Onde comer em Aveiro – 7 restaurantes imperdíveis

A cidade de Aveiro, é conhecida como a “Veneza de Portugal” e é tão rica em beleza arquitetónica como na cultura gastronómica. Se pensa visitar esta cidade, procure provar os sabores locais que a distinguem.

Aqui, trazemos-lhe 7 restaurantes que terá de visitar para provar a deliciosa gastronomia da cidade de Aveiro, que refletem a sua localização à beira da ria e do mar.


Restaurante Salpoente

O Restaurante Salpoente, fica localizado no Cais de São Roque, em Aveiro e situa-se em dois antigos armazéns de sal únicos na cidade, que foram renovados e são atualmente considerados património histórico.

Surgiu como uma homenagem às gentes e à matéria-prima da região da Ria de Aveiro e combina a tradição com a inovação, considerado uma poesia de sabores e de sentires.

Este restaurante é conhecido pela sua cozinha moderna que respeita os sabores da região. Os pratos de bacalhau são uma especialidade, e o ambiente sofisticado torna-o perfeito para uma noite especial.

Como entradas pode optar por escolher as “Ostras da Ria de Aveio”, o “Taco de Marinhoa”, a “Sanduíche de pézinhos e berbigão”, o “Tataki de atum e sésamo” ou a “Sopa de cebola e queijo da serra”.

Diretamente do mar, pode optar por escolher pratos como “Pregado”, “Peixe do Mar”, “Bacalhau à Brás” e “Bacalhau, com cogumelos e avelã”.

Diretamente da terra, pode optar por escolher pratos como “Milhos de Chaves”, “Picanha”, “Faisão” e “Lentilhas com abóbora e parmesão”.

Para finalizar, tem à sua escolha para sobremesa “Morgado do Bussaco”, “Chocolate, coco e baunilha”, “Maça Granny Smith, Caju, Laranja e Canela”, “Banana, Amendoim e massa filo” e “Misto de fruta laminada”.

Para além da carta, tem ainda ao seu dispor o menu de grupo e o menu de degustação.

Horário: Aberto todos os dias das 12:30h às 15:00h e das 19:30h às 22:30h
Localização: Cais de Sao Roque 83 3800-256, Aveiro 3800-256 Portugal

Restaurante O Batel

O Restaurante O Batel, oferece uma vista deslumbrante sobre a Ria de Aveiro e é considerado um refúgio para os amantes de marisco e peixe, garantido uma experiência autêntica e deliciosa.

Como entradas pode optar por escolher “Amêijoas à Bulhão de Pato”, “Gambas à Batel”, “Gambas ao alho” e “Mexilhão ao Batel”.

Nas propostas da ementa como pratos principais, pode encontrar “Lombo de Bacalhau com broa”, “Dourada”, “Pargo”, “Arroz de Gambas”, “Açorda de ovas com gambas”, “Bife de lombinho à Batel”, “Costele de vitela”, entre outras.

Para finalizar, como sobremesas pode optar por “Mousse de Chocolate ou de Frutas”, “Bolo de Chocolate”, “Tarte de leite condensado”, “Quindão de coco” e “Chessecake”.

Horário: Aberto de segunda-feira a sábado, das 12:30h às 15:00h e das 19:30h às 23:30h
Encerrado ao domingo.
Localização: Travessa do Tenente Rezende 21, Aveiro 3800-269 Portugal

Restaurante Subenshi

O Restaurante Subenshi, surgiu no ano de 2014 e oferece uma fusão de sabores onde o sushi é o protagonista. Este espaço moderno não serve só pratos tradicionais japoneses como também cria inovações que incorporam ingredientes locais.

Localizado no canal do Cojo, no centro de Aveiro, é um espaço requintado e inovador, onde poderá desfrutar de uma deliciosa refeição num ambiente jovem e contemporâneo, onde poderá encontrar o maior aquário da europa.

Nas propostas da ementa como entradas, pode encontrar “Lagosta Tempura”, “Tártaro de Toro & Caviar”, “Gambas Subenshi”, “Gyosa Yasai”, “Ceviche de Peixe Branco”, “Edamame Trufado”, entre outras.

Aqui são várias as propostas de comida asiática, como temakis, makiroll, sashimi, nigiri & gunkan e também menus combinados.

Para finalizar como sobremesas, tem como opções “Chessecake de framboesa”, “Azuki”, “Chocolate Wasabi”, “Tempura de Subenshi” “Benchi Ló”, entre outras opções.

Horário: Aberto todos os dias, das 12:30h às 16:00h e das 19:30h às 22:30h
Localização: Rua Carlos Aleluia, Nº 29 Edifício Aveiro Centrum loja 17, Aveiro 3810-077 Portugal

Restaurante O Bairro

O Restaurante O Bairro, fica localizado no centro histórico de Aveiro, ao lado da Praça do Peixe, destaca-se pela sua fusão entre uma cozinha tradicional portuguesa e contemporânea, servindo pratos saborosos e criativos.

Caraterizado pelo seu ambiente calmo e descontraído, carateriza-se por ter um menu sazonal, alterando os seus pratos conforme os alimentos específicos de cada estação, pretendendo homenagear a cidade e região de Aveiro, através do seu ambiente, decoração e fantástica paisagem.

Como entradas, pode encontrar opções como “Ovos Rotos”, “Salada de Perâ e Parmesão”, “Alheira de mirandela”, “Camarão Bulhão Pato”, “Bao do Bairro”, entre outras.

Como pratos de peixe, tem na ementa “Bacalhau Confit”, “Camarão e Lima” ou “Arroz Malandrinho de Peixe e Camarão”. Como pratos de carne, pode optar por “Leitão à Bairrada” ou “Entrecôte de Novilho”.

Para finalizar, como sobremesas pode encontrar “Natas do Céu”, “Mil Folhas” ou “Panacotta de Fava Tonka & Mel”

Horário: De quinta-feira a domingo, das 12:30h às 15:00h e das 19:30h às 23:00h
Localização: Largo da Praca do Peixe, 24, Aveiro 3800-243 Portugal

Restaurante Marisqueira Maré Cheia

O Restaurante Marisqueira Maré Cheia, é o paraíso para os amantes de mariscos, seguindo o lema “diretamente do mar para a mesa”, homenageando a tradição marítima da cidade de Aveiro.

Como pratos de peixe na ementa, pode encontrar opções como “Caldeirada de enguias”, “Espetada de Polvo”, “Robalo Escalado com Migas”, “Lulas frescas grelhadas ou fritas”, entre outras. Como pratos de carne, pode encontrar “Prego no prato” e “Naco de vitela”.

As opções de mariscos, tem à sua disposição “Lagosta à chef”, “Sapateira recheada”, “Arroz de gambas descascadas” ou “Gambas Tigre grelhadas”.

Horário: De terça-feira a sábado, das 12:00h às 14:30h e das 19:00h às 22:30h.
Domingo das 12:00h às 14:30h.
Encerrado à segunda-feira.
Localização: Rua José Rabumba, 8-12, Aveiro 3810-125 Portugal

Restaurante A Peixaria

O Restaurante A Peixaria, fica localizado na praia de São Jacinto e é o sítio ideal para quem procura saborear peixe fresco e marisco. A qualidade dos produtos é inquestionável, diretamente do mar para a mesa, os produtos são extremamente frescos e a variedade é muita, para se deliciar.

Com pratos de tacho, como o “Arroz de Marisco”, a “Feijoada de Marisco” e a “Caldeirada de Enguias”.

Na carta, pode ainda encontrar como pratos de peixe, as “Enguias Fritas”, as “Lulas Grelhadas”, o “Bacalhau à lagareiro” e a “Petinguinha Frita”.

Já como opções de pratos de carne, pode encontrar “Bife da Vazia”, “Febras Grelhadas” ou “Rojões à Lavrador”, todos uma perdição.

Para finalizar, como sobremesas, tem as “Tartes de queijo ou amêndoa”, um dos muitos doces disponíveis.

Horário: De terça-feira a domingo, das 12:00h às 15:30h e das 18:30h às 22:00h.
Encerrado à segunda-feira.
Localização: Rua Mestre Francisco Jorge Gomes Pestana, Aveiro 3800-901 Portugal

Confeitaria Peixinho

A Confeitaria Peixinho, é conhecida pelos seus doces tradicionais, especialmente os famosos Ovos Moles, considerada um verdadeiro ícone da cidade de Aveiro.

Fundada em 1856, é o epicentro da tradição e originalidade da doçaria regional aveirense e tem o privilégio e a responsabilidade de ser a casa mais antiga de Ovos Moles de Aveiro, colocando os ovos-moles no patamar da excelência, elevação e singularidade que estes merecem.

Como expressão maior da doçaria conventual portuguesa criada pelas freiras da região, numa receita com mais de cinco séculos, a qualidade e tradição são hoje asseguradas pelo saber fazer de anos de paixão e amor dedicadas a esta arte do doce manjar conventual.

Horário: Aberto todos os dias das 10:00h às 19:30h.
Localização: Rua de Coimbra, 9, Aveiro 3810-086 Portugal

Veja também os seguintes artigos:

Related Stories

spot_img

Veja aqui mais artigos

Onde beber a melhor poncha da Madeira

A Ilha da Madeira, é um paraíso tropical situado no meio do Oceano Atlântico,...

Onde ficar no Porto Santo – 6 hotéis imperdíveis

Porto Santo, é um refúgio de tranquilidade e beleza natural. Com praias de areia...

Onde comer por menos de 15€ em Lisboa –...

Conhecer a gastronomia de uma cidade é uma maneira autêntica de conhecer a sua...

15 Coisas para fazer e sítios para visitar na...

A Ilha da Madeira, é um destino único, que encanta visitantes de toda a...

12 lugares secretos que pode encontrar em Lisboa

Se procura lugares únicos e incomuns em Lisboa, que não são mencionados na maioria...

Onde comer em Faro – 6 restaurantes imperdíveis

A cidade de Faro, capital da região do Algarve, é uma das cidades mais...

Categorias populares

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui