojamento, ficava a apenas 180 metros da estação central, ou seja a cerca de 2 minutos a andar, o que nos permitia deslocar facilmente para qualquer lado.

As passagens de comboio de Viena para Bratislava podem ser adquiridas com antecedência, via online na OBB, mas na nossa opinião não é a melhor opção, devido a existirem mais horários disponíveis do que os que são disponibilizados na plataforma.

Nós, acabámos por adquirir os bilhetes de comboio, no próprio dia em que fomos visitar Bratislava, pelo que consideramos ser bastante fácil e acessível o serviço de transportes em Viena, havendo comboios disponíveis com uma frequência de hora a hora. Nas bilheteiras estão disponíveis vários idiomas e o balcão de informações (sítio onde comprámos os nossos bilhetes), tem também um horário alargado e os funcionários são muito receptíveis.

O preço da viagem ida e volta ficou a 16€ por cada pessoa e a viagem demorou cerca de 55 minutos. Pelo caminho fomos presenteados por paisagens magníficas, onde a natureza parece envolver-nos.

Tem também outras opções à escolha, como realizar uma excursão de 1 dia em Bratislava, pela Get Your Guide. Este passeio, permitirá conhecer a cidade com um guia turístico especializado entre a terra e o mar.

O que fazer em Bratislava?

Ao chegar à estação de comboio em Bratislava (Hlavná stanica), para se deslocar até ao centro da cidade pode apanhar qualquer autocarro ou trolley cuja direção seja Račianske mýto ou Centrum. No entanto, se preferir conhecer melhor a cidade e os seus pontos turísticos, pode deslocar-se a pé.

Palácio Grassalkovich

Saindo da estação, optámos por descer uma das avenidas da cidade e ir em direção ao Palácio Grassalkovich, também conhecido como Palácio Presidencial, que é a atual residência do Presidente da Eslováquia.

Palácio Grassalkovich em Bratislava - Explorar o Mundo
Palácio Grassalkovich

Nas suas traseiras, o palácio possui um jardim lindíssimo de estilo barroco, que se encontra aberto ao público, até mesmo quando o presidente se encontra na residência. 

Ao sairmos do jardim do Palácio Grassalkovich, optámos por ir, de seguida, visitar o Castelo de Bratislava, que se localiza no alto de uma colina e tem uma vista de 360 graus para a cidade.

O percurso até ao Castelo, demorou cerca de vinte minutos, e apesar de o caminho ser sempre a subir, vale muito a pena, pois possibilitou-nos conhecer melhor a cidade e tivemos a oportunidade de nos deparar com a deslumbrante arquitectura que a mesma tem para nos oferecer.

Castelo de Bratislava

Assim que começamos a caminhada até ao Castelo de Bratislava, a paisagem torna-se mais verde, rodeando-nos de árvores sobre um fundo enevoado, de onde vão surgindo figuras como uma escultura onde se encontra uma mulher sentada acompanhada por pássaros. Na verdade, a mesma até causa certa polémica pois ninguém sabe quem ela é, acreditando-se no entanto que possa ser uma personagem do conto Anne Lisbeth da escritora Hans Christian Andersen.

Ao longe, vê-se ainda a Torre do Relógio da Catedral de São Martins, considerada a principal estrutura gótica da cidade. Nessa catedral, foram coroados, até o século XIX, reis e imperadores húngaros e foi também onde Beethoven se estreou como compositor e pianista.

O Castelo de Bratislava é, sem dúvidas, uma das maiores atrações da cidade, sendo um importante ponto na história do país. Dizem que foi a comunidade celta que construíu o primeiro castelo nesse mesmo local, no entanto, ao longo dos anos a estrutura do mesmo foi-se transformando tornando-se no edifício que existe hoje. Localizado no alto da colina, com vista para a cidade e para o seu centro histórico, a cerca de 85 metros de altura das margens do Rio Danúbio, diz-se que do alto das suas torres, em dias de céu limpo é possível avistar os três países vizinhos: a Eslováquia, a Áustria e a Hungria.

No interior do Castelo é possível visitar o Museu da História e o Museu Nacional, onde pode encontrar mais de 3500 pinturas, estátuas e gravuras de artistas eslovacos e estrangeiros, vidros eslovacos, móveis de madeira esculpida, relógios, armas e armaduras, exposições de prataria dos séculos XVII ao XIX, um impressionante baú de jóia de cerca de 1600 e réplica da coroa dos reis húngaros.

Ainda acerca da vista do Castelo, é possível avistar-se também a Ponte SNP, considerada a sétima maior ponte suspensa do mundo, onde se encontra um dos restaurantes mais icónicos de sempre, em forma de OVNI, com um deck que oferece uma vista incomparável.

Estátua Schöne Náci e Cumil

A primeira estátua é referente a Schone Naci, um antigo habitante da cidade. Segundo os cidadãos de Bratislava, este era um homem pobre que sofria problemas mentais e costumava andar pelas ruas da cidade sempre bem vestido, com um fato de camurça e um chapéu comprido, cumprimentando todas as pessoas que passavam por ele.

Já a segunda estátua é considerada a mais famosa em Bratislava e é conhecida como “Cumil”, que na Eslováquia significa observador.

A estátua foi criada pelo artista Viktor Hulik e tanto pode representar um operário comunista dentro de uma fossa, a olhar para a rua, deixando de fazer o seu trabalho por saber que tinha o seu emprego garantido pelo governo ou ser apenas um trabalhador que fez uma pausa no seu trabalho e fica a olhar pela fossa para as pernas das mulheres que passavam à sua frente. E vocês, qual a teoria que acham que corresponde mais à realidade?

Outra curiosidade engraçada acerca desta estátua, está relacionada com a placa de trânsito posicionada ao lado de Cumil, isto porque muitos carros que ali atravessam não se apercebem da existência da mesma, sendo frequente atropelarem-na, assim sendo, consideraram que o melhor, seria mesmo era colocar uma placa que sinalizasse a sua presença: MAN AT WORK.

Igreja Azul (Igreja de Santa Isabel)

Este é talvez o lugar mais instagramável que irá encontrar em Bratislava! A Igreja Azul, também conhecida como Igreja de Santa Isabel, fica localizada perto da Praça Principal da cidade, sendo considerada uma das obras de arquitectura de estilo húngaro (Art Noveau) mais bonitas do mundo. A mesma foi construída entre 1909 e 1913, pelo arquitecto Edmund Lechner.

A pintura azul da igreja, torna-a ainda mais bonita, ao realçar os seus mosáicos. Encontrando-se a Santa Isabel omnipresente em toda a obra, ao ser representada na fachada da entrada principal, no mosaíco acima referido. A imagem do mosaíco, demonstra a Santa a segurar nas rosas que, segundo a lenda, converteu em pão, para distribuir aos pobres e doentes. 

Para visitar o interior da igreja é necessário verificar primeiro os horários da mesma, pois são limitados:

De segunda a sábado: 06:30h às 07:30h e das 17:30h às 19:00h. 
Domingo: 07:30h às 12:00h e das 17:30h às 19:00h.

Ao entrar na igreja irá deparar-se com mais tons de azul, envolvidos com pormenores em dourado e amarelo.

Outras atividades que pode fazer em Bratislava

Desfrute da gastronomia da cidade

Ao viajarmos para um país diferente gostamos sempre de provar a gastronomia local. Assim sendo, deixamos em baixo algumas sugestões para se poder aventurar na gastronomia eslovaca.

Bratislava: degustação de vinhos com sommelier

Conheça a adega histórica do Museu de Viticultura e Enologia no Apponny Palace. Aqui encontrará os 100 melhores vinhos eslovacos. Escolha um programa de degustação de vinhos e aproveite as degustações realizadas por um sommelier profissional, que falará sobre vinhos individualmente em termos de propriedades sensoriais e o seu interesse.
Bratislava: experiência de degustação de mel e hidromel

Descubra as tradições de fabricação de mel da Eslováquia no centro da cidade de Bratislava. Desfrute de uma degustação de mel e hidromel, aprenda sobre a produção de mel e receba um elegante pacote de lembrança de mel.
Bratislava: tour gastronômico guiado

Sinta a cultura de comida e bebida de Bratislava nesta excursão culinária única. Desfrute de uma caminhada guiada pelo coração da cidade, parando em uma adega, café tradicional e microcervejaria.
Gastronomia de Bratislava

Explore a cidade de forma mais aprofundada

Bratislava: excursão a pé para grupos pequenos de 1 hora

Embarque em um passeio a pé curto, mas instrutivo, pelos locais mais históricos e importantes da cidade velha de Bratislava. Veja a Casa da Ópera, a Antiga Câmara Municipal, a Porta de Miguel e a singular Catedral de São Martinho.
Jogo de descoberta da cidade: os segredos da cidade velha de Bratislava

Imagine ver Bratislava sob uma nova luz, sem ouvir um guia turístico. Com este jogo de descoberta único, desfrute de um passeio suave pela cidade enquanto resolve pistas para levá-lo a diferentes locais e aprender mais sobre esta cidade fascinante.
Bratislava: Grande passeio guiado pela cidade

Explore Bratislava em poucas horas com um passeio guiado pela cidade. Descubra a cidade velha de Bratislava. Veja os monumentos históricos da capital da Eslováquia.
Excursões e passeios por Bratislava

Onde ficar em Bratislava?

Bratislava é uma cidade que tem muito para oferecer e apesar de termos ficado apenas um dia na cidade, sabemos que poderíamos ter aproveitado muito mais caso ficássemos mais algum tempo. Apesar de não ser uma cidade muito grande, apresenta uma vasta oferta no que diz respeito ao alojamento.

RELAÇÃO PREÇO-QUALIDADEO alojamento Second home in heart of Bratislava, está localizado no bairro Stare Mesto de Bratislava, perto do Palácio Primate. Os pontos de interesse populares perto do apartamento incluem o Teatro Nacional Eslovaco, a Praça Principal e a Catedral de São Martinho.
FAMÍLIAS NUMEROSASO Boutique Capsule Hostel CHORS está situado no centro histórico de Bratislava, ficando a 600 metros da Torre Michalska e a 1,7km do Castelo de Bratislava. Este é o primeiro hostel em Bratislava que disponibiliza acomodações em cápsulas exclusivas.
MAIS CARAO Hotel Marrol’s Boutique, é um hotel de 5 estrelas localizado no centro de Bratislava. O hotel fica a cerca de 5 minutos a pé da antiga Câmara Municipal, da Catedral de St. Martin e do Cais do Danúbio. O Castelo de Bratislava fica a cerca de 1 km e a Torre de Michael fica a 700 metros. O Palácio Presidencial fica a apenas 1 km de distância.
Sugestões sobre onde ficar em Bratislava

O que visitar nos arredores de Bratislava?

Related Stories

spot_img

Veja aqui mais artigos

Onde beber a melhor poncha da Madeira

A Ilha da Madeira, é um paraíso tropical situado no meio do Oceano Atlântico,...

Onde ficar no Porto Santo – 6 hotéis imperdíveis

Porto Santo, é um refúgio de tranquilidade e beleza natural. Com praias de areia...

Onde comer por menos de 15€ em Lisboa –...

Conhecer a gastronomia de uma cidade é uma maneira autêntica de conhecer a sua...

15 Coisas para fazer e sítios para visitar na...

A Ilha da Madeira, é um destino único, que encanta visitantes de toda a...

Onde comer em Aveiro – 7 restaurantes imperdíveis

A cidade de Aveiro, é conhecida como a “Veneza de Portugal” e é tão...

12 lugares secretos que pode encontrar em Lisboa

Se procura lugares únicos e incomuns em Lisboa, que não são mencionados na maioria...

Categorias populares

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui