Início Site

Onde beber a melhor poncha da Madeira

A Ilha da Madeira, é um paraíso tropical situado no meio do Oceano Atlântico, conhecido não só pelas suas paisagens deslumbrantes e clima ameno, como também pela sua cultura gastronómica. Entre as muitas delícias culinárias desta ilha, destaca-se a poncha madeirense, uma bebida tradicional e emblemática que encanta os visitantes e locais há gerações.

A origem da poncha remonta ao século XVI, tratando-se de uma bebida alcoólica feita com aguardente de cana-de-açúcar, sumo de limão e mel, considerada uma experiência sensorial da essência madeirense.

Selecionar a melhor poncha da Madeira, é realmente difícil e raramente há consenso, por isso trazemos-lhe aqui, um guia dos 7 melhores locais para beber das melhores ponchas da Madeira. Prepare-se para explorar os bares e tabernas autênticas onde os habitantes locais se reúnem para desfrutar da melhor poncha.

Está a pensar visitar a Ilha da Madeira? Veja também o nosso guia gratuito de 15 Coisas para fazer e sítios para visitar na Madeira.


Taberna da Poncha

A Taberna da Poncha, fica situada na Serra d’Água e é atualmente um dos sítios mais frequentados por quem deseja experimentar a autêntica poncha da Ilha da Madeira. No entanto, apesar de ser um dos locais mais afamados entre os turistas, é também um local onde encontrará clientes locais habituais e de longa data.

Ao entrarmos neste espaço sentimos uma atmosfera única e autêntica. Antigamente, há cerca de 70 anos, este local era uma mercearia, que tinha uma parte dedicada à taberna, que servia bebidas alcoólicas, entre elas a poncha. Quando as mercearias começaram a cair em desuso, os proprietários decidiram apostar cada vez mais na venda da poncha, tornando espaço no que é hoje.

O espaço por si só é muito interessante, pois todos são convidados a deixar no mesmo a sua marca, estando as paredes do estabelecimento forradas com 25 anos de cartões e dedicatórias de clientes que por ali passam.

A qualidade da poncha produzida é notável. Confecionada com ingredientes frescos e tradicionais, a “Poncha à pescador” convida os clientes a sentarem-se e desfrutarem do seu sabor, enquanto petiscam amendoins, cujas cascas devem mandar para o chão, como forma de tradição.

Reza a história que as cascas de amendoim deitavam-se para o chão para o deixar seco. Assim, conforme a bebida ia caindo, as cascas ajudavam a absorver e a limpar para não escorregarem.


Venda do André

A Venda do André, fica situada na Quinta Grande, em Câmara de Lobos, e é um local onde se vende poncha há mais de 70 anos.

Entrar neste local é como realizar uma viagem ao passado, ao manter a decoração antiga, onde podemos encontrar armários de loiças antigas, notas de escudos e fotografias autografadas pelas muitas celebridades portuguesas que por ali já passaram.

Este espaço é tão conhecido que chega a vender em média entre 200 a 500 ponchas por fim-de-semana. As ponchas são feitas na hora e vem acompanhadas por tremoços e amendoins.


Venda Velha

A Venda Velha, fica localizada na zona velha da cidade do Funchal e é considerado um dos espaços mais emblemáticos para beber a verdadeira poncha madeirense.

Ali antigamente, recebiam-se recados, liam-se jornais e vendiam-se os mais variados produtos regionais. Com o desaparecimento dessas “vendas”, o local adaptou-se à atualidade, mas é possível através da sua decoração, reviver esse universo histórico.

A sua decoração antiga, remete aos tempos de outra época, composta por móveis de mercearia, suportes de candeeiros a petróleo fixados nas paredes, televisões e rádios dos anos 20/30, cadeiras e mesas da época, uma balança antiga, entre outros objetos. Este é um local que faz parte da história e tradição da Madeira.

Ali pode beber-se poncha “a metro” e a copo, sempre acompanhados dos tradicionais amendoins. É, por isso, um local ideal para usufruir da tradicional poncha, feita na hora com fruta fresca e, claro, a tradicional aguardente de cana-de-açúcar.


Mercearia do Bento

A Mercearia do Bento, fica localizada no Funchal, na Rua dos Tanoeiros 2 e é conhecida principalmente pelos habitantes locais, servindo de ponto de encontro ao fim-de-semana para os clientes habituais, pelo que costuma estar bastante cheia de gente a beber cerveja e poncha.

Não só o seu ambiente é efetivamente único, como também a sua poncha é uma delícia! Definitivamente que uma poncha saboreada num espaço tradicional como este tem logo outro sabor.


Casa de Abrigo do Poiso

A Casa de Abrigo do Poiso, é um ponto de referência na ilha, situado em plena serra Madeirense, é a paragem ideal para quem vai ou vem de visita do Pico do Areeiro.

Este é um local acolhedor e rústico, com poncha feita no momento e bem fresquinha. É também ideal para quem procura jantar ou almoçar, com pratos tradicionais madeirenses e caseiros ao seu dispor.

Assim que entramos neste espaço, a sua essência transporta-nos para uma cabana na montanha, tornando-se o cenário ideal para quem desejar fazer uma pausa para se aquecer, após descer o cimo da montanha, onde a temperatura é mais fresca.


Venda do Noé

A Venda do Noé, fica situada na Mãe de Deus no Caniço, mesmo ao lado da capela mais antiga da Madeira: a Capela da Mãe de Deus.

Tal como o nome indica, esta taberna pertencia a um senhor chamado Noé, em 1915, que na altura anotava ainda as vendas em contos de réis. Atualmente, pertence ao Senhor Celestino, que recebe quem visita o espaço sempre com um sorriso aberto.

Aqui a Poncha de Tangerina é a rainha, feita na hora com fruta fresca, deixa qualquer um deliciado.


Mercearia do Avô

A Mercearia do Avô, fica localizada no Funchal, e é também uma mercearia à moda antiga, quase museológica, pois tal como os outros locais também apresenta peças antigas de decoração.

Com cadeiras de madeira dos arraiais madeirenses, uma balança antiga e até uma máquina de fazer cachorros quentes, é um local de sonho para qualquer apreciador de antiguidades.

Aqui quem nos recebe é o Senhor Luís Ramalho, que trata qualquer um que por ali entra como um amigo de longa data. A nossa recomendação é a Poncha de Limão, que faz jus à fama deste espaço.


Veja também os seguintes artigos:

Onde ficar no Porto Santo – 6 hotéis imperdíveis

Porto Santo, é um refúgio de tranquilidade e beleza natural. Com praias de areia dourada que se estendem por toda a ilha, águas cristalinas e um clima ameno durante todo o ano, é um destino que encanta milhares de visitantes todos os anos, que procuram relaxar.

A escolha certa do alojamento, é fundamental para complementar esta experiência única. Aqui, trazemos-lhe 6 dos melhores hotéis de Porto Santo, que oferecem uma variedade de opções para todos os gostos e orçamentos, garantindo que a sua estadia seja memorável e inesquecível.

Está a planear viajar para Porto Santo? Aproveite para ver o nosso guia gratuito sobre quando ir ao Porto Santo, com várias informações e dicas sobre a ilha dourada!


Vila Baleira Porto Santo

O Hotel Vila Baleira Porto Santo, fica localizado a poucos metros da praia e é um resort de 4 estrelas. Com uma grande variedade de comodidades, como o Restaurante Dunas Bar, o parque e clube infantil, campos de padel, campos de voleibol de praia e uma sala de jogos e um anfiteatro.

Com quartos equipados com varanda privada, ar condicionado, poltronas confortáveis e televisão.

Este é um resort com all inclusive, com pequeno-almoço, almoço, jantar e bebidas ilimitadas todo o dia. Com uma qualidade superior, onde não se repete duas vezes a mesma refeição.

Para além disso, tem uma piscina exterior e uma piscina interior aquecida, um serviço de bar na piscina, um spa e uma sauna.

O QUE HÁ NAS PROXIMIDADES DO HOTEL VILA BALEIRA PORTO SANTO

Check-In: Das 14:00h às 00:00h.
Check-Out: Até ao 12:00h.
Animais de estimação: Não admitidos.
Localização: Sitio do Cabeço Da Ponto – Apartado 243, 9400-909 Porto Santo, Portugal

Vila Baleira Suites

O Hotel Vila Baleira Suites, é um aparthotel localizado à beira-mar, a 4 quilómetros do centro da Vila Baleira, que oferece 114 apartamentos T1, que o permitem usufruir de umas férias em total conforto e privacidade.

Os apartamentos oferecem vista panorâmica para a serra ou para o oceano, são bem iluminados e arejados e incluem uma kitchenette e uma casa de banho totalmente equipada, para além de outras comodidades para que se sinta como se estivesse em casa.

Com dois restaurantes, este espaço oferece uma vasta experiência gastronómica aos seus hóspedes, existindo ainda duas zonas de bar, o Oceano, um bar de praia e o Ilhéu, um bar de piscina. Onde poderá desfrutar de uma variedade de bebidas refrescantes e cocktails.

Na piscina exterior terá muito espaço, com um largo terraço, com vista para o oceano. Este local tem também uma sauna, que os hóspedes podem usufruir.

O QUE HÁ NAS PROXIMIDADES DO HOTEL VILA BALEIRA SUITES

Check-In: Das 14:00h às 00:00h.
Check-Out: Das 07:00h até ao 12:00h.
Animais de estimação: Não admitidos.
Localização: Cabeço Da Ponta, 9400-030 Porto Santo, Portugal

Hotel Porto Santo & Spa

O Hotel Porto Santo & Spa, é um lugar de tranquilidade, resguardado por um imenso jardim de palmeiras, considerado um santuário natural, à beira do oceano atlântico, numa praia infindável de areia muito fina.

Com 94 quartos, que possuem casa de banho privativa, ar-condicionado e televisão e alguns desfrutam até de um jardim privado ou de uma varanda com vistas panorâmicas.

Este espaço possui um restaurante e um bar, com uma grande esplanada e um snack-bar junto à praia. De manhã, o hotel serve um buffet de pequeno-almoço. O restaurante do hotel, prepara pratos tradicionais portugueses, conjugando a cozinha da região e aromas locais com a gastronomia internacional.

Neste hotel, os hóspedes tem a oportunidade de jogar mini-golfe e ténis de mesa no local. As actividades de lazer nas proximidades incluem canoagem, caminhadas e wind-surf.

O edifício tem ainda um SPA, que aposta no conceito de Wellness e dispõe de salas de massagens, áreas de relaxamento, banho turco, tanques de contrastes, piscina aquecida, hidromassagem, banho de Vichy e jardim interior. Complementados com ginásio e com a Terapia de Areias Quentes, que, permite uma melhoria de diversas condições físicas, que vão desde o reumatismo e dor associada, passando pelos tratamentos dermatológicos e bem-estar geral.

O QUE HÁ NAS PROXIMIDADES DO HOTEL PORTO SANTO & SPA

Check-In: Das 15:00h às 00:00h.
Check-Out: Das 07:00h até ao 12:00h.
Animais de estimação: Não admitidos.
Localização: Campo De Baixo, 9400-015 Porto Santo, Portugal 

Pestana Porto Santo Beach Resort & SPA

O Hotel Pestana Porto Santo Beach Resort & SPA, é um resort de 5 estrelas all inclusive, que disponibiliza duas piscinas em estilo natural, rodeadas por 30000 m2 de jardins.

Os quartos deste local, incluem uma varanda privativa, decorados com tons de azul e verde, como representação do oceano.

Neste hotel, existem três restaurantes e dois bares, que providenciam uma seleção de cozinha italiana e mediterrânea.

Para além disso, providencia comodidades como uma área de SPA com piscina aquecida, jatos de água, sauna, banho turco, Hamman e ginásio. E, para os mais novos, estão disponíveis os campos e salas de jogos.

O QUE HÁ NAS PROXIMIDADES DO PESTANA PORTO SANTO BEACH RESORT & SPA

Check-In: A partir das 15:00h.
Check-Out: Até ao 12:00h.
Animais de estimação: Não admitidos.
Localização: Estrada Regional 111 Nº 120 – Sitio Do Campo De Baixo, 9400-015 Porto Santo, Portugal

Hotel Torre Praia

O Hotel Torre Praia, é um hotel de 4 estrelas, conhecido pela sua excelente localização, ficando localizado junto à cidade Vila Baleira e com acesso direto à maravilhosa praia.

Com 66 quartos, incluindo 4 suítes, todos modernos e confortáveis, equipados com casa de banho privativa, mini-bar, cofre, televisão e varanda, que dispõe vistas panorâmicas sobre a praia e o Oceano Atlântico.

Apresenta um bar, um ginásio, um campo de squash, uma biblioteca, uma sauna, tratamentos de massagem e uma piscina exterior, com um espaçoso e solarengo terraço, que proporciona momentos de relaxamento.

O Hotel Torre Praia dispõe ainda de 2 restaurantes no local, ambos estão situados junto à praia, onde os hóspedes podem saborear pratos regionais, italianos e internacionais enquanto admiram as vistas panorâmicas.

Para além das magníficas praias, poderá praticar variados desportos aquáticos, fazer hipismo, jogar golfe, entre muitas mais experiências.

O QUE HÁ NAS PROXIMIDADES DO HOTEL TORRE PRAIA

Check-In: A partir das 15:00h.
Check-Out: Até ao 12:00h.
Animais de estimação: Não admitidos.
Localização: Rua Goulart Medeiros, 9400-164 Porto Santo, Portugal 

INATEL Porto Santo

O Hotel INATEL Porto Santo, possui 36 quartos, totalmente equipados e suítes espaçosas, que dispõe uma sala de estar e uma varanda, oferecendo uma vista desafogada para o oceano.

Distingue-se pela sua aposta em espaços de lazer, que contêm duas elegantes salas de estar, uma sala de jogos equipada para miúdos e graúdos e um bar panorâmico. Para além, de uma piscina exterior e um parque infantil para os mais novos.

O restaurante do hotel serve pratos locais e internacionais, dedicado a servir pratos de assinatura que não só premeiam os sabores regionais como oferecem uma viagem pela história e património gastronómico do Porto Santo. Assim como bebidas e refrescos estão disponíveis no bar.

O QUE HÁ NAS PROXIMIDADES DO HOTEL INATEL PORTO SANTO

Check-In: A partir das 17:00h até às 00:00h
Check-Out: Desde as 08:00h até ao 12:00h.
Animais de estimação: Não admitidos.
Localização: Estrada Regional 120, 9400-242 Porto Santo, Portugal

Veja também os seguintes artigos:

Onde comer por menos de 15€ em Lisboa – 6 restaurantes imperdíveis

0

Conhecer a gastronomia de uma cidade é uma maneira autêntica de conhecer a sua história, cultura e tradições. Lisboa, é sem dúvida um dos destinos gastronómicos mais incríveis da Europa, onde se misturam os sabores tradicionais com a culinária moderna.

No entanto, se não pretende gastar muito dinheiro durante a sua estadia na capital de Portugal, deixamos-lhe aqui 7 restaurantes imperdíveis, que oferecem refeições deliciosas por menos de 15€, onde pode saborear as iguarias locais a um preço acessível.

Está a planear visitar Lisboa? 
Aproveite para ver o nosso guia gratuito com 12 Lugares Secretos que pode encontrar em Lisboa.


Restaurante Potato Project

O Restaurante Potato Project, fica localizado na Rua da Conceição, no centro de Lisboa. Trata-se de um lugar que eleva a humilde batata a algo que não seja considerado apenas um acompanhamento do prato principal.

Todas as batatas, molhos e azeites utilizados provêm de agricultores locais diretamente da Holanda, sendo o seu grande objetivo entregar um serviço de alta qualidade aos seus clientes.

São várias as opções do menu, podendo escolher o tamanho da batata e os molhos e toppings a utilizar. Cada tamanho oferece um tipo de molho (maionese, maionese de trufa, maionese com alho, molho de cocktail, molho de caril, ketchup holandês), cebola e queijo cheddar como cobertura, mas é possível adicionar os molhos e toppings que quiser, por um custo adicional.

As coberturas para aprimorar as combinações de sabores são: Queijo Parmesão, Amendoim Triturado, Cebolinha, Pancetta, Queijo dos Açores e Legumes em Conserva, etc.

Para além disso, para quem é indeciso eles oferecem opções já finalizadas como as “Truffle Fries”, as “LX Fries”, as “Amsterdam”, as “NY Fries” e as “Guacamole Fries”.

A batata pequena custa 3€, a média 4€ e a grande 5€. O acréscimo por cada molho e topping adicional tem um custo de +0,70€.

Horário: Aberto todos os dias das 11:30h às 23:00h
Localização: Rua Da Conceicao 8, Lisbon 1100-226 Portugal

Restaurante Caja – Pasta Fresca Italiana

O Restaurante Caja, fica localizado na Rua Andrade em Lisboa e trata-se de uma casa italiana de bairro, com cheiro a massa fresca, música alegre e um ambiente descontraído.

Neste é um local pequeno, onde não cabem mais de 10 pessoas, pelo que aconselhamos a reservar antes de o visitar. Ao chegar, poderá deparar-se com várias prateleiras penduradas nas paredes, que se encontram recheadas de molhos, pacotes de massa e garrafas de vinho, onde se pode sentir o espírito italiano.

O espaço Caja, oferece massa fresca, acompanhada com várias opções de molhos. Aqui, não existem ementas à lista, estando tudo escrito a giz em mini-ardósias.

As pastas, são de suspirar! Podendo contar com seis opções: “cappelletti de carne”, “ravioloni de dourada”, “lasanha (vegetariana e de carne)”, “gnocchi”, “tagliateli” e “ravióli de carne”, com diferentes recheios. Os preços das mesmas vão dos 4€ aos 6€.

Para além disso, há oito molhos, que poderá escolher à parte: trufa, tomate seco, noz, natas, manteiga e salva, salsicha, natas e ervilhas, tomate e carne. O mais barato tem um custo de 1€ e o mais caro de 3€.

Para finalizar, poderá optar pela panna cotta de frutos vermelhos, o tiramisù ou um brownie de chocolate.

Horário: Segunda-feira, das 19:30h às 23:30h.
De terça-feira a sábado, das 12:00h às 15:30h e das 19:30h às 23:30h.
Encerrado ao domingo.
Localização: Rua Andrade, 9 Anjos, Lisboa 1170-014 Portugal

Restaurante Pepe Taco

O Restaurante Pepe Taco, fica localizado no Parque das Nações em Lisboa, entre a Torre Vasco da Gama e a Altice Arena, e trata-se de uma típica casa mexicana, que adotou o mesmo conceito dos 100 Montaditos, ao ter à sua disposição uma grande variedade de tacos.

Este espaço oferece as receitas clássicas mexicanas, como a tradicional cochinita pibil, carnitas e pastor, mas também receitas inovadoras como o taco de lulas e o taco de carne fumada ao carvão. Para além disso, pode escolher entre tortilhas de milho ou trigo.

A carta dos tacos começa nos 2,5€ e vão até aos 3,50€, sendo que às sextas-feiras a grande maioria fica a apenas 2€.

Neste local, pode ainda encontrar, outras especialidades da gastronomia mexicana, como as quesadillas, os burritos e os nachos.

E também os cachorros inspirados na gastronomia mexicana, onde se descatam o “Chavo”, com salsicha, carnitas, mozzarella, pico de gallo e mayo jalapeño e o “Locochón”, com salsicha, pulled pork, guacamole e aros de cebola.

Para partilhar, pode escolher ainda a tábua com tacos, gaucamole e pico de gallo, por apenas 8€ ou a tábua com cinco cachorros, por apenas 10€.

Para acompanhar, não pode deixar de experimentar as margaritas, por apenas 5€. Pode optar pela clássica, com sumo de lima; de morango e lima; de maracujá; de melão ou a azul com Blue Curaçao. Se preferir, o Pepe Taco também oferece as famosas canecas de cerveja geladas, mojitos de morango, maracujá ou melão, caipirinhas com tequila e até opções sem álcool.

Horário: De sexta a terça-feira, das 12:00h às 00:00h.
Encerrado à quarta e quinta-feira.
Localização: R. da Pimenta 65, 1990-254 Lisboa

Restaurante Cotorinho

O Restaurante Cotorinho, fica localizado na Rua Flacão Rodrigues em Lisboa, numa casa tradicional datada em 1865, com a construção original em pedra preta. Este local é especialista em francesinhas, prezando a qualidade dos seus pratos, apostando em produtos locais de pequenos agricultores.

Com um cardápio variado, oferece opções de entrada como o “Queijo frito com doce de abóbora e cebola roxa com toque de anis”, por 5,5€ e o “Pão de alho com mussarela”, por apenas 3€.

Algumas das especialidades deste espaço são a “Francesinha à Vila Real”, com bife da vazia, pão com fiambre, mortadela, linguiça, queijo, ovo e batata frita, por apenas 13€ e o “Bife à Cotorinho”, com um suculento pedaço de 250g da vazia, com molho cremoso de tomate e natas, por apenas 12,5€.

Para além disso, o Restaurante Cotorinho, serve hambúrgueres artesanais, oferecendo quatro opções diferentes, servidas em pão brioche e acompanhadas por molho alioli e batatas fritas. Pode encontrar dentro das opções o “Marão”, a apenas 8,2€, com queijo cheddar derretido e molho barbecue; o “Real”, por apenas 8,5€, com molho cocktail, cheddar, bacon e cebola frita; o “Campeão”, por apenas 10,5€, com duas carnes, chouriço, cheddar e molho cocktail e o “Vila”, por apenas 8,5€, com bolo caco, manteiga de alho e mussarela.

Também para quem é vegetariano existem pelo menos três tipos de sopas, como de legumes, de beterraba e de abóbora com cenoura. Para além disso, tem ainda ao seu dispor a francesinha vegetariana.

Como acompanhamentos, pode escolher opções como legumes salteados, por 2,5€, batata frita normal, por 2€ ou doce, por 2,5€, arroz basmati, por 2€ e salada fresca, por 2€.

Para finalizar, os amantes de sobremesa, tem ainda ao seu dispor o Bolo de Mel, por apenas 4€, com recheio de creme de queijo e chocolate branco, coberto por frutas vermelhas frescas; os três cheesecakes, que podem ser de caramelo com cookies (3,5€), maracujá (3,1€) e frutas vermelhas (3,1€), e o delicioso Spartak, por 3,5€.

Horário: Aberto todos os dias das 12:00h às 15:00h e das 19:00h às 22:30h
Localização: Rua Falcão Rodrigues – 18, Belas 2605-027 Portugal

Restaurante Bipolar

O Restaurante Bipolar, fica situado no Cais do Sodré em Lisboa, onde é possível encontrar vários pratos com incidência no brunch com inspiração em várias partes do mundo. No entanto, também estão disponíveis vários pratos, para almoço e jantar.

A carta de brunch é bastante diversificada e apresenta pratos como Açai (10€); Iogurte Natural (8€); Fruit from the world (12€); Panquecas Clássicas Bipolar (5,50€), Americana (6,50€), Twist (7,90€) e Gluten Free (7,50€) e Ovos e Tostas Ying Yang (8€), Michoacán (8€) e Hallo (9€).

No que diz respeito ao menu de almoço/jantar, a carta expande-se, sendo possível escolher para entrada opções como Guacamole (6,90€), Feta Assado (5,90€) ou Bruschetta de Tomate (5,90€).

O Bipolar disponibiliza hambúrgueres artesanais, oferecendo quatro opções: o Hangover (18,90€), o Sassy Burger (16,90€), o After Hours (14,90€) e o Euphoria Veggie Burger (13,90€). Caso esteja indeciso pode ainda optar por escolher o Taste it all, por apenas 19,90€.

Nesta volta ao mundo, tem ainda os Bowls (Ahimsa Bowl, por 12,50€ ou o Bowl de Salmão, por 15,90€), a Picanha Black Angus (19,90€), o Bacalhau à Minhoca (22,90€) ou o Risotto com mix de cogumelos (14,90€).

Para finalizar, como sobremesas tem ao seu dispor o Petit Gateau a 7,90€, o Cheesecake New York, o Brownie e a Tarte de Lima, todos a 6,90€, ou o Overnight Oats e o Carpacio de Ananás a 5,90€ e o Bolo de Cenoura a 4,90€.

Horário: De segunda-feira a sábado, das 09:30h às 23:30h.
Ao Domingo das 09:30h às 18:00h.
Localização: Cais Gás Armazém A Porta 7, Lisboa 1200-109 Portugal

Restaurante Pato Real

O Restaurante Pato Real, fica situado na Avenida da Berna em Lisboa, e é considerado, há sete décadas, um clássico quando o assunto é comer bem e barato. É um lugar familiar, que tem sido passado de geração em geração.

Neste local, existem duas salas e um menu de almoço, por apenas 10€, onde está incluído o couvert, a bebida, a sopa, o prato principal, a sobremesa e o café. Os pratos variam diariamente, mas todas as semanas existe já um menu delineado:

  • À segunda-feira, é Bacalhau à Brás e Carne de Porco à Alentejana;
  • À terça-feira, é Pato Assado no forno;
  • À quarta-feira, é Cozido à Portuguesa e Leitão à Bairrada;
  • À quinta-feira, é Pernil Assado e Pataniscas de Bacalhau com Arroz de Feijão;
  • À sexta-feira, é Bacalhau à Minhota e Feijoada à Transmontana;

Se preferir optar por outro prato, existem ainda outras propostas na carta fixa, a partir de 4,50€, como o frango de fricassé, as iscas de cebolada, as codornizes fritas com piripíri, as tiras de entremeada, a alheira de Mirandela com ovo e o bitoque da casa.

Para finalizar, pode ainda solicitar uma das sobremesas que este local oferece, como arroz doce ao leite-creme, pudim flan, bolo de bolacha e cheesecake de frutos vermelhos. Para quem preferir pode ainda escolher o natão, os famosos pastéis de nata do Pato Real, em tamanho XXL, por apenas 0,80€.

Horário: De segunda a sexta-feira, das 07:00h às 22:00h.
Sábado, das 09:00h às 22:00h.
Encerrado ao domingo.
Localização: Av. de Berna 37, Lisboa 1050-038 Portugal

Veja também os seguintes artigos:

15 Coisas para fazer e sítios para visitar na Madeira

A Ilha da Madeira, é um destino único, que encanta visitantes de toda a parte, com a sua beleza natural e história cultural. Conhecida pelas suas paisagens deslumbrantes, clima ameno e hospitalidade calorosa, a Madeira oferece uma variedade de experiências memoráveis para quem a visita.

Com impressionantes formações rochosas, florestas exuberantes e uma culinária simplesmente deliciosa, esta ilha portuguesa cativa os viajantes com a sua diversidade e encanto. Aqui trazemos-lhe 15 coisas para fazer e sítios para visitar, que tornam a Ilha da Madeira um destino imperdível.

Está a pensar visitar a Ilha da Madeira?
Saiba quais os lugares imperdíveis para beber a melhor poncha da Madeira.


1.Caminhe acima das nuvens no Pico do Arieiro

O Pico do Arieiro é um dos pontos mais altos da Ilha da Madeira, situado a uma altitude impressionante de 1.818 metros acima do nível do mar.

Este é um lugar que oferece vistas panorâmicas de tirar o fôlego, considerado um dos destinos mais populares por quem visita a ilha e deseja explorar as paisagens espetaculares que a mesma oferece.

Para além disso, é o ponto de partida para vários trilhos e caminhadas que percorrem a região montanhosa da ilha. Uma das rotas mais conhecidas é a do Pico Ruivo, o ponto mais alto da Madeira, proporcionando aos caminhantes uma experiência única no meio da natureza.


2.Conheça a praia de areia negra do Seixal

Localizada na costa norte da Ilha da Madeira, a Praia do Porto do Seixal é um dos lugares que mais atrai visitantes, devido à sua beleza única e paisagens impressionantes. O que torna esta praia tão especial é a sua areia preta vulcânica. Esta característica singular cria um contraste fascinante com as águas cristalinas do oceano Atlântico, criando um cenário verdadeiramente deslumbrante.

Para além disso, é uma praia cercada por enormes montanhas verdejantes, proporcionando um cenário de tirar o fôlego, que parece ter saído de um postal.

A Praia do Porto do Seixal oferece ainda excelentes condições para nadar e praticar snorkeling, permitindo explorar as águas cristalinas e descobrir a vida marinha diversificada que habita os recifes próximos à costa.


3.Visite o Jardim Botânico da Madeira

O Jardim Botânico da Madeira, conhecido também como Jardim Tropical Monte Palace, é popular devido à sua coleção diversificada de plantas exóticas, provenientes de todo o mundo.

Com uma área impressionante de 70.000 m2, este espaço oferece uma experiência incomparável, onde se pode maravilhar com a beleza e a variedade da flora existente.

Este jardim é um verdadeiro paraíso para quem aprecia a natureza, podendo passear pelos seus caminhos, enquanto descobre a enorme variedade de flores, árvores, arbustos e plantas de todos os cantos do mundo.

Este local proporciona ainda um cenário espetacular sobre o Funchal e o Oceano Atlântico, oferecendo uma experiência única, combinando a beleza natural, com a tranquilidade e inspiração botânica.


4.Nade nas Piscinas Naturais de Porto Moniz

Porto Moniz, é conhecido pelas suas famosas piscinas naturais de águas cristalinas, formadas por rochas vulcânicas, moldadas pela atividade vulcânica da ilha, ao longo de milhares de anos, onde os visitantes podem nadar e relaxar.

O contraste entre as rochas escuras e a água azul-turquesa cria uma paisagem impressionante. As piscinas são alimentadas constantemente pelas águas do oceano Atlântico, garantindo uma renovação constante e uma experiência de natação verdadeiramente refrescante.

Além destas piscinas, a ilha oferece uma variedade de outras opções igualmente encantadoras, espalhadas por diferentes localidades, por exemplo, em São Vicente e as Piscinas Naturais da Doca do Cavacas, no Funchal.


5.Observe as baleias num passeio de barco

Faça um passeio de barco e viva de maneira emocionante, a conexão entre a região e a sua vida marinha. A Ilha da Madeira é conhecida por ser um local privilegiado para avistar uma imensa variedade de espécies marítimas, como golfinhos, baleias-piloto e até mesmo cachalotes, em algumas ocasiões.

Durante o passeio de barco, terá a oportunidade de desfrutar das vistas deslumbrantes do oceano Atlântico diretamente para a ilha e, com sorte, avistar esses magníficos animais no seu habitat natural. A bordo terá ser especialistas para lhe fornecerem informações sobre as diferentes espécies avistadas e compartilharem conhecimentos sobre a vida marinha da região.


6.Experimente as bebidas tradicionais da Ilha da Madeira

Experimentar as bebidas tradicionais da Ilha da Madeira é uma parte essencial da imersão na cultura e na gastronomia local, por isso durante a sua visita não pode deixar de experimentar:

O Vinho da Madeira, que tal como o do Porto, é um vinho fortificado e é considerado uma das maiores especialidades da ilha. Produzido a partir de uvas cultivadas nas encostas íngremes da Madeira, este vinho é conhecido pelo seu rico sabor. Existem diferentes variedades do mesmo, desde secos e leves, até os mais encorpados e doces. A maneira mais fácil de o fazer será reservando um tour de degustação de vinhos.

A Poncha, que também é outra bebida alcoólica tradicional da Madeira, feita com aguardente de cana-de-açúcar, mel de abelha, sumo de limão e açúcar. É uma bebida refrescante e saborosa, perfeita para ser apreciada em um dia quente. Pode ser encontrada em bares e restaurantes em toda a ilha, e é uma escolha popular entre os moradores e turistas. Conheça quais os melhores locais para provar esta bebida deliciosa.

A Nikita, que é uma bebida refrescante e deliciosa feita com cerveja coral, gelado de baunilha e sumo de ananás. Caso prefira pode optar por retirar a cerveja. Esta é uma opção perfeita para quem procura uma bebida mais suave e cremosa, ideal para acompanhar uma refeição ou para ser apreciada como sobremesa.


7.Ande de Teleférico no Funchal

Andar de teleférico no Funchal é uma experiência única e uma das melhores maneiras para apreciar as vistas deslumbrantes da cidade e do oceano Atlântico. Esta é uma atração turística muito popular, ao oferecer um trajecto panorâmico impressionante sobre a paisagem circundante.

Durante o percurso de cerca de 15 minutos, estará acima dos telhados da cidade, passando pelos jardins exuberantes, encostas verdejantes e cascatas pitorescas.

Ao chegar ao topo do Monte, terá a oportunidade de desfrutar de outras atrações, como os Jardins do Monte Palace Tropical ou a Igreja de Nossa Senhora do Monte.

Na descida, pode optar pelos famosos carros de cesto de vime, uma tradição local que oferece uma experiência única e divertida.


8.Faça uma levada na Madeira

Fazer uma levada na Madeira é uma experiência imperdível para quem visita a ilha. As levadas seguem os antigos canais de irrigação proporcionando paisagens deslumbrantes da região. Uma das levadas mais populares é a Levada das 25 Fontes.

Esta é uma das levadas mais famosas e espetaculares da Madeira. Durante o percurso, será cercado pela vegetação exuberante da floresta classificada como Património Mundial da UNESCO. Ao longo do caminho, encontrará fontes e nascentes que dão origem a pequenos riachos e cascatas, criando um cenário verdadeiramente mágico.

O ponto alto da caminhada é a chegada às 25 Fontes, uma impressionante cascata que se precipita sobre uma parede rochosa, criando um espetáculo visual impressionante. Aqui, também encontrará uma piscina natural, onde os mais corajosos (devido à sua água gelada), se podem refrescar e relaxar após a caminhada.

Antes de iniciar qualquer levada na Madeira, certifique-se de estar preparado com calçado adequado, água, protetor solar e um lanche, e respeite sempre as indicações e precauções de segurança.

A nossa sugestão é começar esta levada pela zona da Calheta, aqui a caminhada é menos exigente e passará por um túnel secreto, com quase um quilómetro.


9.Experimente a comida tradicional da Ilha da Madeira

Experimentar a comida tradicional da Madeira é uma parte essencial de conhecer a sua gastronomia e cultura culinária. Aqui estão algumas especialidades locais que não pode deixar de provar durante a sua visita:

A Espetada, que é uma das comidas mais emblemáticas da Madeira e é composta por pedaços de carne de vaca temperada com alho, sal e louro, espetada em espetos de louro e grelhada sobre brasas. É frequentemente servida com milho frito, bolo do caco e salada de tomate.

O Bolo do Caco, um pão tradicional da Madeira, feito com massa de trigo e batata doce, cozido numa chapa de ferro quente e geralmente servido com manteiga de alho.

O Peixe Espada Preto, que é um dos pratos de peixe mais populares da Madeira. O mesmo é grelhado ou cozido e frequentemente servido com molho de maracujá, banana frita e batatas cozidas.

As Lapas Grelhadas, uma espécie de moluscos que podem ser encontrados em abundância ao redor da costa da Madeira. Elas são grelhadas e geralmente temperadas com alho, limão e manteiga, sendo um petisco delicioso e muito apreciado pelos locais e visitantes.

Pode descobrir aqui, quais os melhores restaurantes para comer na Ilha da Madeira.


10.Caminhe pela Ponta de São Lourenço

Caminhar até a Ponta de São Lourenço é uma experiência incrível para que gosta de natureza e caminhadas. Localizada no extremo leste da Ilha da Madeira, a Ponta de São Lourenço é uma reserva natural protegida, conhecida pela sua paisagem, como formações rochosas escarpadas e vistas deslumbrantes sobre o oceano Atlântico.

O percursos é bem marcado e segue ao longo da costa, oferecendo vistas espetaculares sobre o mar e os penhascos íngremes. Lembre-se de trazer água, protetor solar e calçado adequado, e esteja preparado para desfrutar de uma experiência inesquecível em meio à natureza selvagem da ilha.


11.Visite o Cabo Girão

Visitar o Cabo Girão é uma experiência imperdível para quem visita a Ilha da Madeira, oferecendo uma visão privilegiada sobre uma plataforma suspensa a uma altitude impressionante de 580 metros, tornando-o um dos miradouros mais altos da Europa.

Mas esta não é uma plataforma qualquer, feita em vidro, permite ter uma vista espetacular de 580 metros até ao fundo da falésia, podendo olhar diretamente para o mar através do mesmo.


12.Aprecie as vistas do Miradouro dos Balcões

Tenha uma experiência verdadeiramente encantadora e visite o Miradouro dos Balcões. Este é um tesouro escondido, localizado na área do Ribeiro Frio, que oferece uma vista incrível sobre o Vale da Ribeira da Metade e a floresta circundante, classificada como Património Mundial da UNESCO.

Além das vistas incríveis, o Miradouro dos Balcões é um local privilegiado para a observação de aves. A área é o lar de uma grande variedade de espécies de aves, incluindo o pombo-troca e várias aves de rapina, como o falcão-peregrino. No local pode encontrar sementes e pão, para oferecer aos passarinhos.


13.Descubra o Centro Histórico do Funchal

O Centro Histórico do Funchal é o coração da Ilha da Madeira, repleto de charme, história e cultura. Aqui pode visitar a Rua de Santa Maria, conhecida pelas pitorescas fachadas das casas decoradas com arte de rua.

O Mercado dos Lavradores, um dos mais animados e coloridos da ilha, onde pode encontrar uma grande variedade de produtos locais, como frutas tropicais, vegetais frescos e flores exóticas e produtos artesanais.

Conheça ainda a Sé Catedral do Funchal, construída no século XV, com uma arquitetura imponente e um interior ricamente decorado. E a Catedral de Nossa Senhora da Assunção, construída no século XVI em estilo gótico, é uma das mais antigas e significativas da região. A visita do Papa João Paulo II em 1991 foi um evento marcante na história da catedral e da ilha, destacando ainda mais a importância deste local sagrado.


14.Perca-se no Nevoeiro da Floresta do Fanal

A Floresta do Fanal é um verdadeiro tesouro natural, conhecido pelas suas paisagens deslumbrantes, vegetação exuberante e atmosfera mágica. Localizada na parte noroeste da ilha, esta área protegida é uma floresta subtropical, reconhecida como Património Mundial da UNESCO.

Pode caminhar entre as árvores antigas, os seus riachos e desfrutar dos vales circundantes. Ficará impressionado com a beleza e biodiversidade, abrigando muitas espécies de plantas raras.

Devido à sua localização remota e baixa poluição luminosa, a Floresta do Fanal é um excelente local para observação de estrelas. Se as condições climáticas permitirem, você poderá desfrutar de um espetáculo celestial incrível durante a noite.


15.Visite as Casas Tradicionais de Santana

As Casas Tradicionais de Santana, ficam ocalizadas na pitoresca vila de Santana, no norte da ilha, e tratam-se de casas triangulares, cobertas com colmo e pintadas com cores vibrantes, que cativam os visitantes devido à sua arquitetura singular e história fascinante.

Além da sua aparência peculiar, as Casas Tradicionais de Santana são um testemunho vivo da vida rural e das tradições culturais da Ilha da Madeira. Cada casa é uma cápsula do tempo, preservando as técnicas de construção e o estilo de vida tradicional que foram passados de geração em geração.


Veja também os seguintes artigos:

Onde comer em Aveiro – 7 restaurantes imperdíveis

0

A cidade de Aveiro, é conhecida como a “Veneza de Portugal” e é tão rica em beleza arquitetónica como na cultura gastronómica. Se pensa visitar esta cidade, procure provar os sabores locais que a distinguem.

Aqui, trazemos-lhe 7 restaurantes que terá de visitar para provar a deliciosa gastronomia da cidade de Aveiro, que refletem a sua localização à beira da ria e do mar.


Restaurante Salpoente

O Restaurante Salpoente, fica localizado no Cais de São Roque, em Aveiro e situa-se em dois antigos armazéns de sal únicos na cidade, que foram renovados e são atualmente considerados património histórico.

Surgiu como uma homenagem às gentes e à matéria-prima da região da Ria de Aveiro e combina a tradição com a inovação, considerado uma poesia de sabores e de sentires.

Este restaurante é conhecido pela sua cozinha moderna que respeita os sabores da região. Os pratos de bacalhau são uma especialidade, e o ambiente sofisticado torna-o perfeito para uma noite especial.

Como entradas pode optar por escolher as “Ostras da Ria de Aveio”, o “Taco de Marinhoa”, a “Sanduíche de pézinhos e berbigão”, o “Tataki de atum e sésamo” ou a “Sopa de cebola e queijo da serra”.

Diretamente do mar, pode optar por escolher pratos como “Pregado”, “Peixe do Mar”, “Bacalhau à Brás” e “Bacalhau, com cogumelos e avelã”.

Diretamente da terra, pode optar por escolher pratos como “Milhos de Chaves”, “Picanha”, “Faisão” e “Lentilhas com abóbora e parmesão”.

Para finalizar, tem à sua escolha para sobremesa “Morgado do Bussaco”, “Chocolate, coco e baunilha”, “Maça Granny Smith, Caju, Laranja e Canela”, “Banana, Amendoim e massa filo” e “Misto de fruta laminada”.

Para além da carta, tem ainda ao seu dispor o menu de grupo e o menu de degustação.

Horário: Aberto todos os dias das 12:30h às 15:00h e das 19:30h às 22:30h
Localização: Cais de Sao Roque 83 3800-256, Aveiro 3800-256 Portugal

Restaurante O Batel

O Restaurante O Batel, oferece uma vista deslumbrante sobre a Ria de Aveiro e é considerado um refúgio para os amantes de marisco e peixe, garantido uma experiência autêntica e deliciosa.

Como entradas pode optar por escolher “Amêijoas à Bulhão de Pato”, “Gambas à Batel”, “Gambas ao alho” e “Mexilhão ao Batel”.

Nas propostas da ementa como pratos principais, pode encontrar “Lombo de Bacalhau com broa”, “Dourada”, “Pargo”, “Arroz de Gambas”, “Açorda de ovas com gambas”, “Bife de lombinho à Batel”, “Costele de vitela”, entre outras.

Para finalizar, como sobremesas pode optar por “Mousse de Chocolate ou de Frutas”, “Bolo de Chocolate”, “Tarte de leite condensado”, “Quindão de coco” e “Chessecake”.

Horário: Aberto de segunda-feira a sábado, das 12:30h às 15:00h e das 19:30h às 23:30h
Encerrado ao domingo.
Localização: Travessa do Tenente Rezende 21, Aveiro 3800-269 Portugal

Restaurante Subenshi

O Restaurante Subenshi, surgiu no ano de 2014 e oferece uma fusão de sabores onde o sushi é o protagonista. Este espaço moderno não serve só pratos tradicionais japoneses como também cria inovações que incorporam ingredientes locais.

Localizado no canal do Cojo, no centro de Aveiro, é um espaço requintado e inovador, onde poderá desfrutar de uma deliciosa refeição num ambiente jovem e contemporâneo, onde poderá encontrar o maior aquário da europa.

Nas propostas da ementa como entradas, pode encontrar “Lagosta Tempura”, “Tártaro de Toro & Caviar”, “Gambas Subenshi”, “Gyosa Yasai”, “Ceviche de Peixe Branco”, “Edamame Trufado”, entre outras.

Aqui são várias as propostas de comida asiática, como temakis, makiroll, sashimi, nigiri & gunkan e também menus combinados.

Para finalizar como sobremesas, tem como opções “Chessecake de framboesa”, “Azuki”, “Chocolate Wasabi”, “Tempura de Subenshi” “Benchi Ló”, entre outras opções.

Horário: Aberto todos os dias, das 12:30h às 16:00h e das 19:30h às 22:30h
Localização: Rua Carlos Aleluia, Nº 29 Edifício Aveiro Centrum loja 17, Aveiro 3810-077 Portugal

Restaurante O Bairro

O Restaurante O Bairro, fica localizado no centro histórico de Aveiro, ao lado da Praça do Peixe, destaca-se pela sua fusão entre uma cozinha tradicional portuguesa e contemporânea, servindo pratos saborosos e criativos.

Caraterizado pelo seu ambiente calmo e descontraído, carateriza-se por ter um menu sazonal, alterando os seus pratos conforme os alimentos específicos de cada estação, pretendendo homenagear a cidade e região de Aveiro, através do seu ambiente, decoração e fantástica paisagem.

Como entradas, pode encontrar opções como “Ovos Rotos”, “Salada de Perâ e Parmesão”, “Alheira de mirandela”, “Camarão Bulhão Pato”, “Bao do Bairro”, entre outras.

Como pratos de peixe, tem na ementa “Bacalhau Confit”, “Camarão e Lima” ou “Arroz Malandrinho de Peixe e Camarão”. Como pratos de carne, pode optar por “Leitão à Bairrada” ou “Entrecôte de Novilho”.

Para finalizar, como sobremesas pode encontrar “Natas do Céu”, “Mil Folhas” ou “Panacotta de Fava Tonka & Mel”

Horário: De quinta-feira a domingo, das 12:30h às 15:00h e das 19:30h às 23:00h
Localização: Largo da Praca do Peixe, 24, Aveiro 3800-243 Portugal

Restaurante Marisqueira Maré Cheia

O Restaurante Marisqueira Maré Cheia, é o paraíso para os amantes de mariscos, seguindo o lema “diretamente do mar para a mesa”, homenageando a tradição marítima da cidade de Aveiro.

Como pratos de peixe na ementa, pode encontrar opções como “Caldeirada de enguias”, “Espetada de Polvo”, “Robalo Escalado com Migas”, “Lulas frescas grelhadas ou fritas”, entre outras. Como pratos de carne, pode encontrar “Prego no prato” e “Naco de vitela”.

As opções de mariscos, tem à sua disposição “Lagosta à chef”, “Sapateira recheada”, “Arroz de gambas descascadas” ou “Gambas Tigre grelhadas”.

Horário: De terça-feira a sábado, das 12:00h às 14:30h e das 19:00h às 22:30h.
Domingo das 12:00h às 14:30h.
Encerrado à segunda-feira.
Localização: Rua José Rabumba, 8-12, Aveiro 3810-125 Portugal

Restaurante A Peixaria

O Restaurante A Peixaria, fica localizado na praia de São Jacinto e é o sítio ideal para quem procura saborear peixe fresco e marisco. A qualidade dos produtos é inquestionável, diretamente do mar para a mesa, os produtos são extremamente frescos e a variedade é muita, para se deliciar.

Com pratos de tacho, como o “Arroz de Marisco”, a “Feijoada de Marisco” e a “Caldeirada de Enguias”.

Na carta, pode ainda encontrar como pratos de peixe, as “Enguias Fritas”, as “Lulas Grelhadas”, o “Bacalhau à lagareiro” e a “Petinguinha Frita”.

Já como opções de pratos de carne, pode encontrar “Bife da Vazia”, “Febras Grelhadas” ou “Rojões à Lavrador”, todos uma perdição.

Para finalizar, como sobremesas, tem as “Tartes de queijo ou amêndoa”, um dos muitos doces disponíveis.

Horário: De terça-feira a domingo, das 12:00h às 15:30h e das 18:30h às 22:00h.
Encerrado à segunda-feira.
Localização: Rua Mestre Francisco Jorge Gomes Pestana, Aveiro 3800-901 Portugal

Confeitaria Peixinho

A Confeitaria Peixinho, é conhecida pelos seus doces tradicionais, especialmente os famosos Ovos Moles, considerada um verdadeiro ícone da cidade de Aveiro.

Fundada em 1856, é o epicentro da tradição e originalidade da doçaria regional aveirense e tem o privilégio e a responsabilidade de ser a casa mais antiga de Ovos Moles de Aveiro, colocando os ovos-moles no patamar da excelência, elevação e singularidade que estes merecem.

Como expressão maior da doçaria conventual portuguesa criada pelas freiras da região, numa receita com mais de cinco séculos, a qualidade e tradição são hoje asseguradas pelo saber fazer de anos de paixão e amor dedicadas a esta arte do doce manjar conventual.

Horário: Aberto todos os dias das 10:00h às 19:30h.
Localização: Rua de Coimbra, 9, Aveiro 3810-086 Portugal

Veja também os seguintes artigos:

12 lugares secretos que pode encontrar em Lisboa

0

Se procura lugares únicos e incomuns em Lisboa, que não são mencionados na maioria dos roteiros e itinerários turísticos, este é o artigo ideal para si! Aqui trazemos-lhe 12 lugares secretos, que pode encontrar ao explorar esta cidade icónica.

Está a planear visitar Lisboa? Aproveite e saiba onde comer em Lisboa por menos de 15€.


1. Conheça o famoso Elevador da Bica

Toda a gente já ouviu falar sobre o Elétrico n.º28 que circula pela cidade de Lisboa, pelo que na maior parte do tempo está lotado de turistas à sua volta, para tirarem fotografias.

Por isso, se procura uma experiência mais autêntica e gostaria de observar de perto e até tirar fotografias com mais facilidade, a este ícone que faz parte da história de Portugal desde o século XIX, a nossa sugestão é o Elevador da Bica.

Este elétrico, para além de ter ainda a sua cor icónica amarela, encontra-se em constante movimento e o seu percurso é mais longo, por isso sugerimos que se desloque até ao topo do percurso e aguarde a chegada do elétrico, permitindo observar o mesmo subindo e descendo a ferrovia.

Localização: R. da Bica de Duarte Belo 2, 1200-057 Lisboa

2. Descubra a livraria Ler Devagar na LX Factory

A Livraria Ler Devagar, localizada na LX Factory é um dos lugares escondidos, mais icónicos da cidade de Lisboa! Esta é uma livraria única com dois andares, onde as paredes estão replatas de estantes, desde o chão até ao teto completamente forradas com livros.

Com mais de 40 mil títulos de livros novos e cerca de 10 mil livros usados, a oferta é muita! Pode ainda subir até ao segundo andar do edíficio, onde terá acesso a uma cafetaria. Nesse andar poderá ainda encontrar decorações únicas como um ciclista numa bicicleta, suspenso no ar.

Quem visita este local, afirma que parece ser um lugar saído de um filme, repleto de magia, arte e inspiração. Aqui pode não só ter um bom tempo de leitura, como também dar dois dedos de conversa.

Localização: R. Rodrigues de Faria 103 – G 0.3, 1300-501 Lisboa

3. Encontre o túnel escondido com um mural e vista para Lisboa!

Um dos lugares mais especiais de Lisboa, é um pequeno túnel situado perto do Largo das Portas do Sol em Alfama, localizado por baixo de um dos miradouros mais populares da cidade, o Miradouro das Portas do Sol, mesmo no coração de Lisboa.

Aqui poderá não só encontrar um mural pintado em 2016, pelo ilustrador Nuno Saraiva, que retrata os grandes episódios que ocorreram na história de Lisboa, como os descobrimentos, a construção do Mosteiro dos Jerónimos ou o Sismo de 1755.

As ilustrações estão em estilo banda desenhada e não é conhecido pela maioria das pessoas, que por ali simplesmente passam e não lhe prestam a atenção devida.

É ainda um lugar ótimo para tirar uma fotografia, com as torres da igreja de São Vicente de Fora, como fundo.

Localização: Largo Portas do Sol, 1100-411 Lisboa

4. Maravilhe-se com o Miradouro do Jardim do Torel!

A cidade de Lisboa está repleta de miradouros incríveis, ficando a maior parte cheios de turistas, devido à deslumbrante paisagem panorâmica que oferecem.

Um dos que passa mais despercebido é o Miradouro do Jardim do Torel. Ao ficar localizado num belo jardim urbano com árvores e arbustos que oferecem sombra durante os dias quentes de verão, é considerado um oásis no meio da agitação de Lisboa.

Este recanto, oferece-nos não só uma grande tranquilidade como também uma das melhores vistas panorâmicas sobre Lisboa. Sendo o local ideal para assistir ao pôr-do-sol, em qualquer altura do ano.

Localização: Tv. Torel 21, 1150-122 Lisboa

5. Descubra o bairro secreto da arte de rua

O bairro da Graça em Lisboa (agora chamado Bairro de São Vicente) é conhecido pela sua arte de rua e pelos diversos enormes e impressionantes murais ali existentes. Alguns dos mais icónicos foram realizados pelos artistas Shepard Fairy e OzeArv.


6. Esqueça os Pastéis de Belém – existem outros lugares melhores para experimentar os famosos pastéis de nata!

É impossível visitar a cidade de Lisboa e não experimentar o mundialmente famoso pastel de nata! São diversos os lugares que servem esta delícia gastronómica e apesar dos Pastéis de Belém serem bastante saborosos, para nós não são os melhores. Por isso, recomendamos a experimentar esta especialidade em diferentes locais existentes na cidade.

O nosso lugar preferido é a Manteigaria, o sabor é simplesmente divinal e como estão constamente a produzir novas fornadas, pelo que terá sempre pastéis de nata ainda mornos à sua disponibilidade! Existem várias lojas situadas pela cidade.


7. Descubra a Rua Verde de Lisboa

Toda a gente conhece a famosa Rua Cor-de-Rosa de Lisboa, como um dos locais mais populares e mais instagramáveis ​​da cidade. Mas poucos sabem que Lisboa tem uma nova rua da moda — a Rua Verde.

Apesar do nome da mesma, esta é completamente diferente da Pink Street, que recebeu esse nome devido a ser literalmente dessa cor. Já a Rua Verde, recebeu o seu nome, devido à abundância de plantas expostas na rua.

É por isso, considerada um recanto escondido, decorada com plantas, lanternas e enfeites coloridos de árvores de Natal. Na mesma ficam localizados vários cafés, restaurantes e lojas. Geralmente, no final do dia é a altura em que se encontra mais movimentada e existe maior animação.

Localização: R. da Silva, 1200-267 Lisboa

8. Visite o mercado mais icónico de Lisboa – a Feira da Ladra!

A Feira da Ladra, é o mercado mais icónico de Lisboa! Esta feira realiza-se todas as terças-feiras e sábados numa praça junto ao Panteão Nacional, localizada mesmo atrás da igreja de São Vicente de Fora – um dos locais mais bonitos da cidade de Lisboa!

Visitar a Feira da Ladra é uma das coisas mais autênticas que se pode fazer em Lisboa. A praça fica repleta de mantas, tapetes e tendas, montadas pelos vendedores que procuram vender ou trocar alguns dos artigos que levam para expor – poderá encontrar neste local imensas antiguidades e artesanato local.

Localização: Campo de Santa Clara, 1100-472 Lisboa

9. Conheça o Palácio da Fronteira!

Escondido perto do parque florestal de Monsanto, o Palácio dos Marqueses de Fronteira, é um dos locais mais bonitos de Lisboa. Trata-se de um impressionante palácio do século XVII com um amplo jardim, onde pode encontrar um lago com cisnes, fontes, inúmeras esculturas e bancos para se sentar e usufruir do local.

Todo o jardim está repleto de arbustos e plantas, destacando-se no mesmo a dupla escadaria onde podemos encontrar uma enorme parede forrada com lindos azulejos azuis.

Num canto do jardim, pode ainda encontrar escondida uma capela, coberta de pedras, conchas e pequenos pedaços de porcelana e vidro.

Localização: Largo São Domingos de Benfica 01, 1500-554 Lisboa

10. Conheça o Reservatório de Água das Amoreiras!

Projetado em 1746, o Reservatório das Águas das Amoreiras, do século XVIII, foi construído com o propósito de recolher e distribuir a água que passava pelo Aqueduto das Águas Livres.

Hoje em dia, apesar de já não funcionar, é ainda possível observar o enorme aqueduto e visitar o reservatório. A profundidade do reservatório é 7,5 metros, sendo possível subir até ao seu terraço onde encontrar uma vista panorâmica deslumbrante sobre Lisboa! No exterior do edifício, pode observar o Aqueduto das Águas Livres, com 18 quilómetros de extensão.

Localização: Praça das Amoreiras 10, 1250-020 Lisboa

11. Descubra o Panorâmico de Monsanto!

Na verdade, o Panorâmico de Monsanto, costumava ser um restaurante, que terá sido inaugurado em 1967, apesar de atualmente se encontrar abandonado. Devido à sua vista panorâmica sobre Lisboa, as pessoas nunca deixaram de lá ir, por isso, o município optou por limpar e tornar este local mais seguro e apresentável.

Atualmente, o edifício encontra-se está repleto de murais de arte e é facilmente acessível de carro, existindo um grande estacionamento ao lado do edifício. A entrada é totalmente gratuita, apesar de poder haver segurança a rondar o local.

Localização: Estr. da Bela Vista, Lisboa

12. Conheça a Janela de Lisboa no Miradouro de Santa Luzia!

O Miradouro de Santa Luzia é um dos locais mais populares a visitar em Lisboa, no entanto, muitos dos seus visitantes desconhecem o local secreto perto do miradouro — a Janela de Lisboa.

Localizado numa pequena praça mesmo ao lado de uma igreja, o miradouro encontra-se num local repleto de arbustos, com uma estátua e bancos cobertos de azulejos. Ao olhar ao seu redor, encontrará umas escadas que dão acesso a um nível inferior do miradouro. Aqui irá encontrar uma pequena praça com uma fonte e uma grande parede revestida com uma ilustração de azulejos representando Lisboa e outra parede voltada para o rio Tejo que apresenta duas janelas redondas. É nesse local que se encontra a Janela de Lisboa.

Localização: Largo de Santa Luzia, 1100-487 Lisboa

Veja também os seguintes artigos:

Onde comer em Faro – 6 restaurantes imperdíveis

0

A cidade de Faro, capital da região do Algarve, é uma das cidades mais pitorescas e vibrantes do país. Conhecida pela sua arquitetura histórica, ambiente à beira-mar e gastronomia, atrai turistas de toda a parte do mundo.

Aqui, trazemos-lhe 6 restaurantes que terá de visitar para provar a deliciosa gastronomia da cidade de Faro, que oferece pratos ricos em sabores e influências, destacando-se pelos pratos de peixe e mariscos frescos.


Restaurante Lodo – Ostraria Marisqueira

O Restaurante Lodo – Ostraria Marisqueira, fica situado na rua principal da capital algarvia e destaca-se pela sua homenagem às raízes das artes marinhas, ao servir marisco fresco proveniente da Ria Formosa.

Conhecido por testar o poder da degustação, o Restaurante Lodo, confeciona os seus pratos, com o objetivo de manter a ligação ao sabor a mar.

Ostras, gambas da costa, amêijoas, lingueirão e berbigão são alguns dos mariscos provenientes da Ria Formosa, que pode experimentar no LODO.

Comece pelas entradas, como “Rissol de Berbigão”, “Trilogia de Ostras”, “Amêijoas à Bulhão Pato”, “Gambas da Costa” ou “Lingueirão na Chapa” e delicie-se com o sabor a mar e a frescura do marisco.

Como prato principal aposte em pratos como “Arroz de Lingueirão c/Pataniscas”, “Cataplana do Mar”, “Feijoada de Polvo da Ria”, “Arroz de Sapateira”, “Camarão Tigre XXl com Arroz do Lodo”, “Bife à Casa” com Molho Pimenta”, “Salada de Camarão Crocante” ou “Risotto de Gambas e Vieira”. Se quiser provar um dos pratos mais típicos do Algarve, peça o Xerém de Carabineiros com as típicas papas de milho algarvias.

Para finalizar como sobremesa, tem à sua escolha cinco opções: “Sorbet de Limão”, “Mousse de Chocolate, “Eton Mess”, “Delícia do Algarve” e “Dom Rodrigo”.

Horário: De segunda-feira a domingo: das 12:00h às 23:00h
Localização: Rua Conselheiro Bivar 55, Faro 8000-255 Portugal

Restaurante Monky

O Restaurante Monky, é um restaurante asiático situado em Faro, onde se privilegiam os produtos locais, confecionados tal e qual como se comem nos seus países de origem, como China, Tailândia, Indonésia e Índia.

Surgiu como uma “ghost kitchen” durante o confinamento, mas devido ao seu sucesso tão grande, tornou-se num espaço físico, onde não há fusões nem invenções, mas sim a promessa de ser autêntico, exótico, genuíno e explosivo. Surgindo como um rasgo de criatividade e resiliência no meio caos.

Aqui são várias as propostas de comida asiática, como ramen, baos, gyozas e muito mais, que nos levam a viajar até à Ásia, através dos sentidos.

Como entradas, as opções à escolha são Gyosas, Tártaro de Atum, Ostras, Crepes de vegetais, entre outros.

Depois prepare-se para seguir numa viagem pela Ásia com opções como “Bao de Camarão Crocante com Cebolete”, “Pad Thai Vegetais”, “Nasi Goreng de Frango”, “Caril Thai de Camarão”, “Miso Tori Ramen”, “Yaki Udon Tofu”, entre muitas outras à escolha.

Para finalizar como sobremesa, poderá optar por “Mochi de Gelado”, “Hong Kong Bubble Waffle” ou “Chocolate Umami Bomb”.

Horário: De quinta a terça-feira: das 12:30h às 15:00h e das 19:00h às 24:00h.
Encerrado às quartas-feiras.
Localização: Rua Moto Clube De Faro Lj, Faro 8000-123 Portugal

Restaurante ZËBRA

O Restaurante ZËBRA, fica situado na principal rua da baixa da cidade de Faro e assume-se como um espaço irreverente, original e diferenciador, assinalando a diferença com a sua comida italiana e decoração única, sendo impossível não notar a enorme girafa pintada de zebra à porta.

Com receitas originais e produtos 100% característicos, o Restaurante ZËBRA, procura respeitar as bases e origens dos pratos da cozinha clássica italiana, desmistificando, ao mesmo tempo, o estereótipo da proposta clássica.

Apenas aberto para jantar, nas propostas da ementa como entradas, pode encontrar a “Burrata”, a “Bruscheta de tomate” ou o “Carpaccio de lombo”.

Depois, como prato principal, pode optar por escolher “Risotto de abóbora, com pêssego e pesto”, “Pregado com cevadinha, alcaparra e rabanete”, “Lombo de rossini, foie gras e trufa preta”, tudo confecionado com ingredientes algarvios e outros provenientes diretamente de Itália.

Para finalizar, como sobremesa, não deixe de provar a “Panna Cota com pêssego, maracujá e gengibre”.

Horário: De segunda-feira a sábado: das 18:00h às 23:00h.
Encerrado ao domingo.
Localização: Rua Conselheiro Bivar 24, Faro 8000-255 Portugal

Restaurante Vila Adentro

Visitar o Restaurante Vila Adentro, localizado no coração da cidade velha de Faro, é como fazer uma viagem no tempo. As suas paredes são datadas do século XV e podemos encontrar no seu interior, restos de história que se mantiveram congelados no tempo, como: a porta da confeitaria e um túnel subterrâneo.

Aqui poderá encontrar um leque de vinhos, cuidadosamente selecionados, de Norte a Sul do país. Primando pela sua originalidade e diversidade, o difícil será escolher entre tanta oferta na sua carta.

Como entradas pode optar por escolher entre “Beringela com queijo de cabra gratinado”, “Mexilhão “meia concha” com molho de alho-francês”, “Carpaccio de polvo aromatizado com molho de frutos vermelhos e rúcula”, “Amêijoas à Bulhão Pato”, “Camarão salteado sobre puré de abacate com vinho do Porto”, “Folhado de queijo de cabra com figos”, entre outras opções.

Como prato principal, pode escolher entre saladas, pratos vegetarianos, cozinha tradicional, pratos de peixe e pratos de carne, existindo opções para todos os gostos.

Como saladas, tem à sua disposição “Salada de tomate, mozarela e pesto”, “Salada com queijo de cabra, beringela grelhada e frutos secos”, “Salada César com frango” e “Salada com salmão da Escandinávia e romã”.

Como pratos de peixe, tem à sua disposição “Caril de polvo com camarão”, “Lombo de bacalhau com molho de sapateira, grelos e espinafre salteado com alho”, “Darne de corvina sobre xarém sólido e molho branco”, “Naco de xarém com lingueirão à Bulhão Pato”, “Lombo de tamboril envolto envolto em bacon com molho de mostarda” e “Salmão na prata com molho de cataplana”

Como pratos de carne, tem à sua disposição “Bife à Portuguesa de Carne Maturada”, “Lombinho de porco recheado com tangerina e molho de café”, “Magret de pato com molho de chá preto”, “Supremo de pintada recheado com figos e molho da sua própria aguardente”, “Tornedó de novilho à Vila Adentro com molho de alfarroba” e “Carré de borrego com batata gratinada e molho de poejo”.

Para finalizar, pode escolher “Mousse”, “Pudim caseiro”, “Bolo Brigadeiro”, “Tortas regionais de laranja, alfarroba e laranja, amêndoa, figo, batata doce” e “Bolinhos regionais”.

Horário: De segunda-feira a domingo: das 12:00h às 22:30h.
Localização: Praca Dom Afonso III 17, Faro 8000-167 Portugal

Restaurante À do Pinto

O Restaurante À do Pinto, surgiu com o objetivo de, oferecer o que de melhor existe na Ria Formosa, que banha a cidade de Faro, honrando a gastronomia típica da região como as açordas algarvias ou as cataplanas.

É uma paragem obrigatória para quem quer comer bem e provar os sabores e a essência do mar e da terra da região do Algarve, acompanhando os pratos com vinhos portugueses de topo.

Na ementa do restaurante À do Pinto, poderá encontrar petiscos, desde as tradicionais lulas fritas às bochechas de porco, especialidades de marisco, como o arroz de lingueirão, e ainda cataplanas, de peixe ou carne.

E uma enorme variedade de referências de vinho, selecionadas para complementar a sua experiência gastronómica, mantendo o nosso compromisso com a qualidade, autenticidade e diversidade. 

Horário: De segunda-feira a sexta: das 12:00h às 23:00h.
Encerrado ao sábado e ao domingo.
Localização: Travessa Rebelo da Silva 13, R. de Santo António 26, Faro 8000-483 Portugal

Restaurante Bel’mare Gastrobar

O Restaurante Bel´mare Gastrobar, fica localizado na Praia de Faro e oferece vista para a ria e para o mar. Estes é um espaço que oferece tapas para partilhar com família e os amigos, apresentando um menu variado e delicioso, que pretende atender os gostos de diferentes paladares.

O ambiente é moderno e vibrante, onde todos os pratos foram pensados para partilhar e reviver memórias. Cada prato é criado com produtos frescos e de qualidade, provenientes da Ria Formosa, do mar e a serra Algarvia.

Como entradas, para começar pode optar pelo “Pica-pau de atum, com cebola, coentros e gengibre”, as
“Amêijoas à Bulhão Pato”, a “Salada de ovas de choco”, as “Ostras ao natural”, ou o “Tataki de atum com molho ponzu, sésamo e gengibre”.

Para prato principal, também na lógica da partilha, tem o “Húmus com cogumelos selvagens e ovo estrelado”, “o “Naco de Novilho”, o “Tártaro de novilho com gema de ovo e tabasco” ou os “Croquetes com molho de menta”.

Horário: De segunda-feira a domingo: das 09:30h às 24:00h.
Encerrado ao domingo.
Localização: Avenida Nascente, nº25 – Praia de Faro, Faro 8005-520 Portugal

Veja também os seguintes artigos:

Onde comer em Olhão – 9 restaurantes imperdíveis

0

A cidade de Olhão, destaca-se por ser um lugar profundamente enraizado no setor da pesca, particularmente conhecida pelas suas capturas de atum. Com o passar dos anos e a evolução da cidade, a pesca continua ainda hoje, a fazer parte do quotidiano da população.

Ao visitar a cidade encontrará uma infinidade de restaurantes, que oferecem iguarias compostas por peixe e frutos-do-mar, com uma frescura e qualidade inigualáveis.

Aqui, trazemos-lhe 9 restaurantes, onde poderá saborear a harmonia dos sabores do mar e da terra, nesta cidade com um património marítimo tão rico.


Restaurante 7imeio

O Restaurante 7imeio, fica situado no coração da cidade de Olhão e traz-nos uma combinação de dois conceitos: Tapas e Carnes Maturadas com uma Enoteca de requinte, que se distingue pela sua rigorosa seleção de vinhos exclusivos.

Este local, que cria viagens gastronómicas e vínicas, é conhecido por conquistar até os paladares mais exigentes.

Apesar de as tapas serem uma tradição gastronómica espanhola, têm-se tornado um conceito muito apreciado e popular em muitos restaurantes portugueses. No Restaurante 7imeio, poderá desfrutar de uma variedade de tapas como o “Crocante De Chèvre”, o “Gambão Salteado Com Molho De Gengibre”, o “Pincho De Queijo Brie”, a “Tempura Caseira De Gambão” e o “Tataki Braseado De Atum”, que prometem uma sensação gastronómica inesquecível.

Como prato principal, se optar por escolher um prato de carne, terá várias opções como “Chuleton”, “Entrecôte”, “T-Bone” e “Chateaubriand”, entre outro. Pode ainda optar por escolher a “Tábua de Partilha”, permitindo-lhe ter acesso a mais tipos de carne, que poderá provar.

Se optar por escolher um prato de peixe, terá várias opções à escolha como “Filete De Robalo Na Chapa Com Polenta”, “Filete De Dourada Do Nosso Mar Com Cuscuz De Legumes” e “Caldeirada De Robalo E Pata Roxa À Moda De Olhão”.

Para finalizar, o ponto culminante da refeição é a sobremesa. Com sete opções à escolha, entre ”Mousse de Chocolate Caseira”, “Sorbet de Citrinos”, “Carpaccio de Ananás com Calda de Manjericão”,”Tarte de Chocolate & Caramelo Salgado”, o difícil será decidir qual escolher.

Para além disso, o atendimento é caloroso e cortês, criando uma atmosfera acolhedora desde o momento em que entramos no restaurante e a apresentação dos pratos é excecional.

Horário: De segunda a sexta-feira: das 12:00h à 01:00h.
Sábado: das 17:00h às 02:00h.
Encerrado ao domingo.
Localização: Avenida 5 de Outubro 38-40, Olhão 8700-302 Portugal

Restaurante Vai e Volta

O Restaurante Vai e Volta, é o restaurante indicado para quem gosta de peixe assado na brasa, sendo esta a sua única oferta no menu. Situado no centro da cidade de Olhão, é o local preferido dos amantes de peixe, devido à sua variedade e frescura.

Aqui por 15€ tem direito a usufruir do rodízio de peixe, que inclui as entradas, como pão, broa, azeitonas, patê de atum e biqueirão em vinagre, os acompanhamentos como batata cozida, batata doce, salada montanheira e açorda de alho fervida e claro, o peixe.

Para as crianças entre os 3 e os 10 anos, o preço é mais reduzido, ficando o rodízio por 7,50€.

Dependendo da altura do ano, devido aos ciclos da apanha do peixe pelos pescadores, o Restaurante Vai e Volta tem disponível entre 10 a 15 tipos de peixe diferentes, tais como: carapaus, cavalas , sardinhas , bicas, besugos, sargos, safias, trombeiros, chopas, sarrajão, robalo, salmão, peixe-espada preto, xaputa, lulas, barriga de atum, ferreiras, etc.

Pode ainda esperar uma enorme simpatia por parte da equipa. Aqui, os funcionários demonstram interesse genuíno pelo bem-estar dos clientes, oferecendo atenção personalizada às suas preferências.

Horário: De terça-feira a sábado: das 12:00h às 15:00h.
Encerrado à segunda-feira.
Localização: Largo do Gremio 2, Olhão 8700-343 Portugal

Restaurante Terra i Mar

O Restaurante Terra i Mar, fica situada numa das ruas mais carismáticas e movimentadas de Olhão, a avenida ribeirinha e trata-se de um espaço acolhedor e intimista, com uma garrafeira com os mais diversos vinhos oriundos de todo o mundo.

O seu menu é baseado em peixe e marisco, não fosse a cidade ser conhecida por ter o melhor mercado de peixe do Algarve.

Para entradas tem à sua escolha “Folhado de Queijo e Presunto”, “Bolinhas de Alheira, Queijo e Amêndoas”, “Pão Recheado”, “Amêijoas à Bulhão de Pato”, “Filete de Peixe-Aranha”, entre outras.

Como prato principal, se optar por escolher um prato de peixe, terá várias opções como “Caril de Camarão”, “Pica Pau de Atum”, “Xerém com Amêijoas e Camarão” e “Cataplana de Marisco”.

Caso opte por escolher um prato de carne, terá várias opções como o “Bife Terra i Mar” e o “Pernil de Porco no Forno”.

Para sobremesa tem à escolha o “Creme Brulée”, o “Banoffee” e a “Mousse de Chocolate”, que fazem qualquer um deliciar-se.

Além disso, a equipa é muito profissional e eficiente, garantindo que os pedidos são tomados rapidamente e os pratos servidos no momento certo, para os clientes terem tudo o que precisam durante a refeição.

Horário: De quarta a segunda-feira: das 12:30h às 22:00h.
Encerrado à terça-feira.
Localização: Avenida 5 de Outubro 20, Olhão 8700-304 Portugal

Restaurante Mogno

O Restaurante Mogno, é um espaço de cozinha saudável, onde só entram produtos reais, frescos, da época, sem aditivos, conservantes ou açúcares refinados. A carta do Mogno, oferece um menu com comida adaptada aos diferentes tipos de dietas, encontrando-se no mesmo várias opções de pratos sem glúten e vegetarianos.

Por isso, para além da estética e dos pratos instagramáveis que são servidos, também no Restaurante Mogno se serve saúde. O peixe vem diretamente da costa e os legumes do mercado municipal, é feita uma seleção cuidada dos produtos, privilegiando ingredientes biológicos e procurando apoiar ao máximo o comércio de produtores locais, que produzem aquilo que vendem de forma sustentável.

Quem visita este local, poderá encontrar propostas para pequeno-almoço e brunch. Há “Panquecas com Manteiga de Amendoim 100% caseira e biológica, banana, amendoins e lascas de chocolate”, “granola caseira com iogurte e frutas”, “bowls como a de banana, espinafres, kiwi, maçã verde e sementes de linhaça” e “ovos Benedict”.

Para quem procurar fazer uma refeição mais completa, poderá escolher entre os Baos, a “Sandes da horta com pão de fermentação lenta, pasta de manjericão, legumes e lâminas de queijo de cabra ou vegan”, a “Poké de tofu com brócolos” ou o “Tranche de salmão com crosta de avelã”.

Para finalizar, pode solicitar uma das várias sobremesas que existem na carta, como “Mousse Fresca do Dia”, “Tarte de Chocolate e Avelãs” ou “Semifrio de Amendoim”.

Toda a comida é confecionada a pensar numa oferta saudável, cheia de sabor, equilíbrio, criatividade e inovação, mas também honesta, realçando os aromas naturais de cada um dos ingredientes que compõem o tentador menu e que garantem uma experiência única.

Horário: De segunda-feira a sábado: das 09:00h às 22:30h.
Domingo: das 10:00h às 22:30h.
Localização: Avenida 5 de Outubro No 160, Olhão 8700-304 Portugal

Restaurante Tapas e Lendas

No Restaurante Tapas e Lendas, pode não só se deliciar com as iguarias do menu provenientes da Ria Formosa, como também conhecer mais sobre a história do povo Olhanense.

Todas as sextas e sábados é feita uma invocação de Floripes, a moira encantada que, diz-se que aparecia aos pescadores locais nas ruas estreitas do bairro, uma das famosas lendas locais.

A variedade de tapas é imensa, podendo escolher entre “Choco Panado”, “Puntilhitas”, “Camarão Flambé”, “Lagartinhos”, “Pimentos Padron”, entre muito.

Os funcionários recebem os clientes com um sorriso caloroso e uma saudação amigável, criando uma atmosfera acolhedora desde o momento em que se entra no restaurante.

Horário: De segunda-feira a sábado: das 17:00h às 23:45h.
Encerrado ao domingo.
Localização: R. Dr. Manuel Arriaga 18 Rua manuel de arriaga n3, Olhão 8700-493 Portugal

Restaurante Ammar i Mar

O Restaurante Ammar i Mar, pertence ao projeto Terra i Mar, no entanto, distingue-se pela sua carta de petiscos de marisco e sushi, aproveitando o bom peixe proveniente da costa algarvia, como o atum ou o robalo.

Com refeições centradas no peixe fresco da cidade de Olhão, o Ammar i Mar, é conhecido por combinar a simplicidade, a sofisticação e a qualidade e frescura dos ingredientes, com a técnica habilidosa do chef.

São várias as iguarias que poderá provar, oferecendo o Ammar i Mar, uma carta bastante completa. Como sushi conte com Temakis, Tatakis, Uramakis, Hot Rolls, Sashimi, Gunkan, entre outras opções. Caso seja mais fácil para si, poderá também optar por escolher um combinado de peças bem variadas, escolhidas pelo chef.

Como petiscos de marisco poderá encontrar Camarão Tempura, Ostras, Tiras de Choco, Ovos Rotos, Francesinha do Mar, Poke, entre outras opções.

Para finalizar, como sobremesa pode escolher entre “Cheesecake de Folar de Olhão”, “Brownie de Chocolate e Caramelo Salgado”, “Cheesecake de Maracujá”, “Cheesecake de Manteiga de Amendoim com Caramelo Salgado” e cinco tipos de Gelados Fini.

Horário: De terça-feira a domingo: das 12:00h às 23:45h.
Encerrado à segunda-feira.
Localização: Av. 5 de Outubro 174, Olhão 8700-304 Portugal

Restaurante Pizza na Pedra

O Restaurante Pizza na Pedra, apresenta uma carta variada assente numa gastronomia de cariz tradicional italiana. Aqui, terá à sua disposição uma enorme seleção de pratos saborosos e frescos, fazendo o restaurante uso de produtos frescos e locais.

Com um interior acolhedor e de decoração distinta, este é um espaço que combina harmoniosamente um estilo contemporâneo e rústico. Dispondo ainda de um terraço panorâmico com uma vista deslumbrante para a Ria Formosa.

Para além de pizzas e pratos de massa, o Restaurante Pizza na Pedra oferece ainda mariscos apetitosos e várias opções vegetarianas.

Horário: De segunda-feira a domingo: das 12:00h às 23:00h
Localização: Av. 5 de Outubro, 50 OLHÃO, Olhão 8700-302 Portugal

Restaurante Hola Torito

O Restaurante Hola Torito, é uma experiência sensorial vibrante, que nos leva a viajar até ao México, oferecendo-nos uma explosão de cores, aromas e sabores mexicanos na cidade de Olhão.

Ao entrar no Hola Totiro, é-se imediatamente transportado para uma atmosfera animada e festiva, com decoração única e vibrante e música animada.

Aqui será recebido por uma equipa acolhedora, pronta para ajudá-lo a explorar o menu e a orientá-lo para que a sua experiência seja inesquecível.

Ao folhear o menu, poderá encontrar uma variedade de pratos autênticos, onde as receitas de origem mexicana são mantidas e respeitadas criteriosamente.

Aqui encontrará desde os clássicos como tacos, burritos, fajitas e quesadillas, até pratos menos conhecidos, mas igualmente deliciosos. A variedade, permite que existam escolhas para todos os gostos, incluindo opções vegetarianas.

Enquanto aguarda sua refeição, pode aproveitar para desfrutar de uma margarita ou uma cerveja gelada, acompanhada por nachos.

Também as sobremesas são inspiradas na cidade do México, podendo encontrar no menu “Nachos Dulces com Leche”, “Churros com Chocolate” e “Burrito Dulce com Gelado”.

Horário: De quinta a terça-feira: das 12:30h às 24:00h
Encerrado à quarta-feira.
Localização: Avenida 5 de Outubro 156, Olhão 8700-304 Portugal

Restaurante Prazeres da Ria Formosa

O Restaurante Prazeres da Ria Formosa, irá surpreende-lo com as iguarias portuguesas e de cozinha mediterrânea que prepara na hora pelos seus cozinheiros.

Com diversificados pratos regionais, no Prazes da Ria Formosa poderá encontrar como opções de marisco: Camarão, Gamvas, Amêijoas, Berbigão, Mexilhão, Conquilhas, Lingueirão, Ostras, Perceves, Vieiras, Canilhas, Sapateira, Lavagante, Santola, Lagostim e Navalheira.

Como pratos de peixe, poderá encontras as seguintes opções: Robalo, Dourada, Linguado, Atum, Salmão, Bacalhau, Tamboril, Polvo, Calamares, Xerém e Caril de Gambas.

Já como pratos de carne, poderá encontrar as seguintes opções: Porco preto, Costeletas de Borrego e Bife de Vitela.

Horário: De terça a domingo: das 11:00h às 23:00h
Encerrado à segunda-feira.
Localização: Av. 5 de Outubro 94 Em frente ao Mercado de Peixe, Olhão 8700-302 Portugal

Veja também os seguintes artigos:

15 Acessórios para viajar com conforto no avião

Viajar proporciona uma sensação única de liberdade, mas nem sempre é sinónimo de conforto. Para tornar as suas viagens mais agradáveis e relaxantes, reunimos uma lista com 15 acessórios que elevam o conforto durante o voo.

Aqui poderá encontrar acessórios que apresentam soluções inteligentes para o seu descanso mas também dispositivos que tornaram a sua viagem mais prática. Embarque connosco e descubra como pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença durante os seus voos.

Procura também uma mala ou mochila de viagem? Veja aqui os nossos guias gratuitos das 6 Melhores Malas de Viagem de 2023 e das 5 mochilas ideais para viajar sem pagar taxas de bagagem.


Garrafa de água dobrável

Fabricada em silicone de alta qualidade, esta garrafa de água dobrável, permite-lhe guardá-la facilmente em qualquer lado. Com um design inovador contra fugas é a companheira ideal de viagens.


Máscara para dormir

Esta máscara bloqueia perfeitamente a luz em qualquer lugar e a qualquer hora. Como seu design ergonómico adapta-se a cada tamanho de cabeça, podendo dormir perfeitamente sem que o incomode. Produzida com 5 camadas de tecido respirável, oferece um toque ultra macio e fresco nos olhos. As costuras são também ajustadas de forma a que façam o mínimo de atrito.


iWALK Mini Carregador Portátil

Se está à procura de um carregador portátil, potente, leve e compacto, este será cumprirá, sem dúvida, todos os requisitos de que está à procura. Basta conectar o dispositivo ao seu telemóvel para o utilizar, sem ser necessário andar com fios agarrados.


Almofada para pescoço ajustável

Ao contrário da maioria das almofadas normais de pescoço, esta almofada pode ser ajustada conforme as suas necessidades. Ao ser moldada em qualquer posição, garante um maior conforto e proteção para o pescoço. Com espuma viscoelástica permite-he relaxar o seu pescoço mesmo sem inclinar o assento. Com ela vem também uma máscara para os olhos, tampões para os ouvidos e uma bolsa de armazenamento.


Suporte Universal para Telemóvel

Este deve ser o suporte para telemóvel mais versátil que alguma vez existiu. Com rotação de 360º, possibilitam escolher o melhor ângulo (vertical ou horizontal). É também compatível com a maior parte dos telemóveis seja Iphone ou Android.


Tampões para redução do ruído

Os tampões Loop Quiet são reutilizavéis e de alta qualidade, sendo fabricados em silicone macio. Tem um índice de redução de ruído de 26 decibéis, protegendo a seu audição de ruídos fortes. São ideias para utilizar durante uma viagem, ajudando-o a dormir ou a concentrar-se a ler ou trabalhar. Com os mesmos, vêem ainda 4 tamanhos de almofadas de silicone e 1 estojo de armazenamento.


Suporte de apoio para as pernas

Alivie a tensão da região lombar e das pernas e pés, com o este apoio portátil. Com um design compacto e leve é fácil de transportar para qualquer lado. Basta pendurá-lo na mesa da cadeira à sua frente e apertar a fivela, ajustando até ficar à altura que considerar ser mais confortável, permitindo-lhe esticar as pernas e os pés. Este utensílios faz sem dúvida diferença, especialmente ao se viajar em classe económica.


Gomas para dormir

Cada goma VITALDIN, contém 1mg de melatonina (hormona produzida no cérebro que ajuda a dormir) e 1,4mg de vitamina B6, ajudando-o a mergulhar num sono de qualidade, profundo e reparador. Ajudam ainda a aliviar a sensação de Jett LAG, evitando perturbações do sono, fadiga durante o dia, desconforto, problemas de concentração e até problemas gastrointestinais, reduzindo consideravelmente o desconforto durante as suas viagens.


Transmissor sem fios para avião

Este dispositivo permite conectar facilmente os seus próprios auscultadores sem fios ao sistema de entretenimento do avião, libertando-o das restrições dos fones de ouvido com fios. Com uma conexão rápida e estável, o transmissor sem fios oferece uma qualidade de som excepcional, garantindo que você desfrute de filmes, músicas e podcasts durante o voo com total clareza.


Meias de compressão

As meias de compressão são ideias para quem viaja longas distâncias, ao proporcionarem uma sensação de conforto, melhorando o fluxo sanguíneo e os movimentos das pernas.


Powerbank

Este carregador portátil é projectado para acompanhar o seu ritmo de viagens ativo. Com a capacidade de armazenar energia extra, o powerbank fornece cargas rápidas e confiáveis para seus dispositivos electrónicos, garantindo que você nunca fique sem bateria quando mais precisa.


Toalhetes Desinfetantes

Toalhetes desinfetantes, eficazes contra bactérias, fungos e vírus. Limpam e desinfetam todas as superfícies, numa só passagem, eliminando de forma rápida toda a sujidade. Ideais para áreas de alto contacto, testadas dermatologicamente e 100% biodegradáveis.


eReader

Este dispositivo permite carregar uma biblioteca inteira consigo, proporcionando acesso a milhares de livros digitais. Com uma tela anti-reflexo que simula a aparência do papel, o eReader oferece uma experiência de leitura confortável, seja sob a luz do sol ou na escuridão da noite. A sua bateria de longa duração permite horas de leitura contínua, tornando-o ideal para viagens.


Batom de cieiro

Reparador para lábios secos e rachados, deixando-os macios e hidratados. Ideias para quem viaja principalmente para lugares de clima frio.


Cobertor e almofada de viagem

Com este cobertor leve e extra confortável poderá manter-se quente durante toda a viagem. Feito com tecido de microfibra de alta qualidade cria uma sensação aveludada e suave ao toque. Pode utilizá-lo como almofada ou cobertor, sendo facilmente transportado, pois inclui um clipe que poderá prender à sua mochila/mala.


Veja também os seguintes artigos:

Onde comer em Elvas – 5 restaurantes imperdíveis

0

Explorar a gastronomia alentejana de Elvas é uma imersão na tradição, nos sabores autênticos e na hospitalidade local. Com uma herança cultural profundamente enraizada, esta cidade histórica oferece aos visitantes uma experiência gastronómica única, onde os pratos tradicionais se misturam com influências contemporâneas.

Neste guia, apresentaremos 5 restaurantes imperdíveis em Elvas, cada um representando o melhor da culinária da região. Aqui encontrará desde iguarias locais até às criações inovadoras, que tornam Elvas um destino culinário verdadeiramente cativante.

Está a planear visitar Elvas? Aproveite para ver o nosso guia gratuito de Elvas, com várias informações e dicas sobre a cidade.


Restaurante Adega Regional

O Restaurante Adega Regional, fica localizado no centro histórico de Elvas e é considerado um dos melhores restaurantes da cidade. Retratando uma adega típica alentejana, envolve-nos até ao passado, recriando um cenário confortável e acolhedor, debaixo dos tetos abobadados do século XVII.

Na cozinha recriam-se os sabores do Alentejo, mantendo os pratos os sabores e a autenticidade da região. Numa tentativa de dar a conhecer a região vitivinícola do Alentejo, o Restaurante Adega Regional, centra-se numa carta de vinhos alentejanos e a doçaria tradicional não fica esquecida, ao encontrar-se na mesma o famoso cericaia com ameixas de Elvas.

Horário: Quarta-feira a Domingo: das 12:00h às 15:00h e das 19:00h às 22:00h;
Segunda-feira: das 12:00h às 15:00h;
Encerrado às terças-feiras.
Morada: Rua João de Casqueiro Nº22 B, Elvas 7350-193 Portugal

Restaurante Acontece

O Restaurante Acontece, fica localizado a 500 metros do centro histórico de Elvas, perto de um parque de estacionamento gratuito. Este é considerado um dos melhores restaurantes de Elvas. Com uma decoração caracterizada por elementos incomuns, que criam uma atmosfera única e intrigante, onde o ambiente é preenchido com cores vibrantes e padrões ousados.

O Restaurante Acontece, confeciona pratos gourmet, mas sem exagero, sendo a quantidade de comida q.b.. Oferece um menu bastante variado, havendo muitas opções para todos os paladares. O mesmo prima pela diferenciação oferecendo novos pratos, do que aqueles que se encontrariam num restaurante típico.

A equipa é extremamente dedicada e prima pela simpatia, prestando um serviço rápido de excelência. Aconselhamos ainda a fazer uma reserva com antecedência, principalmente aos fins-de-semana.

Horário: Terça-feira a Sábado: das 12:00h às 15:30h e das 19:00h às 23:00h;
Domingo: das 12:00h às 15:30h;
Encerrado à segunda-feira.
Morada: Avenida Garcia da Orta, 8, Elvas 7350-144 Portugal

Restaurante El Cristo

O Restaurante El Cristo, fica situado a 2 quilómetros do centro histórico de Elvas e conta com um espaço amplo, projectado para acomodar confortavelmente um grande número de clientes. Com inúmeras janelas que permitem que a luz natural se espalhe abundantemente por todo o local e proporcionam uma sensação de conexão com o exterior. Este é um espaço agradável que conta ainda com um parque de estacionamento gratuito.

O mesmo, é reconhecido há mais de 40 anos, pela sua excelência e qualidade do peixe e marisco servidos, que são selecionados com os maiores critérios de qualidade, de forma a oferecer ao cliente a frescura e o sabor nos pratos confeccionados. A ementa é variada, apostando em pratos com sabores naturais vindos directamente do mar.

Horário: Todos os dias das 12:00h às 17:00h e das 19:00h às 22:30h
Morada: R. Dr. António Tello Barradas 49 Parque da Piedade, Elvas 7350-112 Portugal

Taberna do Adro

A Taberna do Adro, fica situada a 15 quilómetros do centro histórico de Elvas, na Vila Fernando, ao lado da igreja. A sua decoração é tipicamente alentejana, com um charme rústico e aconchegante, reflectindo as tradições e o estilo de vida da região. Ao entrar, é possível ver-se de imediato as paredes cobertas por cerâmicas tradicionais pintadas à mão.

Conhecida pela comida alentejana, a Taberna do Adro, oferece pratos ricos em sabor e com ingredientes frescos, que reflectem a rica herança culinária da região do Alentejo. O menu não é muito grande, mas oferece tudo aquilo que o Alentejo de melhor tem.

Optámos por escolher como entradas a tiborna alentajana, uma iguaria típica que consiste numa fatia de pão caseiro tostada regada com azeite e a farinheira frita, uma iguaria deliciosa que ao ser retirada da frigideira, apresenta uma casca crocante e dourada, enquanto o interior permanece macio e suculento.

Para refeição principal pedimos dois pratos: galinha frita, que consiste em pedaços de galinha desfiada que vão a fritar e adquirem uma casca crocante e dourada, enquanto a carne interna mantém sua humidade e suculência e carne do alguidar, que consiste em pedaços de carne de porco marinada, que é posteriormente levada ao forno, onde é assada lentamente em baixa temperatura por várias horas. Durante o processo de cozimento, a carne absorve os sucos e os temperos, ficando macia e suculenta.

Para acompanhar pedimos as migas de batata, tomate e couve-flor. As migas alentejanas são feitas a partir de pão caseiro, alho, azeite de oliva, sal e água. O pão utilizado tradicionalmente é o pão alentejano, um pão de massa densa e consistente, com casca crocante e miolo macio.

Ao ser um espaço pequeno, aconselhamos a reservar previamente para garantir lugar.

Horário: Quinta-feira a Terça-feira: das 12:30h às 15:00h e das 19:30h às 22:00h
Encerrado à quarta-feira.
Morada: Largo João Dias de Deus,1 Vila Fernando, Elvas 7350-200 Portugal

O Lagar

O Restaurante O Lagar, fica localizado no centro histórico de Elvas e é considerado um dos melhores restaurantes de Elvas. Com uma ementa bastante abrangente, procura satisfazer tanto os amantes de peixe e frutos do mar, como quem prefere uma boa carne à moda do Alentejo.

O tamanho das tapas, é bastante generoso, destacando-se os pratos de Migas e Bacalhau à Lagar. Depois de comer, pode ainda usufruir de uma bebida, no bar, caso o tempo assim o permita o restaurante oferece ainda a opção de se sentar ao ar livre e aproveitar a cidade.

As suas instalações são acessíveis também para clientes com mobilidade reduzida.

Horário: Sexta-feira a Quarta-feira: das 12:00h às 14:30h e das 19:30h às 23:00h
Encerrado à quinta-feira.
Morada: Rua nova de vodoria, Elvas Portugal

Veja também os seguintes artigos: