Uma das protagonistas da Serra da Estrela é a Rota das Faias. Todas as estações são boas para percorrer este trilho, mas no outono, sobretudo em novembro, o bosque verde exuberante do verão passa a dar lugar aos tons de amarelo, laranja e vermelho, transformando a paisagem numa autêntica paleta de cores e fazendo o local parecer saído de um conto de fadas.
Está a planear visitar a Serra da Estrela? Aproveite e conheça os melhores hotéis para ficar hospedado neste paraíso natural.
Localizada no coração da Serra da Estrela, mais precisamente na vila de Manteiga, a Rota das Faias, é muito mais do que um trilho pedestre.
Esta é considerada uma experiência sensitiva devido à mistura única de aromas do local, entre as folhas secas e o cheiro da terra húmida, às cores vibrantes do pôr-do-sol que pintam o horizonte, transformando-se num espetáculo de cores e sombras e à sua vida selvagem, onde podemos encontrar esquilos a saltitar de galho em galho e aves migratórias que atravessam o céu.
Considerada uma obra prima da natureza, esta é a encosta que localiza a maior marcha de faias da Península Ibérica, plantadas pelos serviços florestais no início do século XX.
O que saber antes de visitar a Rota das Faias?
Há algumas informações importantes que deve saber antes de visitar a Rota das Faias e que podem tornar a sua experiência mais agradável e segura:
Preparação Física: Esta trilha é classificada como de dificuldade média, podendo apresentar alguns desafios, como subidas íngremes e descidas acentuadas, sendo importante que garante que está preparado para percorrer entre 5,4 a 6,5 quilómetros nestas condições.
Equipamento Adequado: Certifique-se de que utiliza botas de caminhada resistentes, roupas apropriadas para o clima, uma mochila confortável e possui uma garrafa de água de forma a se manter hidratado.
Condições Climáticas: No Outono, as condições climáticas ainda são bastante agradáveis durante o dia, mas quando anoitece prepare-se para uma mudança repentina de temperatura. Assim sendo, assegure-se que chega atempadamente ao local, de forma a concluir o mesmo antes de anoitecer. Caso esteja nevoeiro ou a chover não aconselhamos a fazer o percurso por questões de segurança.
Respeite a Natureza: Recolha os seus resíduos e evite interferir com a flora e fauna locais. Não colhe vegetação e não enxote nem capture animais.
Passeio Pedestre pelos Caminhos da Serra da Estrela Esta aventura leva-o até à montanha mais alta de Portugal continental, a Serra da Estrela. O percurso começa no Vale do Mondego, e terá uma distância de cerca de 13 km, por caminhos de xisto e granito. |
Hk2 – 2 dias Caminhadas & Ebike no Parque Natural da Serra da Estrela Explore a montanha mais alta de Portugal! No primeiro dia, irá conhecer a zona através de uma incrível caminhada pela natureza, no segundo dia utilizará uma super E-bike para se deslocar. |
Qual é a melhor altura para visitar a Rota das Faias?
A escolha do momento ideal para visitar a Rota das Faias na Serra da Estrela dependerá dos seus interesses e preferências. No entanto, considerando a beleza única do outono nesta região, para nós esta é a altura do ano ideal para visitar o local. Nós visitámos o local no final de Novembro e já haviam muitas árvores despidas, mas continuou a ser deslumbrante.
Portanto, caso optem por visitar o local no Outono, poderão encontrar uma paleta de cores vibrantes, que transforma a paisagem em tons de vermelho, laranja e dourado. Nesta altura as temperaturas geralmente são amenas durante o dia, proporcionando condições ideais para caminhadas.
A altura da Primavera, é também uma excelente época para visitar o local, com a natureza a florescer após o inverno. As faias começam a brotar, e as flores selvagens adicionam uma explosão de cor à paisagem. As temperaturas são geralmente moderadas, embora haja variações, no entanto as chuvas podem ser frequentes.
No Verão, os dias tornam-se mais longos e ensolarados sendo ideal para explorar a região, no entanto, as faias podem não exibir as cores vibrantes características do outono. A temperatura pode ser também mais alta, sendo importante estar preparado para o calor.
Já no Inverno, embora o cenário com neve seja também considerado um cenário de conto de fadas, a Rota das Faias será menos acessível devido às condições climáticas e o caminho poderá ficar coberto de neve exigindo equipamento específico. No entanto, se for um apreciador da serenidade e beleza da natureza no inverno, esta pode ser uma opção, desde que esteja preparado para as condições frias e adversas.
Características do percurso das Faias
O percurso das Faias encontra-se bem sinalizado e é muito intuitivo, bastando seguir a estrada existente. Estas são algumas das suas características:
Tipo | Circular |
Dificuldade | Média |
Distância | 5,4 km | 6,5 km (com derivações) |
Início do Percurso | Cruz das Jugadas (coordenadas: 40°25’26.4″N 7°30’59.0″W) |
Na estrada nacional 232 (EN232), em direção Manteigas-Gouveia podemos encontrar a placa “PR13 – Rota das Faias”, de onde se avista todo o Vale Glaciar do Zêzere.
No interior da floresta das faias o percurso é em ziguezague, com os majestosos “pinheiros do Oregon” a fazerem-nos sombra. Ao continuarmos sempre em frente chegamos até à Capela de São Lourenço, guardiã da montanha e local de histórias e lendas que fazem parte da vida dos locais.
Reedificada no século XVII, conta a tradição que um dia a imagem de São Lourenço desapareceu da Capela e foi encontrada no local onde hoje é venerado.
Para além disso, a lenda conta também que na noite de núpcias os noivos de Manteigas, se dirigiam até à Capela de São Lourenço, onde eram acolhidos pelo seu eremita, que acendia uma fogueira de forma a avisar a vila de que os mesmos tinham chegado e estavam bem.
Onde ficar perto da Rota das Faias
Casa Raposa Lodges Situada em Manteigas, a 21 km do Parque Natural da Serra da Estrela e a 1,2 km das Termas de Manteigas, a Casa Raposa Lodges oferece acomodações com jardim, terraço e casa de banho privativa. | |
Alojamento Santa Clara Situado em Manteigas, a 20 km do Parque Natural da Serra da Estrela e a 1,8 km das Termas de Manteigas. A propriedade dispõe de terraço, estacionamento privativo de cortesia e estação de carregamento de veículos elétricos. |