Não há lugar no mundo como Paris! Já dizia o Rei Francisco I, que “Paris não é uma cidade, é um mundo” e parece que ele estava certo! A cidade de Paris é um mundo de possibilidades, séculos de arquitetura e cultura. Tem um estilo de vida tão especial e único, que seria impossível de o replicar, por muito que quiséssemos.
Cada arrondissement tem o seu próprio estilo, desde os mais opulentos com edifícios em pedra no centro da cidade, até aos mais românticos como o Montmartre, repleto de pequenas boutiques e galerias de arte. Pode ser, assim, um grande desafio saber onde ficar nesta cidade repleta de atrações. Mas não se preocupe, nós ajudamo-lo com este artigo, escrito com a ajuda de um habitante local!
Está a planear viajar para a Europa? Temos alguns posts que o podem ajudar! Dê uma vista de olhos:
Itinerário de 4 Dias em Paris: O que ver, fazer e visitar
11 Dicas para a sua Viagem a Budapeste
O Que visitar na cidade de Bratislava em 24 horas – Viagem a partir de Viena
O que visitar, fazer e ver em 3 dias na cidade de Viena
Dicas de Viagem Paris
Antes de partir para a cidade do amor, aqui estão algumas dicas que o podem ajudar a preparar-se para sua viagem:
Quando ir a Paris
A melhor altura para visitar Paris costuma ser o Verão, pois os dias são mais longos e pode maximizar o seu tempo para conhecer a cidade. Em alternativa, pode optar pela altura da Primavera (meados de Abril a Junho), quando as ruas começam a florescer e os dias, apesar de ainda serem frios, já se tornam mais agradáveis, no entanto, o aconselhado, é que leve alguma roupa quente, porque o clima pode ser incerto. De Setembro a Outubro, a cidade fica envolvida por folhas coloridas de Outono. No Inverno, a cidade é fria e chuvosa, pelo que será de evitar, a menos que queira conhecer Paris no Natal ou na altura do Ano Novo.
Segurança em Paris
Mantenha-se seguro: Os roubos em Paris, infelizmente, são muito comuns, especialmente em zonas muito movimentadas como a Torre Eiffel, os degraus da Basílica do Sacré Cœur e nos transportes públicos (cuidado com a linha 6 do metro). No entanto, não presuma o pior das pessoas e não deixe de aproveitar as suas férias, tome apenas algumas medidas de segurança, que o previnam de ficar sem os seus pertences.
Pode ser interessante para si o nosso artigo sobre: As melhores mochilas de viagem e malas antirroubo.
Tenha ainda atenção ao trânsito, se pretende alugar um carro tenha em consideração a condução dos parisienses (acreditem, é uma coisa louca)! Cuidado também a atravessar a rua – mesmo que o semáforo esteja verde, por causa dos ciclistas e trotinetes elétricas.
Transportes Públicos em Paris
Planeie com antecedência como pretende deslocar-se em Paris. Se, for o caso de optar por andar de transportes públicos, saiba que o que lhe irá ficar mais caro será o transporte do aeroporto até ao centro. De resto, terá geralmente uma paragem de autocarro ou metro, perto do seu alojamento, a custos acessíveis. Pode obter um passe de 2/3/5 dias e descarregar para o seu telemóvel a App Bonjour RATP, onde conseguirá encontrar toda a informação que precisa como horários, preço dos bilhetes, entre outras.
Eventos em Paris
Verifique antecipadamente se haverá algum evento, na altura em que pretende visitar Paris, pois pode ocorrer que causem o fecho de algumas atrações ou até que lhe proporcionem uma experiência ainda mais inesquecível. Por exemplo:
- O Fête de la Musique, que ocorre a 21 de Junho e oferece uma série de concertos gratuitos ao público;
- O Feriado Religioso a Assunção, que se celebra a 15 de Agosto, fazendo com que algumas atrações encerrem;
Lugares Secretos em Paris
Para tornar a sua viagem a Paris inesquecível, para além de visitar os grandes, famosos e quase obrigatórios pontos turísticos, seria interessante que fizesse uma lista também de outros lugares menos conhecidos, mas que se adequem a si e tornem esta viagem mais pessoal. Por exemplo:
- Se gosta de gatos, porque não visitar o Le Café des Chats. O conceito é simples, os visitantes do local podem desfrutar de uma bebida quente e uma refeição leve, enquanto interagem com os gatos que vivem no local.
- Visite um bar escondido, por detrás de uma máquina-de-lavar em Paris: o Lavomatic.
- Conheça o Museu da Dior, nade no Rio Sena numa piscina suspensa, relaxe num spa de cerveja ou aprecie Paris a 150 metros acima do solo, num balão de ar quente estático.
São muitas as experiências que poderá ter nesta cidade.
Caminhar em Paris
Traga sapatos confortáveis! A melhor maneira para conhecer a cidade de Paris é andar a pé. Só assim poderá conhecer o que há de melhor em cada bairro. Mesmo que ande de transportes públicos, o provável é que ande bastante durante o tempo que estiver na cidade, principalmente se fizer um dos muitos passeios gratuitos que poderá encontrar em Paris. Portanto, tanto para homens como para mulheres é fundamental, ter uns bons sapatos.
Se quiser pode ainda, fazer um passeio guiado de Segway ou até mesmo um passeio num Citroën 2CV antigo, de forma a descansar um pouco, sem abdicar de conhecer a cidade.
Dica: Para evitar queimaduras no meio das suas pernas, lembre-se de levar consigo cremes anti-fricção e calções compridos, que ajudem a prevenir.
Horários em Paris
Respeite os horários das refeições. Apesar de quando estamos de férias ser fácil distrairmo-nos nas horas, é importante que se lembre que os restaurantes franceses têm horários de atendimento rígidos. O serviço de almoço começa por volta das 11:30h e a cozinha encerra o mais tardar às 14:00h.
Se os seus horários de check-in e check-out não coincidirem com a sua chegada ou partida da cidade, caso precise de um local onde guardar as suas malas, nos aconselhamos o LuggageHero.
Onde Ficar em Paris
A cidade de Paris está dividida em 20 arrondissements, que basicamente são os bairros da cidade, numerados em forma de espiral, os números 1 a 9 são bastante centrais e turísticos, os restantes já são mais residenciais.
O número de cada arrondissement, encontra-se escito no topo de quase todos os sinais de rua, pelo que o habitual é utilizar-se o número ou o nome do bairro para se explicar onde se localizam determinados lugares.
Enquanto turista, as áreas mais importantes para si são:
- Arrondissements 1-4: Onde se localiza o Louvre e o Le Marais (também conhecidos pelo Jardin du Palais Royal). Neste bairro, por onde quer que passe, estará rodeado de história, restaurantes, lojas e estações de metro, que lhe permitem deslocar-se para qualquer lado.
- Arrondissement 5: O Quartier Latin é um local cheio de vida, onde poderá encontrar muitos jovens, principalmente estudantes. É também um bom sítio para escolher entre uma das muitas esplanadas existentes e experimentar as diferentes iguarias da cozinha francesa! Desde Coq Au Vin a Caracóis, aqui encontrará de tudo.
- Arrondissement 7: Onde se localiza a Torre Eiffel e Champ de Mars, duas das principais atrações turísticas de Paris, tornando esta numa das áreas provavelmente mais movimentadas da cidade.
- Arrondissement 8: Aqui encontrará o Arco do Triunfo e a Champs-Élysées. Este bairro é considerado “a casa” de todas as marcas de luxo famosas que possa imaginar. Este é o sítio ideal para ver as vitrines e fazer umas compras.
- Arrondissement 18: Montmartre. No coração do bairro fica a Basilique du Sacré Cœur e a vizinha Place du Tertre. Este é um local que se encontra sempre cheio de turistas, mas que transmite uma sensação de tranquilidade, devido às suas ruas estreitas e lojas de rua. Esta é a verdadeira área que deu a Paris o nome de “Cidade do Amor”.
Arrondissements 1 a 4 | Hôtel du Cygne Paris | The People Paris Marais | Hotel des Ducs d’Anjou |
Arrondissement 18 | Hotel 29 Lepic | Le Village Montmartre | Hotel Basss |
Arrondissement 5 | Hotel Home Latin | Paris Art Hotel | Hotel de Suez |
Arrondissement 7 | Art Hotel Eiffel | Eiffel Petit Louvre | Hotel Duquesne Eiffel |
Dog-Friendly | Acacias Etoile | Hotel Paris Louis Blanc | Hotel Basss |
Budget-Friendly | Generator Paris | St. Christopher’s Inn Canal | The People Paris Marais |
Veja também: Itinerário de 4 Dias em Paris: O que ver, fazer e visitar
Onde Ficar nos Arrondissements 1 a 4
Os Arrondissements 1 a 4, ficam situados no coração de Paris. Com algumas das principais atrações da cidade localizadas nestes bairros, como o Louvre e o Le Marais, esta é uma área bastante movimentada.
1º Arrondissement (Louvre) | 2º Arrondissement (Bourse) | 3º Arrondissement (Haut Marais) | 4º Arrondissement (Le Marais e Île de la Cité) |
Museu do Louvre Palais Royal Jardins des Tuileries Sainte-Chapelle Pont des Arts | Palais Brongniart Passages Couverts Rue Montorgueil | Museu Picasso Museu Carnavalet Place des Vosges Musée des Arts et Métiers | Catedral de Notre-Dame Île Saint-Louis Centre Pompidou Hôtel de Ville Place de la Bastille |
Hôtel du Cygne Paris
O Hotel du Cygne é um hotel boutique que fica situado no coração do bairro de Montorgueil, uma área animada e central de Paris, próxima do Louvre e do Centro Pompidou. Este hotel histórico oferece quartos acolhedores com decoração clássica, equipados com Wi-Fi gratuito, televisores e casas de banho privativas.
The People Paris Marais
O The People Paris Marais é um hostel contemporâneo e económico, situado no Marais, uma das áreas mais trendy de Paris. Oferece quartos partilhados e privados, com um design moderno e minimalista, além de um rooftop com vistas incríveis da cidade.
Hotel des Ducs d’Anjou
O Hotel des Ducs d’Anjou, fica localizado perto de Châtelet, ao lado do Rio Sena e da Catedral de Notre-Dame. Este é um hotel elegante, que combina o conforto moderno com um ambiente clássico parisiense, oferecendo quartos com ar condicionado, minibar e pequeno-almoço buffet.
Onde Ficar no Arrondissement 18
Montmartre é um bairro encantador e artístico, se optar por ficar aqui alojado, poderá explorar o centro da cidade durante o dia e voltar tranquilamente à noite para o seu alojamento, longe da multidão.
Arrondissement 18 (Montmartre) |
Place du Tertre La Petite Maison Rose de Montmartre Basílica do Sacré Cœur Moulin Rouge Museu de Montmartre Le Mur des Je t’aime Rue Lepic e Rue des Abbesses Cemitério de Montmartre Escadaria da Rue Foyatier |
Hotel 29 Lepic
O Hotel 29 Lepic está localizado na famosa Rue Lepic, no coração de Montmartre, a poucos passos do Moulin Rouge e da Place du Tertre. Este hotel oferece quartos acolhedores e modernos, com Wi-Fi gratuito, televisão e minibar.
Le Village Montmartre
O Le Village Montmartre é um hostel situado perto da Basílica do Sacré-Cœur, com uma atmosfera jovem e descontraída, que oferece quartos partilhados e privados. Dispõe de um terraço com vistas incríveis para a cidade, uma cozinha partilhada e outras áreas comuns.
Hotel Basss
o Hotel Basss, também situado em Montmartre, é um hotel moderno com um design minimalista. Os quartos incluem Wi-Fi gratuito, ar condicionado e televisor. Está convenientemente localizado perto de cafés e lojas típicas da área.
Onde Ficar no Arrondissement 5
O Bairro Quartier Latin é uma mistura entre a cultura, história, vida académica e lazer, tornando-se um dos bairros mais animados e interessantes de Paris.
Arrondissement 5 (Quartier Latin) |
Panteão Jardins de Luxemburgo Universidade de Sorbonne Museu Nacional de História Natural Jardin des Plantes Rue Mouffetard Shakespeare and Company Termas de Cluny Le Procope |
Hotel Home Latin
O Hotel Home Latin está situado no coração do Quartier Latin, perto da Sorbonne e do Panteão, oferecendo uma localização central e tranquila. Os quartos são confortáveis, equipados com Wi-Fi gratuito, televisão e ar condicionado, com opções de pequeno-almoço disponível.
Paris Art Hotel
O Paris Art Hotel Quartier Latin, também no Quartier Latin, é um hotel moderno e descontraído, com quartos coloridos e minimalistas que incluem ar condicionado, TV e Wi-Fi. Encontra-se a uma curta distância do Jardim de Luxemburgo.
Hotel de Suez
O Hotel de Suez, localizado na famosa Boulevard Saint-Michel, oferece quartos simples e acolhedores, com Wi-Fi gratuito e vistas para a rua movimentada, a poucos minutos da Sorbonne e da Notre-Dame.
Onde Ficar no Arrondissement 7
Se a Torre Eiffel está na sua lista de desejos há algum tempo e deseja vê-la durante todo o dia, então este é o melhor bairro para ficar alojado. Esta é uma das áreas residenciais mais ricas da cidade, onde encontrará principalmente hotéis de luxo.
Arrondissement 7 (Torre Eiffel) |
Torre Eiffel Musée d’Orsay Les Invalides Museu Rodin Assembléia Nacional Museu Quai Branly – Jacques Chirac Rue Cler Parque do Champ de Mars |
Art Hotel Eiffel
O Art Hotel Eiffel é um moderno hotel localizado a poucos minutos da Torre Eiffel e da estação de metro La Motte-Picquet Grenelle. Oferece quartos contemporâneos com decoração minimalista, equipados com Wi-Fi gratuito, TV de ecrã plano e ar condicionado.
Eiffel Petit Louvre
O Eiffel Petit Louvre fica situado perto da Torre Eiffel e a uma curta caminhada do Champ de Mars. Este hotel acolhedor oferece quartos acolhedores com uma decoração contemporânea, ar condicionado e Wi-Fi gratuito, sendo ideal para uma estadia confortável.
Hotel Duquesne Eiffel
O Hotel Duquesne Eiffel, situado perto dos Invalides, combina elegância e charme parisiense, com quartos confortáveis, que oferecem vistas deslumbrantes sobre a Torre Eiffel. O hotel oferece Wi-Fi, ar condicionado e um buffet de pequeno-almoço.
Onde Não Ficar em Paris
Embora o centro de Paris seja maioritariamente seguro, o indicado é que continue a ter alguns cuidados e que se afaste de áreas problemáticas. Em França, costumam ocorrer muitas manifestações, que infelizmente nem sempre são pacíficas, pelo que o mais seguro será alojar-se em áreas mais turísticas que normalmente são menos impactadas.
Pigalle
O Bairro Pigalle, é conhecido pelas festas à noite, pelo que não é ideal se quiser descansar depois de um longo dia a explorar a cidade. O nosso conselho é que fique a apenas algumas ruas de distância, em Montmartre, onde o ambiente é mais tranquilo e pode caminhar em segurança durante a noite.
Campos-Élysées
Esta é uma das zonas mais caras de Paris e embora fique localizada perto do Arco do Triunfo, a verdade é que acaba por ficar longe dos restantes pontos de interesse da cidade, sendo necessário que passe mais tempo a caminhar ou a utilizar os transportes públicos. O nosso conselho é que fique do outro lado do Rio Sena, por exemplo, no Art Hotel Eiffel, onde tudo é muito mais acessível e fica a apenas 1,5km de distância dos pontos turísticos.
Arrondissement 15 e 18
Exceto perto da Torre Eiffel (no limite do arrondissement 15) e Montmartre (arrondissement 18), deve evitar o restante, pois os preços são altíssimos e, por vezes, fica ainda mais afastado do centro e, consequentemente, dos pontos turísticos interessantes. Se o seu objetivo é poupar o máximo possível, veja o Hotel Home Latin, que fica localizado numa rua tranquila no Quartier Latin e é mais barato que outras áreas centrais
As Nossas Dicas e os Recursos que utilizamos para Viajar
Estas são nossas dicas e recursos de viagem favoritos para economizarmos dinheiro e planearmos toda a logística de uma viagem!
Agendar Voos: para conseguir ofertas de voos, pesquise no Google Flights ou Skyscanner. Para economizar dinheiro: voe a meio da semana, com bagagem de mão em companhias aéreas low-cost e escolha voos com horário da manhã.
Agendar Cruzeiros: para conseguirmos as melhores ofertas no que diz respeito a marcar cruzeiros, utilizamos a Cruisedirect.
Alojamento: Geralmente escolhemos alojamentos de longa temporada, hotéis de companhias menores ou quartos privados em hostéis, por serem mais económicos. Utilizamos:
- O Booking.com para reservar hotéis, oferecendo uma política flexível de cancelamento;
- O Hostelworld para reservar hostéis a preços menores, com alteração/cancelamento fáceis;
- O VRBO por tem taxas mais baixas e um melhor apoio ao cliente do que o Airbnb;
- A Agoda, o Expedia e o Hotéis.com, onde pode encontrar hotéis baratos e descontos;
- O TrustedHousesitters, onde se pode alojar gratuitamente na casa de quem precisa de alguém para cuidar dos seus animais.
Seguro de Viagem: Sugerimos vivamente a aquisição de um seguro de viagens sempre que fizer viagens internacionais – descubra o porquê através do nosso artigo Dicas Para Viajar em Segurança. Recomendamos:
- O Seguro360, devido à facilidade de todo o processo, que é feito de forma rápida e eficiente.
Cartões de Débito/Crédito: Sempre que viajamos fazemos uma estimativa dos gastos que teremos nesse período e colocamos esse montante num cartão da Curve. Antigamente utilizávamos o Revolut, mas as taxas de conversão de moeda do cartão Curve são bem mais reduzidas, tornando-se ideal para nós.
Tours: Os passeios turísticos oferecem uma perspetiva local que não conseguimos obter quando nos aventuramos sozinhos. Costumamos utilizar a plataforma do GetYourGuide, a Viator ou a Big Bus Tour. O CityPass, apenas para nos EUA.
Transportes: Dependendo o lugar para que vamos viajar, decidimos antecipadamente que tipo de transportes vamos necessitar. Assim sendo, se for para utilizar:
- Transportes Públicos: Utilizamos plataformas como a Bookaway, FlixBus, Trainline e Omio.
- Veículo Privado: Para procedermos ao aluguer de carros, usamos a Centauro ou a OK Mobility.
Bagagem: Sempre que fazemos o check-out antecipado ou o check-in tardio, ou até mesmo quando aproveitamos uma longa escala, utilizamos o LuggageHero para guardar a nossa bagagem em segurança. Pode encontrar mais informação nos seguintes artigos:
- 5 Mochilas ideais para viajar sem pagar taxas de bagagem;
- As Melhores Mochilas de Viagem e Malas Antirroubo de 2024;
- As 6 Melhores Malas de Viagem – Qual a melhor de 2024?
Serviço VPN: Utilizamos a Airalo ou a Holafly, pois podemos manter o nosso cartão SIM físico, ter dados móveis e ficamos automaticamente conectados assim que aterramos no nosso destino.
Indemnizações: Para fazer pedido de indemnizações de voo utilizamos sempre a AirHelp ou a Skycop, que obtém até 600€ de valor de compensação.
Artigos de Viagem: Para adquirir artigos de viagem que nos ajudam na organizam ou conforto, utilizamos geralmente a Amazon. Pode encontrar mais informação nos seguintes artigos: