Onde comer em Elvas – 5 restaurantes imperdíveis

Explorar a gastronomia alentejana de Elvas é uma imersão na tradição, nos sabores autênticos e na hospitalidade local. Com uma herança cultural profundamente enraizada, esta cidade histórica oferece aos visitantes uma experiência gastronómica única, onde os pratos tradicionais se misturam com influências contemporâneas.

Neste guia, apresentaremos 5 restaurantes imperdíveis em Elvas, cada um representando o melhor da culinária da região. Aqui encontrará desde iguarias locais até às criações inovadoras, que tornam Elvas um destino culinário verdadeiramente cativante.

Está a planear visitar Elvas? Aproveite para ver o nosso guia gratuito de Elvas, com várias informações e dicas sobre a cidade.


Restaurante Adega Regional

O Restaurante Adega Regional, fica localizado no centro histórico de Elvas e é considerado um dos melhores restaurantes da cidade. Retratando uma adega típica alentejana, envolve-nos até ao passado, recriando um cenário confortável e acolhedor, debaixo dos tetos abobadados do século XVII.

Na cozinha recriam-se os sabores do Alentejo, mantendo os pratos os sabores e a autenticidade da região. Numa tentativa de dar a conhecer a região vitivinícola do Alentejo, o Restaurante Adega Regional, centra-se numa carta de vinhos alentejanos e a doçaria tradicional não fica esquecida, ao encontrar-se na mesma o famoso cericaia com ameixas de Elvas.

Horário: Quarta-feira a Domingo: das 12:00h às 15:00h e das 19:00h às 22:00h;
Segunda-feira: das 12:00h às 15:00h;
Encerrado às terças-feiras.
Morada: Rua João de Casqueiro Nº22 B, Elvas 7350-193 Portugal

Restaurante Acontece

O Restaurante Acontece, fica localizado a 500 metros do centro histórico de Elvas, perto de um parque de estacionamento gratuito. Este é considerado um dos melhores restaurantes de Elvas. Com uma decoração caracterizada por elementos incomuns, que criam uma atmosfera única e intrigante, onde o ambiente é preenchido com cores vibrantes e padrões ousados.

O Restaurante Acontece, confeciona pratos gourmet, mas sem exagero, sendo a quantidade de comida q.b.. Oferece um menu bastante variado, havendo muitas opções para todos os paladares. O mesmo prima pela diferenciação oferecendo novos pratos, do que aqueles que se encontrariam num restaurante típico.

A equipa é extremamente dedicada e prima pela simpatia, prestando um serviço rápido de excelência. Aconselhamos ainda a fazer uma reserva com antecedência, principalmente aos fins-de-semana.

Horário: Terça-feira a Sábado: das 12:00h às 15:30h e das 19:00h às 23:00h;
Domingo: das 12:00h às 15:30h;
Encerrado à segunda-feira.
Morada: Avenida Garcia da Orta, 8, Elvas 7350-144 Portugal

Restaurante El Cristo

O Restaurante El Cristo, fica situado a 2 quilómetros do centro histórico de Elvas e conta com um espaço amplo, projectado para acomodar confortavelmente um grande número de clientes. Com inúmeras janelas que permitem que a luz natural se espalhe abundantemente por todo o local e proporcionam uma sensação de conexão com o exterior. Este é um espaço agradável que conta ainda com um parque de estacionamento gratuito.

O mesmo, é reconhecido há mais de 40 anos, pela sua excelência e qualidade do peixe e marisco servidos, que são selecionados com os maiores critérios de qualidade, de forma a oferecer ao cliente a frescura e o sabor nos pratos confeccionados. A ementa é variada, apostando em pratos com sabores naturais vindos directamente do mar.

Horário: Todos os dias das 12:00h às 17:00h e das 19:00h às 22:30h
Morada: R. Dr. António Tello Barradas 49 Parque da Piedade, Elvas 7350-112 Portugal

Taberna do Adro

A Taberna do Adro, fica situada a 15 quilómetros do centro histórico de Elvas, na Vila Fernando, ao lado da igreja. A sua decoração é tipicamente alentejana, com um charme rústico e aconchegante, reflectindo as tradições e o estilo de vida da região. Ao entrar, é possível ver-se de imediato as paredes cobertas por cerâmicas tradicionais pintadas à mão.

Conhecida pela comida alentejana, a Taberna do Adro, oferece pratos ricos em sabor e com ingredientes frescos, que reflectem a rica herança culinária da região do Alentejo. O menu não é muito grande, mas oferece tudo aquilo que o Alentejo de melhor tem.

Optámos por escolher como entradas a tiborna alentajana, uma iguaria típica que consiste numa fatia de pão caseiro tostada regada com azeite e a farinheira frita, uma iguaria deliciosa que ao ser retirada da frigideira, apresenta uma casca crocante e dourada, enquanto o interior permanece macio e suculento.

Para refeição principal pedimos dois pratos: galinha frita, que consiste em pedaços de galinha desfiada que vão a fritar e adquirem uma casca crocante e dourada, enquanto a carne interna mantém sua humidade e suculência e carne do alguidar, que consiste em pedaços de carne de porco marinada, que é posteriormente levada ao forno, onde é assada lentamente em baixa temperatura por várias horas. Durante o processo de cozimento, a carne absorve os sucos e os temperos, ficando macia e suculenta.

Para acompanhar pedimos as migas de batata, tomate e couve-flor. As migas alentejanas são feitas a partir de pão caseiro, alho, azeite de oliva, sal e água. O pão utilizado tradicionalmente é o pão alentejano, um pão de massa densa e consistente, com casca crocante e miolo macio.

Ao ser um espaço pequeno, aconselhamos a reservar previamente para garantir lugar.

Horário: Quinta-feira a Terça-feira: das 12:30h às 15:00h e das 19:30h às 22:00h
Encerrado à quarta-feira.
Morada: Largo João Dias de Deus,1 Vila Fernando, Elvas 7350-200 Portugal

O Lagar

O Restaurante O Lagar, fica localizado no centro histórico de Elvas e é considerado um dos melhores restaurantes de Elvas. Com uma ementa bastante abrangente, procura satisfazer tanto os amantes de peixe e frutos do mar, como quem prefere uma boa carne à moda do Alentejo.

O tamanho das tapas, é bastante generoso, destacando-se os pratos de Migas e Bacalhau à Lagar. Depois de comer, pode ainda usufruir de uma bebida, no bar, caso o tempo assim o permita o restaurante oferece ainda a opção de se sentar ao ar livre e aproveitar a cidade.

As suas instalações são acessíveis também para clientes com mobilidade reduzida.

Horário: Sexta-feira a Quarta-feira: das 12:00h às 14:30h e das 19:30h às 23:00h
Encerrado à quinta-feira.
Morada: Rua nova de vodoria, Elvas Portugal

Veja também os seguintes artigos:

Related Stories

spot_img

Veja aqui mais artigos

Onde beber a melhor poncha da Madeira

A Ilha da Madeira, é um paraíso tropical situado no meio do Oceano Atlântico,...

Onde ficar no Porto Santo – 6 hotéis imperdíveis

Porto Santo, é um refúgio de tranquilidade e beleza natural. Com praias de areia...

Onde comer por menos de 15€ em Lisboa –...

Conhecer a gastronomia de uma cidade é uma maneira autêntica de conhecer a sua...

15 Coisas para fazer e sítios para visitar na...

A Ilha da Madeira, é um destino único, que encanta visitantes de toda a...

Onde comer em Aveiro – 7 restaurantes imperdíveis

A cidade de Aveiro, é conhecida como a “Veneza de Portugal” e é tão...

12 lugares secretos que pode encontrar em Lisboa

Se procura lugares únicos e incomuns em Lisboa, que não são mencionados na maioria...

Categorias populares

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui