Onde comer em Tavira – 7 restaurantes imperdíveis

Não tem como pensar em Tavira, sem pensar na gastronomia maravilhosa da região do Algarve, que está intimamente ligada aos portos de pesca e aos sabores da serra do barrocal.

Aqui, trazemos-lhe 7 restaurantes que terá de visitar para provar a junção de sabores e aromas, fruto da criatividade de quem cozinha e da frescura e qualidade dos ingredientes.

Está a planear visitar a cidade de Tavira? Aproveite para ver o nosso guia gratuito dos 10 Melhores Hotéis em Tavira Para Uma Estadia Perfeita, com várias informações e dicas sobre o alojamento na cidade.


Come na Gaveta – Gastrobar

O Gastrobar Come na Gaveta, fica localizado a 6 minutos do centro de Tavira, longe da confusão e com estacionamento à porta. O seu conceito provém de uma antiga história sobre os habitantes de Tavira, que tinham fama de Comer na Gaveta. Os residentes da cidade acreditam que obtiveram fama de “gaveteiros”, devido a no passado, o comércio local não fechar à hora do almoço. Os donos e os empregados dos estabelecimentos faziam assim as suas refeições no trabalho e na altura em que chegava um cliente, guardavam o prato na gaveta.

A decoração do restaurante foi meticulosamente projetada para criar uma atmosfera acolhedora e agradável para os clientes, onde a iluminação convida a degustar tranquilamente da boa comida que é servida, com toques subtis de criatividade para transmitir a identidade e proposta gastronómica do estabelecimento.

A carta do restaurante é bastante variada e de muita qualidade, apresentando uma seleção de tapas e petiscos inspirados na gastronomia portuguesa, que alteram sazonalmente e permitem que os visitantes desfrutem de uma experiência diferente a cada visita. Desde o “creme de castanhas” ao “biqueirão na corda”, passando pela “Tábua de Entrecote”, tudo é servido com muito carinho e delicadeza pelo pessoal.

Para terminar não pode deixar de provar as deliciosas sobremesas, a “Espuma de Avelã c/ Gelado de Caramelo Salgado”, o “Pão de Ló c/ Queijo de Cabra” ou a “Mousse de Chocolate ao sal” (simplesmente extraordinária), que são verdadeiras surpresas.

No Come na Gaveta, encontrará um ambiente acolhedor, onde os empregados de comportam de maneira profissional, cortês e prestativa, proporcionando uma experiência muito agradável aos clientes.

Um conselho que damos é reservar com antecedência, para não correr o risco de não encontrar lugar.

Horário: Aberto todos os dias: 12h30 – 15h00 | 19h00 – 22h30
Morada: Av. Dr. Mateus Teixeira de Azevedo 36, 8800-379, Tavira

D’Gusta

O Restaurante D’Gusta fica localizado nas Quatro-Águas, uma pequena localidade na Ria Formosa perto de Tavira, a cerca de 15 minutos do centro.

Ao localizar-se junto à Ria Formosa, o Restaurante D’Gusta é envolvido por um cenário encantador, onde a Ria, de águas calmas e cristalinas, reflete o brilho suave do pôr-do-sol e pinta o céu com tons dourados e alaranjados. Criando um cenário pitoresco, onde os barcos encorados balançam suavemente na água, podendo assim desfrutar da beleza ao seu redor.

Esta costuma ser uma das esplanadas mais requisitadas de Tavira, pelo que aconselhamos a marcar com antecedência a sua visita.

O menu é feito essencialmente de tapas, pelo que a ideia aqui passa pela partilha e o convívio, de forma a conhecer um pouco melhor os sabores algarvios. O “Folhado de alheira e espinafre”, as “Tábuas de queijo e enchidos”, a “Tiborna” e o “Chouriço assado com pão”, são alguns dos deliciosos petiscos que poderá aqui encontrar.

No entanto, não deixe de provar as outras deliciosas opções, confeccionadas com o peixe fresco da região, como: o “Tártaro de atum com amêndoa e sweet chilli”, o “Ceviche de Pescada” e o “Bacalhau Assado”.

Para finalizar e ter a experiência total do D’Gusta, não se esqueça de terminar com um Pijama para dividir por todos, que consiste numa travessa com todas as sobremesas existentes no restaurante: Cheesecake de lima, tarte de chocolate, folhado de banana com Nutella, strudel de maçã e panacotta de frutos silvestres são as propostas. Assim poderá provar um pouco de cada uma

Horário: Encerrado às Segundas-feiras. Aberto de Terça-feira a Domingo das 19:00h até à 00:00h.
Morada: Estr. das 4 Águas, Tavira 8800-602 Portugal

Bartô

O Restaurante Bartô, fica localizado no coração da cidade de Tavira, num cantinho escondido mas com muito potencial para oferecer. A sua carta oferece o melhor da cozinha e gastronomia japonesa, no entanto até os não apreciadores de sushi conseguem fazer aqui uma excelente refeição, devido à sua oferta diversificada.

Como entrada as “Gyosas de vegetais” e os “Tacos de atum” são, sem dúvida, dois pratos a solicitar. As gyozas de vegetais são pequenos e deliciosos bolinhos japoneses recheados com uma mistura suculenta e aromática de vegetais frescos. Esta iguaria tem uma combinação única de sabores e texturas, sendo uma opção deliciosa para os amantes da culinária asiática.

A base dos tacos é uma tortilha de milho, que abrigara o atum, protagonista desta iguaria. Preparado fresco, com a sua carne rica e saborosa é temperado com uma combinação de especiarias mexicanas, que realçam o seu sabor natural e proporcionam um toque picante e saboroso.

De seguida, como segundo prato são imensas as escolhas que poderá fazer: Ceviche, Sashimi, Nigiri, Gunkans, Temakis, Uramakis, Hossomaki, Poke Bowls, Gua-Bao, entre outros.

A oferta de sushi no Bartô é uma verdadeira obra-prima da culinária japonesa, conhecido pela sua elegância, frescura e delicadeza das peças. Os pratos não só impressionam visualmente com suas cores e arranjos meticulosos, como também pela sua combinação de sabores, criando uma experiência gastronómica única e memorável.

As poke bowls tornaram-se também uma iguaria popular no Bartô, devido à sua combinação de sabores frescos, saudáveis e deliciosos. A base da poke bowl é o peixe cru, geralmente o atum ou o salmão, embora haja variações com outros tipos de peixe.

O Gua bao, é um pãozinho macio, leve e levemente doce de origem taiwanesa, muito apreciado por sua textura fofa e sua versatilidade. No Bartô poderá encontrar dois tipos de recheio, um deles é o mais tradicional, de barriga de porco cozida lentamente, muito suculenta, macia e extremamente saborosa.

Para terminar, tem que provar a estrela do Bartô: o “Pastel de Nata desconstruído”, uma interpretação moderna e criativa do tradicional pastel de natal, uma iguaria típica da culinária portuguesa. Nesta versão, os ingredientes clássicos do pastel de nata são desmontados e apresentados de maneira única e inovadora, oferecendo uma experiência gastronómica diferente e surpreendente.

Horário: De Segunda-feira a Sexta-feira: das 12:00h às 15:00h e das 19:00h às 23:00h
Sábado e Domingo: das 19:00h às 23:00h
Morada: Rua da Liberdade 37, R/c, Tavira 8800-399 Portugal

Coisa Linda

O Restaurante Coisa Linda, localizado a 10 minutos do centro de Tavira. Fundado em 2021, foi criado como um espaço para aproveitar e viver o momento. O seu cardápio é bastante diversificado, misturando diversos sabores do mundo, com influências gastronómicas portuguesas, francesas e brasileiras. Alcançando assim todos os clientes que os visitam.

Poderá optar por escolher umas tapas para partilhar, um prato de peixe ou de carne ou até uma refeição vegetaria.

As tapas são uma tradição gastronómica espanhola que consiste em pequenas porções de alimentos servidas como aperitivos ou petiscos. Este conceito tem vindo a tornar-se muito apreciado e popular, pois permite desfrutar de uma variedade de sabores e pratos numa única refeição. Entre a oferta de tapas do Restaurante Coisa Linda, poderá encontrar as “Gyosas “, a “Burrata Coisa Linda”, e a “Casquinha de Siri”, todos petiscos deliciosos.

Se optar por escolher um prato de peixe, terá várias opções como o “Ceviche”, o “Nosso Bacalhau à Portuguesa” e o “Tataki”.

Já como pratos de carne, as opções são o “Carpaccio”, o “Piano Ribs Ibérico” e o “Aumoniere de Pato”.

O ponto culminante da refeição é a escolha da sobremesa, que agrada ao paladar de qualquer um, principalmente dos mais gulosos! Caso não consiga decidir, pode sempre optar por escolher o “Café ou Chá Gourmand”, que para além de já vir com café ou chá, tal como o nome refere, traz ainda uma versão miniatura da seleção de sobremesas.

Horário: De Terça-feira a Sábado: das 19:00h às 23:00h;
Domingos das 19:00h às 22:30h;
Encerrado às Segundas-feiras.
Morada: Rua Almirante Cândido dos Reis 234, Tavira 8800-318 Portugal

Daiya Cocktail & Sushi

O Restaurante Daiya Cocktail & Sushi, fica localizado a 12 minutos do centro de Tavira. E é considerado um dos melhores restaurantes de sushi do Algarve, aproveitando o bom peixe proveniente da costa algarvia, como o atum ou o robalo.

Este é assim um restaurante que dá preferência à utilização de produtos locais e regionais na sua cozinha, com refeições centradas no peixe fresco do Algarve. O seu sushi é uma combinação perfeita entre a simplicidade e sofisticação e a qualidade e frescura dos ingredientes utilizados, com a técnica habilidosa do chef.

São várias as iguarias que aqui poderá provar, oferecendo o Daiya uma carta bastante completa. Conte com Gyosas, Tatakis, Uramakis, Niguiris, Hossomakis, entre outras opções. Caso seja mais fácil para si, poderá também optar por escolher um combinado de peças bem variadas, escolhidas pelo chef.

Em relação aos cocktails, tem à sua escolha opções como o “The Trade Secret” (vodka, sumo de toranja, xarope de açúcar e água tónica), o “Harakiri” (gin Jinzu, xarope de gengibre, sumo de limão e wasabi) ou opções mais tradicionais como mojitos e daiquiris. O difícil vai ser mesmo escolher.

Horário: Aberto todos os dias das 18:00h às 02:00h.
Morada: Rua almirante cândido dos Reis Edificio discoteca Echo – Fabrica Balsense, Tavira 8800-318 Portugal

Ponto de Encontro

O Restaurante Ponto de Encontro, conta com uma localização privilegiada, situando-se no centro da cidade de Tavira. Com uma ampla variedade de opções culinárias, procura atender aos mais diversos gostos e preferências. Reflectindo os seus pratos a riqueza da cultura e da tradição algarvia.

A região do Algarve é conhecida pela sua extensa costa e pelo bom peixe proveniente da mesmo. No Restaurantes Ponto de Encontro terá muitas opções deliciosas da culinária local, tais como: o “Polvo de Tavira Assado”, a “Cataplana de peixe e mariscos”, o “Robalo Grelhado”, a “Barriga de Atum Grelhada”, entre muitas outras opções.

As opções de pratos de carne são também deliciosas, “Presa de Porco Preto do Zambujal”, “Bife da Vazia Minhota Maturado Dry Ager” ou ” Costelelão Novilho Grelhado”.

Para finalizar, pode contar com uma oferta diversificada de sobremesas, mas nada melhor do que terminar a refeição com mais uma das especialidades do Algarve.

Horário: Aberto todos os dias das 12:00h às 14:30h e das 19:00h às 21:30h
Morada: Praca Doutor Antonio Padinha, 39, Tavira 8800-637 Portugal

Ti Maria

O Restaurante Ti Maria, situa-se no coração da cidade de Tavira e conquista, diariamente, os algarvias e os visitantes que lá passam. Trata-se de um restaurante de tapas, associado ao conceito de Gastrobar, onde são servidas referências tipicamente algarvias, que dão a conhecer um pouco daquilo que a região de melhor tem para oferecer.

O Ti Maria é um restaurante que encanta com o seu conceito, ambiente e sabores. Aqui poderá provar o delicioso Polvo do Algarve e a famosa Muxama de Atum.

O polvo do Algarve é conhecido pela qualidade e frescura, oferecendo o Ti Maria uma verdadeira iguaria que certamente satisfará o paladar de quem o experimentar. Já a Muxama, nome dado a uma forma de presunto de atum, remonta aos antepassados, onde o atum é limpo e de seguida mergulhado em sal a água.

Horário: De Segunda-feira a Sábado: das 12:00h às 15:00h e das 19:00h às 23:30h.
Encerrado aos Domingos.
Morada: Rua Fumeiros de Trás, 51 Perto da Igreja do Carmo, Tavira 8800-321 Portugal

Por último, deixamos ainda a nossa recomendação para provar os famosos Folhados de Tavira.

Veneza Caffe

Na pastelaria Veneza Caffe, localizada mesmo no centro da cidade de Tavira é possível encontrar os famosos Folhados de Tavira, que consistem num bolo folhado em forma arredondadas, que se tem vindo a transmitir de geração em geração. Para além disso, terá ainda à sua escolha diversos tipos de bolos regionais.

Veja também os seguintes artigos:

Related Stories

spot_img

Veja aqui mais artigos

Onde beber a melhor poncha da Madeira

A Ilha da Madeira, é um paraíso tropical situado no meio do Oceano Atlântico,...

Onde ficar no Porto Santo – 6 hotéis imperdíveis

Porto Santo, é um refúgio de tranquilidade e beleza natural. Com praias de areia...

Onde comer por menos de 15€ em Lisboa –...

Conhecer a gastronomia de uma cidade é uma maneira autêntica de conhecer a sua...

15 Coisas para fazer e sítios para visitar na...

A Ilha da Madeira, é um destino único, que encanta visitantes de toda a...

Onde comer em Aveiro – 7 restaurantes imperdíveis

A cidade de Aveiro, é conhecida como a “Veneza de Portugal” e é tão...

12 lugares secretos que pode encontrar em Lisboa

Se procura lugares únicos e incomuns em Lisboa, que não são mencionados na maioria...

Categorias populares

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui