A Ilha da Madeira, é um paraíso tropical situado no meio do Oceano Atlântico, conhecido não só pelas suas paisagens deslumbrantes e clima ameno, como também pela sua cultura gastronómica. Entre as muitas delícias culinárias desta ilha, destaca-se a poncha madeirense, uma bebida tradicional e emblemática que encanta os visitantes e locais há gerações.
A origem da poncha remonta ao século XVI, tratando-se de uma bebida alcoólica feita com aguardente de cana-de-açúcar, sumo de limão e mel, considerada uma experiência sensorial da essência madeirense.
Selecionar a melhor poncha da Madeira, é realmente difícil e raramente há consenso, por isso trazemos-lhe aqui, um guia dos 7 melhores locais para beber das melhores ponchas da Madeira. Prepare-se para explorar os bares e tabernas autênticas onde os habitantes locais se reúnem para desfrutar da melhor poncha.
Está a pensar visitar a Ilha da Madeira? Veja também o nosso guia gratuito de 15 Coisas para fazer e sítios para visitar na Madeira.
Taberna da Poncha
A Taberna da Poncha, fica situada na Serra d’Água e é atualmente um dos sítios mais frequentados por quem deseja experimentar a autêntica poncha da Ilha da Madeira. No entanto, apesar de ser um dos locais mais afamados entre os turistas, é também um local onde encontrará clientes locais habituais e de longa data.
Ao entrarmos neste espaço sentimos uma atmosfera única e autêntica. Antigamente, há cerca de 70 anos, este local era uma mercearia, que tinha uma parte dedicada à taberna, que servia bebidas alcoólicas, entre elas a poncha. Quando as mercearias começaram a cair em desuso, os proprietários decidiram apostar cada vez mais na venda da poncha, tornando espaço no que é hoje.
O espaço por si só é muito interessante, pois todos são convidados a deixar no mesmo a sua marca, estando as paredes do estabelecimento forradas com 25 anos de cartões e dedicatórias de clientes que por ali passam.
A qualidade da poncha produzida é notável. Confecionada com ingredientes frescos e tradicionais, a “Poncha à pescador” convida os clientes a sentarem-se e desfrutarem do seu sabor, enquanto petiscam amendoins, cujas cascas devem mandar para o chão, como forma de tradição.
Reza a história que as cascas de amendoim deitavam-se para o chão para o deixar seco. Assim, conforme a bebida ia caindo, as cascas ajudavam a absorver e a limpar para não escorregarem.
Venda do André
A Venda do André, fica situada na Quinta Grande, em Câmara de Lobos, e é um local onde se vende poncha há mais de 70 anos.
Entrar neste local é como realizar uma viagem ao passado, ao manter a decoração antiga, onde podemos encontrar armários de loiças antigas, notas de escudos e fotografias autografadas pelas muitas celebridades portuguesas que por ali já passaram.
Este espaço é tão conhecido que chega a vender em média entre 200 a 500 ponchas por fim-de-semana. As ponchas são feitas na hora e vem acompanhadas por tremoços e amendoins.
Venda Velha
A Venda Velha, fica localizada na zona velha da cidade do Funchal e é considerado um dos espaços mais emblemáticos para beber a verdadeira poncha madeirense.
Ali antigamente, recebiam-se recados, liam-se jornais e vendiam-se os mais variados produtos regionais. Com o desaparecimento dessas “vendas”, o local adaptou-se à atualidade, mas é possível através da sua decoração, reviver esse universo histórico.
A sua decoração antiga, remete aos tempos de outra época, composta por móveis de mercearia, suportes de candeeiros a petróleo fixados nas paredes, televisões e rádios dos anos 20/30, cadeiras e mesas da época, uma balança antiga, entre outros objetos. Este é um local que faz parte da história e tradição da Madeira.
Ali pode beber-se poncha “a metro” e a copo, sempre acompanhados dos tradicionais amendoins. É, por isso, um local ideal para usufruir da tradicional poncha, feita na hora com fruta fresca e, claro, a tradicional aguardente de cana-de-açúcar.
Mercearia do Bento
A Mercearia do Bento, fica localizada no Funchal, na Rua dos Tanoeiros 2 e é conhecida principalmente pelos habitantes locais, servindo de ponto de encontro ao fim-de-semana para os clientes habituais, pelo que costuma estar bastante cheia de gente a beber cerveja e poncha.
Não só o seu ambiente é efetivamente único, como também a sua poncha é uma delícia! Definitivamente que uma poncha saboreada num espaço tradicional como este tem logo outro sabor.
Casa de Abrigo do Poiso
A Casa de Abrigo do Poiso, é um ponto de referência na ilha, situado em plena serra Madeirense, é a paragem ideal para quem vai ou vem de visita do Pico do Areeiro.
Este é um local acolhedor e rústico, com poncha feita no momento e bem fresquinha. É também ideal para quem procura jantar ou almoçar, com pratos tradicionais madeirenses e caseiros ao seu dispor.
Assim que entramos neste espaço, a sua essência transporta-nos para uma cabana na montanha, tornando-se o cenário ideal para quem desejar fazer uma pausa para se aquecer, após descer o cimo da montanha, onde a temperatura é mais fresca.
Venda do Noé
A Venda do Noé, fica situada na Mãe de Deus no Caniço, mesmo ao lado da capela mais antiga da Madeira: a Capela da Mãe de Deus.
Tal como o nome indica, esta taberna pertencia a um senhor chamado Noé, em 1915, que na altura anotava ainda as vendas em contos de réis. Atualmente, pertence ao Senhor Celestino, que recebe quem visita o espaço sempre com um sorriso aberto.
Aqui a Poncha de Tangerina é a rainha, feita na hora com fruta fresca, deixa qualquer um deliciado.
Mercearia do Avô
A Mercearia do Avô, fica localizada no Funchal, e é também uma mercearia à moda antiga, quase museológica, pois tal como os outros locais também apresenta peças antigas de decoração.
Com cadeiras de madeira dos arraiais madeirenses, uma balança antiga e até uma máquina de fazer cachorros quentes, é um local de sonho para qualquer apreciador de antiguidades.
Aqui quem nos recebe é o Senhor Luís Ramalho, que trata qualquer um que por ali entra como um amigo de longa data. A nossa recomendação é a Poncha de Limão, que faz jus à fama deste espaço.